O Sinistro Fest – Festival Internacional de Cinema Fantástico do Ceará começa hoje. Ao todo, foram 803 obras inscritas, 549 nacionais e 256 internacionais. A curadoria dos longas e curtas-metragens foi realizada por Beatriz Saldanha (@beatrizsaldanha), Carlos Primati (@carlosprimati) e Yasmine Evaristo (@yasminecomy), que chegaram a uma lista final com 60 produções.
O evento totalmente gratuito e presencial acontece entre os dias 09 e 13 de agosto no Cineteatro São Luiz (monumento da cultura nacional), localizado na região central de Fortaleza, Ceará. O festival pretende ser um ponto de encontro de diretores, produtores, atores e atrizes, técnicos, distribuidores e amantes do gênero fantástico em geral. Durante seus cinco dias, o Sinistro exibirá filmes do universo fantástico, que vão da fantasia, suspense e ficção científica ao terror.
As obras A Praga e A Última Praga de Mojica, do lendário Zé do Caixão, fazem a abertura do evento. |
Serão quatro mostras competitivas que irão premiar o Melhor Longa-Metragem; Melhor Curta-Metragem Internacional; Melhor Curta-Metragem Brasileiro; Melhor Filme Norte/Nordeste; Melhor Roteiro e Melhor Direção com o troféu QUIBUNGO criado pelo artista plástico e escultor cearense Alex Oliver (@alexoliverart).
O júri oficial será composto pela escritora mexicana Sandra Becerril (@escritora_serial), o crítico de cinema cearense Diego Benevides (@diegobenevides), o produtor de cinema argentino Hernan Moyano (@hernanarielmoyano), o cineasta chileno Jorge Olguín (@jorgeolguin) e a crítica de cinema cearense Raiane Ferreira (@rai.aneferreira).
Na programação, estão os longas A Macabra Biblioteca do Sr. Luchetti, do cineasta Paulo Biscaia Filho; o chileno Cinema Psycho; Follow Her, da americana Sylvia Caminer; e The Abandon, também dos Estados Unidos.
As obras A Praga e a Última Praga de Mojica fazem a abertura do evento. A Última Praga de Mojica é um curta-metragem que relata o processo de resgate e finalização de A Praga, dirigido por José Mojica Marins, o Zé do Caixão. Produzido originalmente em 1980, o filme não chegou a ser concluído e era dado como perdido. A Praga será exibido logo após o curta e chega agora aos festivais de cinema fazendo a sua estreia no nordeste no Sinistro Fest.
Para mais informações, inclusive os horários e datas de exibição de todos os filmes, acesse www.sinistrofest.com ou o Instagram do festival em @sinistrofest.
Confira o trailer do festival:
Nenhum comentário:
Postar um comentário