Hilda Hist Pede Contato, filme nacional aborda relação de escritora com o sobrenatural

quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Hilda Hist Pede Contato, filme nacional aborda relação de escritora com o sobrenatural


Com arquivos pessoais inéditos de som e imagem, depoimentos, encontros e intervenções ficcionais, Hilda Hilst Pede Contato revela a memória e a presença da escritora, poeta e dramaturga na Casa do Sol, chácara onde vivia em Campinas. A voz de Hilda Hilst em gravações realizadas entre 1974 e 1979, em busca de contato com o além, é o fio condutor do filme, que se oferece ao público como o canal de comunicação tão almejado pela escritora, considerada pela crítica especializada uma das mais importantes vozes da língua portuguesa do século XX, morta em 2004.

Na trama desse filme de arte, Hilda Hilst, poeta paulista de uma das mais importantes vozes da literatura brasileira, volta para a Casa do Sol e convida intelectuais, pensadores, poetas e amigos para um encontro com o objetivo de estabelecer contato entre os vivos e os mortos. Misturando diferentes estilos narrativos, ficção com realidade e de forma não linear, o filme explora o cerne do pensamento hilstiano e diferentes elementos da obra da autora.


Dirigido por Gabriela Greeb, o filme mergulha na trajetória e personalidade de Hilst a partir de mais de gravações em fitas cassetes feitas deixadas pela própria escritora, que na década de 1970 viveu um período de intensa busca por contato com espíritos na Casa do Sol, famosa chácara em Campinas onde morou até 2004 - data de sua morte.

"As fitas foram gravadas entre 1974 e 1979. Foi uma época em que ela estava solitária. É uma solidão forte e ela ficou obsessiva por isso [contato com mortos], chamava físicos, amigos para ouvir. E ela teve muitas intervenções [respostas], não é viagem, você ouve as vozes nas fitas. Claro que tem mil explicações, saiu até no Fantástico", explica a diretora, que trabalhou durante 7 anos no filme.
"Na época algumas pessoas achavam que ela estava delirando. Esse foi um período de enclausuramento - a própria Casa do Sol tem uma coisa de enclausuramento muito forte. Ela estava esquecida, afastada. E se sentia muito mal por não ser lida, apesar dos prêmios e de ter sua obra reconhecida", conta.

A narrativa de Hilda Hilst Pede Contato é construída em torno de uma jantar póstumo. Nele estão presentes a escritora – interpretada pela atriz Luciana Domschke - seus amigos e amantes.

Aos registros sonoros de Hilst - resultado de experimentos eletromagnéticos difundidos pelo sueco Friedrich Jurgenson no livro Telefone Para o Além (1964)-, a diretora acrescentou imagens poéticas e também sombrias, acentuando assim a ideia de interação entre vivos e mortos, material e imaterial.

Vasco Pimentel e Nicolas Becker são responsáveis pelo particular desenho sonoro do filme. A direção de fotografia é do português Rui Poças.

A estreia do filme em circuito nacional ocorre hoje, dia 2 de agosto.



Assista ao trailer:

Nenhum comentário: