Escola de ensino médio dos Estados Unidos viraliza com peça teatral de Alien

quinta-feira, 30 de maio de 2019

Escola de ensino médio dos Estados Unidos viraliza com peça teatral de Alien

Qualidade técnica da apresentação escolar impressionou público, que a comparou com grandes eventos de Halloween de parques temáticos.

Existem peças perenes perfeitamente compatíveis para serem apresentadas em escolas de Ensino Médio espalhadas pelos Estados Unidos. A esse grupo acaba de se juntar "Alien".

Uma instituição no estado de Nova Jersey virou viralizou e ganhou inúmeros elogios por causa de sua mais recente produção, baseada no filme "Alien, o oitavo passageiro" (1979).

"Alien: The play" ("Alien: A peça"), apresentada nesse semestre no North Bergen High School, é estrelada por um elenco de oito alunos em papéis originalmente interpretados por Sigourney Weaver, Tom Skerritt, John Hurt e Ian Holm.

Enquanto o orçamento do longa girava em torno de US$ 10 milhões, "Alien: The play" tem figurino, efeitos e cenários compostos basicamente com materiais reciclados doados.

A peça é ideia de Perfecto Cuervo, um professor de Inglês na escola e supervisor da turma de artes cênicas, e de Steven Defendini, um professor de arte.

Ano passado, eles dois trabalharam numa montagem de "A noite dos mortos-vivos", o filme de zumbi feito por George Romero. No último verão, eles começaram a pensar num novo projeto.

Cuervo lembra de ter dito: "Você acha que a gente consegue transformar 'Alien' numa peça?". Seriam necessários alguns alguns utensílios, ele afirma: "Temos uma nave espacial e um planeta. Dá pra fazer."

O professor Defendini afirma ter respondido: "Não sei como fazer isso. Não sei se dá pra fazer. Mas vamos fazer."

O "Alien" original foi dirigido por Ridley Scott e escrito por Dan O'Bannon. Lançado pela Fox, é um terror claustrofóbico sobre a tripulação de uma pequena nave espacial que encontra um monstro conhecido como Xenomorfo.

O filme foi um sucesso sólido, em termos de crítica e público, que ficou marcado na consciência cultural e deu início a uma franquia que duraria décadas.

Cuervo, que dirigiu a versão dos alunos, disse ter passado um mês e meio fazendo a adaptação. A escalação do elenco ocorreu em novembro; o papel crucial de Ripley (a personagem de Sigourney Weaver) foi para Gabriella Delacruz, uma estudante mais experiente.

Gabriella, que atuou na montagem de "A noite dos mortos-vivos", disse ter ficado orgulhosa de ostentar a tradição feminista que Ripley representa.

"Ela é uma personagem feminina que é realmente retratada como uma heroína no final", diz. "Ela não é simplesmente uma donzela em perigo. É fodona, com perdão do palavrão."

Os ensaios começaram em dezembro, enquanto Defendini, o diretor de arte da peça, supervisionava a criação do terrenos exóticos e o interior das naves, fazendo o melhor possível para reproduzir a estética do filme.

Confira a apresentação na íntegra: 



Alien de volta aos cinemas



Falando em Alien, os 40 anos de Alien - O Oitavo Passageiro serão comemorados no Brasil pela rede Cinemark nesse sábado (01/06), dentro do projeto Clássicos Cinemark, que exibe grandes sucessos do cinema todos os meses.

Em Alien, o Oitavo Passageiro, uma nave espacial, ao retornar para Terra, recebe estranhos sinais vindos de um asteroide. Ao investigarem o local, um dos tripulantes é atacado por um estranho ser. O que parecia ser um ataque isolado se transforma em um terror constante, pois o tripulante atacado levou para dentro da nave o embrião de um alienígena, que não para de crescer e tem como meta matar toda a tripulação.

As cidades que vão exibir esse clássico do terror são Aracaju, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Campo Grande, Curitiba, Florianópolis, Foz do Iguaçu, Goiânia, Londrina, Mogi das Cruzes (SP), Natal, Niterói (RJ), Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, Santos (SP), São Caetano (SP), São José dos Campos (SP), São Paulo, Uberlândia (MG), Varginha (MG), Vila Velha (ES) e Vitória.

Nenhum comentário: