Em meados de 2018, uma lenda urbana japonesa acabou viralizando na internet em todo o mundo. Trata-se da "Momo", um espírito em formato de ave com o qual se podia entrar em contato por meio do aplicativo WhatsApp. A figura virtual, de aparência macabra, foi baseada numa escultura chamada Ubume, criada pelo artista japonês especialista em efeitos especiais: Keisuke Aisawa, para uma exposição que tinha como temática os fantasmas do folclore japonês, esse fantasma em específico que ficou conhecido como Momo é a lenda de uma mulher que morreu durante o parto e retorna em forma de ave para assombrar os vivos, conhecida como Mother Bird (Mãe Pássaro). De acordo com relatos que circularam pelas redes sociais à época, a Momo seria capaz de hipnotizar as pessoas por meio da troca de mensagens no famoso app, levando os usuários até mesmo a cometer suicídio.
No fim das contas, descobriu-se que o suposto fantasma do WhatsApp nada mais era que uma brincadeira realizada por usuários localizados nos Estados Unidos, México e Japão. Inclusive, especialistas em segurança digital chegaram a alertar que a "brincadeira" da Momo seria uma tentativa de golpe por meio do aplicativo, com a intenção de obter ilegalmente dados pessoais de quem entrava em contato com o suposto "espírito".
A lenda da Momo girou em torno dessa escultura de uma exposição em Tóquio sobre fantasmas do folclore japonês. |
Agora, outra lenda começou a fazer sucesso nas redes sociais. Desta vez, a figura macabra é masculina e recebeu o nome de Ayuwoki. Assim como a Momo, o suposto espírito é baseado num boneco, neste caso, num robô bizarro do cantor Michael Jackson, chamado My Ghoul Jackson – que apareceu pela primeira vez em 2009, no YouTube, por meio de um vídeo publicado pelo usuário identificado como Thomasrengstorff.
De acordo com a edição chilena do jornal Metro, a nova lenda dá conta de que o suposto fantasma surge sempre às 3h da madrugada, normalmente na sala da casa, para assustar quem ainda não está dormindo. Para causar ainda mais espanto nas pessoas, o Ayuwoki, supostamente, reproduz o famoso grito "hee hee" que era uma das marcas registradas de Michael Jackson.
Ainda segundo o periódico, a história chegou até a virar caso de polícia no México. O departamento de crimes virtuais do estado de Baixa Califórnia do Sul emitiu um alerta nas redes sociais para que os pais de crianças e adolescentes fiquem atentos ao comportamento dos filhos, verificando se eles estão buscando informações sobre o suposto fantasma na web, uma vez que a brincadeira pode ser usada por golpistas virtuais.
Para quem não sabe, o nome Ayuwoki do suposto fantasma seria baseado no erro de interpretação do refrão da célebre música Smooth Criminal, do "Rei do Pop", que diz em inglês "Annie, are you okay?" (Você está bem, Annie?, em tradução livre).
Confira abaixo o bizarro display do Michael Jackson que deu origem a nova lenda da internet:
Confira abaixo o bizarro display do Michael Jackson que deu origem a nova lenda da internet:
Esse é o som que estaria assombrando a garotada de madrugada:
3 comentários:
Isso apareceu na esquina daqui de casa
Estou com medo
Suca
Malo
Postar um comentário