Castelo da Cinderela, da Disney, passou de cenário de sonhos para cenário de pesadelos |
Uma máquina de pesadelos está utilizando inteligência artificial para criar cenas assustadoras para o Dia das Bruxas, no dia 31 deste mês. Desenvolvido por uma equipe do Massachussets Institute of Technology (MIT), o algoritmo da “Nightmare Machine” transforma pontos turísticos mundialmente famosos, cenas cotidianas e até mesmo pessoas em cenas dignas de filmes de terror.
De acordo com o site do projeto, o grupo usou algoritmos de aprendizagem profunda (deep learning) para compreender o que seria, por exemplo, uma cidade com aspecto tóxico ou uma casa com ar de mal-assombrada.
Dessa maneira, o sistema consegue gerar novas figuras, cada uma dentro de um estilo predeterminado.
“Há séculos, em todas as geografias, religiões e culturas as pessoas tentam encontrar maneiras inovadoras de assustarem umas as outras. (...) Este desafio é especialmente importante em um momento onde nós queremos saber quais são os limites da inteligência artificial: será que as máquinas podem aprender a nos assustar?”, diz o portal.
A Nightmare Machine disponibiliza as imagens geradas em uma conta no Instagram, onde é possível encontrar de fotos da candidata à presidência dos Estados Unidos Hillary Clinton a imagens do Rio de Janeiro em uma versão pós-apocalíptica.
No site do projeto também é possível votar nas imagens mais assustadoras, processo que auxilia o algoritmo a identificar o padrão e reproduzi-lo de maneira mais acertada.
Seleção de rostos considerados assustadores pela "máquina dos pesadelos". |
Confira algumas das imagens transformadas pela "máquina de pesadelos":
Fonte: Gazeta do Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário