Virada cultural em Varginha começa hoje com atividades que lembram caso ufológico

quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Virada cultural em Varginha começa hoje com atividades que lembram caso ufológico



A Virada Varginha promove entre quinta-feira (16) e domingo (18) mais de 50 atividades culturais e esportivas gratuitas na cidade. O tema da terceira edição do evento em 2018 é a valorização dos trechos da linha férrea de Varginha (MG), que não são mais utilizados e serão cenários das ações no fim da semana.

A maior parte dos pontos do evento ficam ao longo de 9 quilômetros da antiga linha férrea. Entre as atividades, tem teatro, oficinas, música, danças, além de ações esportivas, como caminhadas e trajetos de bicicleta. Segundo a organização, a intenção é debater sobre o uso do trecho e trazer ideias para revitalização do espaço, com implantação de projetos para outros usos da linha férrea.

Confira a programação:


Chegada do ET via rapel


Em um ato simbólico, o ET símbolo da cidade descerá a fachada do Clube de Varginha. Após a atividade, ele segue em cortejo com os participantes até a Praça da antiga Estação para a abertura oficial do evento.

Quando: Quinta-feira, às 17h

Onde: Clube de Varginha


Passeio ciclístico Iluminado


A ideia é percorrer de bicicleta, com alguns participantes carregando 22 lâmpadas de LED, mesmo número de anos desde a suposta aparição do ET. O trajeto vai até o muro onde o caso teria acontecido e tem 8 quilômetros.

Quando: Quinta-feira, às 20h30


Observando o Céu de Outro Mundo


Os participantes vão observar estrelas com a ajuda de um telescópio profissional. Quem estiver presente também pode tirar dúvidas com o especialista em astronomia João Marcos de Almeida Pinto. Uma equipe de Belo Horizonte organiza a atividade.

Onde: Memorial do ET -Sexta (17) – 19h às 22h
Onde: Arquibancada do Estádio 7 de Setembro (200 m da Estação Ferroviária) - Sábado (18) – 19h às 22h


Exposição Olhares de Outro Mundo por Diego Gazola 


A exótica Nave que alterou a paisagem urbana de Varginha é tema desta exposição fotográfica. Os quadros retratam o cenário.

Quando: Sábado (18/08) das 9h às 17h

Onde: Estação Ferroviária


Exposição The Visceral Mind por Rodrigo Vilela 


Trabalhos inspirados em traumas e medos, o artista plástico de Boa Esperança-MG pinta em nanquim, acrílica, carvão, café e shoyu que se materializam superfície em telas, cadernos e madeiras.

Quando: Sábado (18/08) das 9h às 17h

Onde: Estação Ferroviária


Oficina de desenhos


Um desenhista de Varginha vai ensinar técnicas aos participantes. O tema principal será sobre cenários e memórias da linha férrea. Quem quiser, também pode ter uma caricatura feita pelo orientador da oficina.

Quando: Sábado (18/08), às 9h

Onde: Praça da Vila Flamengo


Cinema na estação


O tema do cinema é Ufologia e Cidadania. Serão exibidos filmes e documentários sobre o Caso ET de Varginha e também sobre revitalização de espaços públicos. Entre os convidados, está um grupo de estudos e pesquisas ufológicas do interior de São Paulo.

Quando: Sábado, às 19h
Mesa de Debate sobre o Caso ET de Varginha | 21h30 às 22h

Onde: Estação Ferroviária


Festival de Pipas de Outro Mundo


Um festival surpreendente de pipas sem cerol vai rolar na linha férrea. Serão oferecidas até 50 pipas com linha aos primeiros que chegarem, além da produzidas pela manhã durante uma Oficina. O participante que levar a pipa autoral mais “de outro mundo”, e a que subir mais será premiada. Iniciativa realizada em parceria com a AFAS - Associação Feminina de Assistência Social/Varginha, 24° BPM e alunos de Educação Física do Unis.

Quando: Sábado (18) – 15h às 17h
Local: Jardim do ​Barranco do Dinho (1.500 m da Estação Ferroviária)


Eco Corrida de Outro Mundo pela Linha Férrea – 7 + 7 km 


Uma corrida não competitiva cidadã para se redescobrir a linha férrea como uma excelente via de mobilidade não motorizada, inclusive para práticas esportivas. A Concentração será a partir das 7h e o trajeto de 7 km percorrerá até o final, o trecho urbano da linha férrea nas imediações da Estação de Captação de Água da Copasa, às margens do rio Verde. Lá, será oferecido um café-da-manhã aos corredores, que compartilharão suas experiências durante a corrida. Posteriormente serão convidados a retornarem caminhando e recolhendo resíduos recicláveis na rota. Haverá pontos no caminho para se deixar os sacos cheios de resíduos que serão recolhidos pela Virada e encaminhados à CooperET para triagem, contabilização e destinação correta dos recicláveis. Quem optar por não participar do mutirão, poderão retornar à Vila Flamengo correndo, totalizando 14 km. A atividade contará com equipe de apoio da Prolife e Faculdade São Lucas.

Quando: Sábado (18) – 7h às 10h

Onde: Praça da Vila Flamengo (500 m da Estação Ferroviária) 


Selecionamos apenas atividades que combinam com a temática do nosso blog, para ver a programação completa acesse o site oficial do evento: www.viradavarginha.com.br.

Nenhum comentário: