Exército indiano diz ter encontrado pegadas do Yeti no Nepal

quinta-feira, 2 de maio de 2019

Exército indiano diz ter encontrado pegadas do Yeti no Nepal


O Exército indiano afirmou essa semana ter encontrado pegadas do Yeti, também conhecido como Abominável Homem das Neves. A descoberta teria ocorrido no começo do mês, uma uma base no Nepal. Porém só foi divulgada dia 29 de abril. 

Uma imagem da suposta pegada foi publicada na conta oficial do Exército no Twitter. Segundo o Exército, a pegada mede 81 x 38 cm e foi encontrada em uma expedição de montanhistas na base de Makalu, no Nepal, em 9 de abril.

"Este elusivo homem das neves só foi visto no Parque Nacional de Makalu-Barun no passado", diz o post. 

O Exército manteve a evidência escondida por dez dias antes de publicar a foto pois usou esse tempo para decidir se a foto tinha algo a ver com outras teorias sobre o Yeti. A imagem foi entregue a "especialistas no assunto" para avaliações científicas.

Confira as fotos divulgadas pelo exército indiano:


Quem é o Abominável Homem das Neves 


O Yeti é uma figura mítica do folclore do sul da Ásia e, supostamente, vive no Himalaia. Não há evidências de que o bicho exista, mas o mito é forte na região, com histórias de aparições na Índia, Nepal e Butão. 

O post do Exército indiano foi bastante criticado nas redes sociais. Muitos memes e piadas foram feitos com a "descoberta". 

Apesar disso, muita gente séria, antes do Exército indiano, tentou provar a existência do Yeti. Alguns anos atrás, cientistas estudaram a existência da criatura e concluíram que o bicho, na verdade, pode ser uma subespécie de urso marrom.

O Yeti tornou-se parte das tradições locais cerca de 350 anos atrás, quando um homem considerado santo chamado Sangwa Dorje (O Lama mais célebre de todos), se instalou em uma caverna perto da remota vila de Pangboche, que tinha uma visão clara do Everest. De acordo com o folclore local, ele foi auxiliado por Yetis em sua vida de ermitão nas montanhas e deixou escondido no mosteiro mais antigo do local as relíquias das bestas, uma mão gigante e um crânio de uma das criaturas que teria salvado sua vida. Porém a lenda é bem mais antiga do que isso, pois existem até mesmo descrições da criatura em 326 A.C.

A febre do Yeti decolou no Ocidente depois que o explorador britânico Eric Shipton tirou uma foto a oeste do Monte Everest, em 1951, do que parecia ser uma grande pegada semelhante a um primata.

Confira a foto que deu força a lenda abaixo:


Fonte: CNN

Nenhum comentário: