Conheça esses bizarros cogumelos em formato de dedos de zumbi e orelhas

terça-feira, 14 de julho de 2020

Conheça esses bizarros cogumelos em formato de dedos de zumbi e orelhas


Existe um grupo no Facebook chamado Mushroomcore, com cerca de 30 mil membros, cujo objetivo é compartilhar fotos e histórias de cogumelos. Apesar de serem estudantes do assunto, até mesmo eles às vezes se surpreendem com algumas formas meio sinistras, como é o caso dos chamados Dedos do Homem Morto (Xylaria polymorpha).

Em junho passado, Regan Daniels da Carolina do Norte nos Estados Unidos, postou algumas fotos no grupo que mais pareciam parte de um relatório do IML. Ela escreveu: “Vi o fungo dos dedos (ou dedos dos pés neste caso) do morto, que eu literalmente pensei que fosse uma decoração de Halloween!”.

Apesar do susto, as fotos viralizaram imediatamente, e algumas pessoas pensaram que eram falsas. Mas Daniels explicou como conseguiu a foto: "Encontrei o cogumelo no oeste da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, em um parque que frequento", afirmou ela ao site Bored Panda.


Histórias dos Dedos do Homem Morto

O cogumelo descoberto por Daniels começou a crescer debaixo de um tronco cercado por outros parecidos. Talvez a sua própria conservação no local tenha se dado pela aparência assustadora. Qualquer pessoa que prestasse atenção, de repente chamasse a polícia ou fugisse rapidamente do local.

Os Dedos do Homem Morto aparecem anualmente na base de tocos de madeira de faia (muito usada na indústria moveleira), ou em certas raízes. Geralmente, o cogumelo emerge em tufos de três a seis "dedos" que se dobram como se fossem as juntas artríticas de um cadáver em decomposição.

Chamados de "estromas", essas massas de filamentos formam o corpo de um cogumelo com estruturas brancas semelhantes a dedos com um revestimento preto. A princípio são chamados de "cogumelos em frascos" que, pela sua cor escura, são ignorados nas sombras das florestas.

Dedos do Homem Morto são uma espécie de frutificações de fungos muito comuns na Grã-Bretanha, na Irlanda, em grande parte da Europa continental e em algumas regiões da América do Norte.

Esse tipo de cogumelo não é considerado comestível. Mas é bem provável que, se adotado pela gastronomia atual, não fizesse tanto sucesso quanto as nossas queridas e tradicionais Dedos de Moça.


Orelha de Judas

Cogumelos, orelhas de pau e orelha de Judas são fungos representantes do filo Basidiomycota (basidiomicetos). O micélio desses organismos é constituído de hifas septadas, normalmente subterrâneas. Durante processo reprodutivo, desenvolvem-se no meio externo estruturas reprodutivas, os basidiomas. Nos cogumelos, os basidiomas possuem forma de chapéu. Nas orelhas de pau e orelha de Judas, forma de orelha, sendo a primeira com textura rígida e a segunda com textura gelatinosa.

Os basidiomicetos conhecidos vulgarmente como orelhas de pau e orelhas de Judas cumprem um importante papel na ciclagem de nutrientes, pois crescem e se desenvolvem nos troncos das árvores mortas e, através do seu modo alimentar, aceleram sua decomposição, enriquecendo o solo com nutrientes que são disponibilizados para as espécies vegetais existentes na floresta.

Na imagem, temos basidiomas de orelha de Judas (Auricularia auricula-judae). Este fungo é encontrado em troncos de árvores em decomposição em florestas temperadas, sub-tropicais e tropicais, especialmente no outono.

Nenhum comentário: