Dica de filme: Boa Noite, Mamãe!

segunda-feira, 14 de março de 2016

Dica de filme: Boa Noite, Mamãe!


Sinopse

Dois irmãos gêmeos mudam para uma nova casa com a mãe deles após o rosto dela mudar devido uma cirurgia plástica. Mas por baixo dos curativos que a mãe usa, está alguém que eles não reconhecem mais!



Ficha Técnica

Título original: Ich seh, Ich seh
Data de lançamento: 10 de março de 2016 (Brasil)
País de origem: Áustria
Duração: 100 min
Ano: 2014
Direção: Veronika Franz, Severin Fiala
Gênero: Terror, Drama
Classificação Indicativa: 16 anos


Curiosidades

Filme selecionado pela Áustria para a corrida pelo Oscar 2016 de Melhor Filme Estrangeiro.

- Ganhador do Prêmio do Cinema Europeu de melhor Diretor de Fotografia.

- Os irmãos gêmeos protagonistas do filme: Elias e Lukas, possuem o mesmo nome de seus personagens.

- Boa Noite, Mamãe foi apresentado pela primeira vez no Brasil em maio de 2015, no Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre – Fantaspoa, no qual ganhou o prêmio de Melhor Roteiro.

- O título original do filme é Ich Seh, Ich Seh (Eu Vejo, Eu Vejo) e está ligado à canção de ninar em alemão que abre e encerra o filme.

- Embora seja um filme de 2014, a obra teve sua estreia adiada diversas vezes e só chegou aos cinemas nacionais agora em março de 2016, ou seja, dois anos de atraso.


Crítica

Um grande pesadelo sem fim!

Em uma sofisticada casa em uma região isolada da Áustria em torno de uma floresta, vivem dois irmãos gêmeos com sua mãe, que acabou de voltar de uma grande cirurgia plástica. De ritmo lento típico do cinema europeu, o terror desse filme austríaco começa quando as crianças desconfiam da personalidade da mãe e passam a achar que a mãe possa ser uma impostora que está de olho em vender a casa para ficar com o dinheiro, por outro lado também passamos a desconfiar dos irmãos, como se eles fossem os vilões da história e estivessem judiando da própria mãe que poderia ter alterado sua personalidade por estar traumatizada com o comportamento deles. Então somos apresentados a um terror crescente até a cena final, como se estivéssemos fazendo parte de um grande pesadelo sem fim.

Ao contrário do que estamos acostumados a ver nas produções de terror, aqui não temos um vilão único durante toda a trama, as vezes nos pegamos torcendo pela mãe, as vezes pelos meninos, aqui está o grande mérito do filme, é verdade que o mistério é facilmente desvendável, porém é curioso notar que ao contrário da safra de terror hollywoodiana aqui não tiveram preocupação nenhuma em esconder o mistério principal, justamente por ele não ser a coisa mais importante do filme e sim a infinidade de reflexões que a obra trava e que não terminam quando sobem os créditos finais. São temas que vão desde a maternidade, ganância, solidão, ciúmes e até uma inteligente analogia com a cegueira histórica do passado recente da Áustria (nazismo).

Com uma excelente química na tela, os irmãos gêmeos (na vida real também) e a sua mãe apresentam atuações super convincentes e contam com a ajuda da excelente e premiada fotografia que ressalta o clima sombrio e denso da obra. O fato é que quando o conflito entre mãe e filhos começa pra valer nos emerge na sensação de estar dentro de um filme diferente do convencional e que perturba e incomoda aqueles que assistem, assim como o recente "A Bruxa" essa produção divide o público e tende a desagradar aqueles que enxergam o cinema apenas como ferramenta de entretenimento.

É triste observar que filmes assim chegam com poucas cópias nos cinemas brasileiros enquanto que produções ruins dominam quase todos os complexos. Por mais filmes de terror como esse e menos atividades paranormais nos cinemas!

Cotação: **** (Ótimo)


Trailer


Nenhum comentário: