Edição 2015 terá a celebração do amor como tema |
Esta sexta-feira 13 é a primeira de três que este ano de 2015 terá. Montalegre em Portugal vai estar em festa desde a sexta-feira 13, que nesta edição celebra "o amor", até o dia de Carnaval, esperando milhares de visitantes e um volume de negócios de cerca de um milhão de euros.
Haverá espetáculo de teatro, a habitual queimada do padre António Fontes e ainda o sempre imprevisível desfile de bruxas e diabos. O presidente da Câmara de Montalegre, Orlando Alves, falou em conferência de imprensa que, com um investimento a rondar os 100 mil euros, espera receber mais de 60 mil turistas.
"Este dia é de festa aqui na região. Já se tornou uma tradição desde 2002. A Noite das Bruxas, sendo uma ocasião única, este ano acontece por três vezes; teremos então mais oportunidades para valorizar Montalegre", afirmou.
O espéculo no castelo terá como tema "A Paixão de Valentim" e será protagonizado pelo Grupo Wee.
A festa na "Capital do Misticismo" arranca ao início da tarde de sexta-feira com a feira dos Sabores e animação de rua.
A organização deste evento já está pronta para o espetáculo teatral que contará com vários efeitos especiais, luz e música alusiva à noite em questão. "Vamos ter Anjos da Morte, Guerreiros de Lúcifer, o Arcanjo Miguel e ainda a bruxa iluminada, a Aurora. Para além das habituais Bruxas, diabinhos bem como duendes e outras figuras vão perambular por todas as ruas desta vila de Trás-os-Montes, assustando as pessoas", disse Orlando Alves.
Apesar destes efeitos todos, a figura "rainha" desta festa vai ser uma vez mais, e como já vem sendo habitual nestas festas de Montalegre, o conhecido Dom Bruxo - ou, como preferirem, o padre António Fontes, que vai estar presente para fazer as delícias de quem visita esta Vila nesta altura tão especial do calendário.
Este padre terá a "difícil" tarefa de preparar a bem conhecida queimada, que dá um colorido especial a este dia. Há ainda a ter em conta o licor formado a partir de uma aguardente juntamente com limão, maçã e uma "pitada" de açúcar. Há ainda o acompanhamento de uma ladainha, simbolizando a invocação que os bruxos faziam a tudo o que mau existe neste mundo. A festa termina com um espetáculo piromusical a céu aberto.
Todavia, a festa não fica por aqui até porque a animação continua, até o sol raiar, com muita bebida e música nos vários bares e discotecas da zona. Recorde-se que a Câmara Municipal de Montalegre realiza e organiza esta Noite das Bruxas há cerca de 13 anos. Teve o seu início em 2002, e acontece sempre que há uma sexta-feira 13, um acontecimento que já faz parte do calendário da região e da cultura portuguesa.
Confira um vídeo da edição do ano passado:
Vídeo Promocional:
Nenhum comentário:
Postar um comentário