Desde a última semana, quando os 10 episódios da primeira temporada de “Sandman” estreou no catálogo da Netflix, a série original tem estado em alta na plataforma de streaming e nas discussões das redes sociais.
Baseada em dois volumes da franquia publicada por Neil Gaiman, o primeiro ano do título mistura fantasia épica, suspense e drama em uma adaptação de proporções monumentais e reviravoltas de tirar o fôlego.
Envolto a diversas crenças e mitologias, tanto a série quanto os livros que a originou utilizam de diversas referências presentes no folclore e nas tradições de vários países. Entre elas, uma das que mais se destaca é a Lenda de Sandman, que empresta seu nome ao título a medida que também se relaciona aos poderes e à personalidade de Morpheu. Conheça melhor o mito:
Ao se tratar da série da Netflix, o personagem conhecido por alguns como “Sandman” tem uma origem e uma personalidade bastante sombria, mas sua origem folclórica não é tão obscura quanto parece. No folclore de alguns países da Europa, ele é tido como uma entidade mítica responsável por assoprar areia nos olhos das crianças, o que faz com que elas durmam e tenham bons sonhos.
A primeira vez que a lenda foi reconhecida por este nome foi em 1816, quando o escritor E. T. A. Hoffmann publicou uma fábula sobre o personagem. A princípio, sua origem era de fato mais sombria por se apresentar como uma entidade que roubava os olhos das crianças para alimentar a Lua, enquanto elas dormiam. Posteriormente, o mito passou a ganhar contornos mais amigáveis.
Outro nome pelo qual o personagem também é conhecido na Europa é Ole-Luk-Oie, que é bastante simpático com crianças. Enquanto elas dormem, ele assopra uma areia fina sobre seus olhos que garante que eles continuem sonhando. Depois disso, ele abre um guarda-chuva repleto de fotografias em cima da cama das boas crianças – o que garante que elas tenham bons sonhos – e um sem imagens sobre a cama das crianças travessas, o que faz com que elas durmam sem sonhos.
Apesar de já conhecidas há décadas pela Europa, as adaptações mais recentes da lenda do Sandman fizeram com que o personagem se tornasse cada vez mais famoso. É possível citar, por exemplo, seu papel no filme de animação “A Origem dos Guardiões“, onde a entidade também ganha um ar mais amigável e um papel bastante parecido com o do Ole-Luk-Oie.
Ao se tratar da série e dos livros que a inspiraram, Gaiman utiliza certo sincretismo mitológico ao misturar as lendas de Sandman, entidade do folclore europeu, com a do deus grego Morpheus, responsável pelo sono das pessoas no contexto da mitologia grega. Ao misturar todas as essas referências, ele consegue apresentar um personagem mais complexo e multifacetado – cujas origens remetem à diversos mitos e lendas que inspiraram a humanidade em diversos países pelo mundo.
Confira o trailer de Sandman:
Nenhum comentário:
Postar um comentário