Dia Mundial do Disco Voador, 10 filmes para celebrar a data

quarta-feira, 24 de junho de 2020

Dia Mundial do Disco Voador, 10 filmes para celebrar a data


Você sabia que o dia 24 de junho é conhecido como o Dia Mundial do Disco Voador? Pois é, a data é celebrada em “homenagem” a um dos mais conhecidos mitos sobre a presença de vida extraterrestre por aqui e, é claro, sobre o veículo utilizado pelos alienígenas para chegarem à Terra.

Não importa se você acredita ou não em temas como ovnis (sigla para “objetos voadores não identificados”), abdução e por aí vai, mas uma coisa é fato: o cinema está repleto de ótimas representações da vinda de alienígenas para o nosso mundo. 

Confira os 10 filmes imperdíveis que selecionamos:

10)- Riqueza Tóxica




O filme, escrito e dirigido por Zeek Earl e Chris Caldwell, mostra uma adolescente e seu pai viajando para uma lua alienígena com um contrato para extrair gemas na floresta venenosa da lua. Mas há outros que percorrem o deserto em busca das gemas e o trabalho rapidamente se transforma em uma luta pela sobrevivência. Forçada a lutar não apenas com os outros habitantes implacáveis ​​da floresta, mas também com o julgamento de seu próprio pai, a garota descobre que ela deve esculpir seu próprio caminho para escapar.

Esse faroeste espacial é uma das joias escondidas na Netflix, vale a pena conferir essa trama sobre ganância, solidão e o verdadeiro significado da palavra família. Será que somos todos alienígenas?



9)- Distrito 9


Trinta anos atrás, alienígenas chegam à Terra em busca de refúgio, pois seu planeta estava morrendo. Eles passam a viver separados dos humanos em uma área chamada Distrito 9, na África do Sul, e comandados pela multinacional United, que não se importa com o bem-estar dos alienígenas, mas que está disposta a tudo para dominar a tecnologia que eles possuem. Quando um agente em campo contrai um vírus que altera o seu DNA, o Distrito 9 passa a ser o único lugar em que ele pode se esconder.

Usando a linguagem dos documentários, esse filme de um diretor estreante da África do Sul, impressionou na tentativa de te convencer que os aliens são reais e ao aproveitar a trama para trazer uma metáfora sobre o drama enfrentado pelos imigrantes.



8)- Alien: O Oitavo Passageiro




Uma nave espacial, ao retornar para Terra, recebe estranhos sinais vindos de um asteroide. Enquanto a equipe investiga o local, um dos tripulantes é atacado por um misterioso ser. O que parecia ser um ataque isolado se transforma em um terror constante, pois o tripulante atacado levou para dentro da nave o embrião de um alienígena, que não para de crescer e tem como meta matar toda a tripulação.

O alienígena sem nome, que pouco vemos durante o filme, manteve muita gente acordada à noite por várias gerações e iniciou não somente uma franquia de um dos mais famosos personagens do universo do terror, como também iniciou de verdade a carreira de seu diretor, Ridley Scott, que antes só tinha feito um filme.


7)- Sob a Pele



Uma bela mulher de cabelos negros e lábios vermelhos seduz os homens solitários que encontra em seu caminho. Ninguém imagina que sob sua pele se esconde uma perigosa alienígena que pode acabar com vidas para cumprir os desejos da sua espécie.

O filme mais intimista e artístico da lista, flertando com a obra de Kubrick e tendo uma performance impressionante de Scarlett Johansson, que mostra todo o seu potencial como atriz em uma história sobre humanidade.



6)- Sinais




No condado de Bucks, Pensilvânia, vive o viúvo Graham Hess e seus dois filhos, Morgan e Bo. Ele costumava ser o pastor da região, mas se recusa a ser chamado assim desde que sua mulher, Colleen, morreu atropelada por Ray Reddy, um de seus vizinhos. Os Hess ficam intrigados com o aparecimento de misteriosos círculos em sua plantação sem que haja o menor vestígio de quem os fez ou por qual motivo teriam sido feitos.

Considerado O Sexto Sentido dos filmes de alienígenas, M.Night Shyamalan abusa do suspense para contar uma história duradoura sobre o desconhecido e tem até um alienígena chegando no Brasil, indo visitar a cidade de Passo Fundo - RS.



5)- A Chegada



Naves alienígenas chegaram às principais cidades do mundo. Com a intenção de se comunicar com a humanidade, uma linguista e um militar são chamados para decifrar as estranhas mensagens dos visitantes.

O filme usa a temática alienígena para falar do poder da comunicação e seu poder transformador e como ela molda tudo aquilo que conhecemos ou achamos conhecer.



4)- E.T - O Extraterrestre



O garoto Elliott faz amizade com um pequeno alienígena inofensivo que está bem longe do seu planeta. Ele decide manter a adorável criatura em segredo e em casa após apresentá-la aos irmãos.

E.T. marcou época ao se tornar o primeiro filme a ultrapassar a marca dos US$ 700 milhões em arrecadação com bilheteria. O filme transformou uma história que tinha tudo pra ser assustadora em algo bastante fofo e virou um ícone da cultura pop.


3)- Contatos Imediatos do Terceiro Grau


Um grupo de pessoas tenta entrar em contato com uma inteligência alienígena. Roy Neary não apenas viu um objeto voador não identificado: ele tem uma marca de queimadura para provar. Roy se recusa a aceitar uma explicação para o que viu e está disposto a dar a sua vida para descobrir a verdade sobre OVNIs. 

O clássico que estabeleceu o "status quo" dos filmes de invasão, lá em 1977. Dirigido por Steven Spielberg após o sucesso de "Tubarão", ainda hoje surpreende pela qualidade técnica de seus efeitos. Nesse filme os aliens são sagrados.


2)- Aniquilação


O marido de Lena desaparece enquanto explorava uma misteriosa zona em quarentena pelo governo. Ela resolve se juntar à equipe encarregada de entrar na mesma área.

Com toda certeza esse filme da Netflix é o filme mais maluco e alucinógeno da nossa lista, com forte influência de H.P. Lovecraft. Não o encare em busca de respostas, mas sim como um filme provocativo que não acaba após os créditos finais, ele te deixará cheio de questionamentos sobre a vida, o universo e tudo mais.


1)- A Vastidão da Noite


No período da Guerra Fria, enquanto acontece a corrida espacial entre os Estados Unidos e a União Soviética, dois adolescentes de uma cidadezinha americana são obcecados pelo rádio. Quando eles descobrem uma estranha frequência de ondas aéreas, suas vidas e o mundo inteiro podem estar prestes a mudar drasticamente.

Lançamento recente da Amazon Prime nesse período de quarentena, esse filme de baixo orçamento de um jovem e talentoso diretor estreante se tornou a nova sensação do momento e impressionou a própria Amazon que não esperava tanta repercussão. Uma homenagem aos grandes clássicos do cinema e aos mistérios do universo. Você se sentirá nos anos 50.

Nenhum comentário: