Macabro, terror nacional é premiado em festival nos EUA

terça-feira, 16 de junho de 2020

Macabro, terror nacional é premiado em festival nos EUA


Macabro (2019), novo longa-metragem dirigido por Marcos Prado, que venceu o prêmio de Melhor Filme pelo Júri Popular no Brooklyn Film Festival. Por conta dos protocolos de distanciamento social impostos pela pandemia do COVID-19, o evento aconteceu neste ano de maneira totalmente online, entre os dias 29 de maio e 07 de junho. Lembrando que antes do certame norte-americano, o longa já havia sido exibido em 2019 na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo (onde fez sua estreia brasileira), no Festival do Rio e no Festival de Austin, no Texas, ocasião em que debutou em terras internacionais. 

Macabro é baseado num dos episódios mais chocantes da relativamente recente crônica policial fluminense, conhecido como Irmãos Necrófilos. Ibraihim e Henrique de Oliveira foram acusados nos anos 90 de assassinar oito mulheres, um homem e uma criança, na Serra dos Órgãos, em Nova Friburgo, região serrana do Rio de Janeiro.

Racismo, violência policial e feminicídio são abordados nessa reconstituição ficcional dos eventos, filmada numa localidade bastante próxima de onde aconteceram os crimes hediondos. Marcos Prado, além de esquadrinhar o caso do ponto de vista criminal, observa o ambiente no qual os então meninos negros foram criados, constantemente violentados em casa e depois largados à própria sorte numa floresta antes de adentrar no mundo do crime.

O elenco de Macabro conta com Renato Góes, Amanda Grimaldi, Guilherme Ferraz, Diego Francisco, Eduardo Tomaz, Juliana Schalch, Flávio Bauraqui, Paulo Reis, João Pydd, Claudia Assunção, Osvaldo Mil e Thelmo Fernandes. 

A lista completa com os vencedores do Brooklyn Film Festival 2020 você confere aqui.


Confira o teaser da produção:

Nenhum comentário: