Dica de filme: Um Lugar Silencioso

segunda-feira, 16 de abril de 2018

Dica de filme: Um Lugar Silencioso


Sinopse

Uma família tenta se manter em total silêncio para sobreviver à ameaça que ronda a sua casa e que pode atacá-los ao menor sinal de barulho.



Ficha Técnica

Nome Original: A Quiet Place
Gênero: Suspense, Drama
Dirigido por John Krasinski
Distribuidor: Paramount
Elenco: Emily Blunt, John Krasinski, Noah Jupe, Millicent Simmonds, Cade Woodward, Evangelina Cavoli, Ezekiel Cavoli
País de Origem: Estados Unidos
Duração: 90 min
Classificação Indicativa: 14 anos


Curiosidades

- John Krasinski e Emily Blunt são casados na vida real desde 2010, aqui também interpretam um casal na trama. Este, por sinal, é o primeiro trabalho em que os dois contracenam juntos.

- Somando todas as cenas de diálogos do filme, não chegam a cinco minutos.

- Com orçamento de apenas US$ 20 milhões. Um Lugar Silencioso" arrecadou US$ 50 milhões, tornando-se a segunda melhor abertura do ano nos EUA, atrás apenas do filme da Marvel "Pantera Negra".

- Ironia do destino, famoso pela franquia Transformers que substitui diálogos por barulhos, o diretor Michael Bay aqui é produtor de um filme que é o extremo oposto.

- Foi filmado em algumas cidades do estado de Nova York nos condados de Herkimer, Dutchess e Ulster. Algumas delas se empolgaram e deixaram o mato crescer em alguns locais para dar um aspecto mais sinistro para o filme.

- Prepare-se para Um Lugar Silencioso 2.


Crítica

Ousadia e pioneirismo quebram o silêncio no melhor thriller do ano 

É inegável que uma nova safra de filmes de terror surgiu nos últimos anos e buscou trazer inovações ao gênero alcançando grande destaque pela criatividade e pioneirismo, dando fôlego a um gênero que estava fadado a fazer filmes apenas para jovens e adolescentes.

"A Bruxa de Blair" trouxe a filmagem em primeira pessoa; "A Bruxa", a temática religiosa; "Corra!", a questão racial que lhe rendeu esse ano o merecido Oscar de Melhor Roteiro Original, "Corrente do Mal", transformou em filme de terror o medo das doenças sexualmente transmissíveis, "Sob a Sombra", trouxe a temática da guerra, "O Babadook" a temática da maternidade, entre outros que inovaram o gênero e o abriram para novos públicos. No caso de "Um Lugar Silencioso", a inovação foi trazer o telespectador para dentro do filme de forma nunca feita antes.

Com efeitos sonoros dignos de Oscar (o nome dele dificilmente não estará entre os indicados), o filme nos prende e controla nossas emoções o tempo todo, fazendo torcer pelos seus personagens, vivenciar seus dramas e gritar até mesmo antes do que eles no menor sinal de barulho. Em algumas sessões pessoas foram vistas saindo da sala com o balde de pipocas ainda cheio, pois a imersão e tensão que o filme causa torna o telespectador um novo ator, um novo personagem da trama, não encontrando pausa nem ao menos para respirar direito.

Tudo isso só é possível também graças aos esforços dos atores que se entregam aos personagens, nos passando emoções o tempo todo e seus dramas são vivenciados de maneira intensa, mesmo quando não são o foco do filme, sentimos seus problemas e nos perguntamos o tempo todo qual é a sensação de viver e crescer desde pequeno em um mundo onde não podemos nos expressar, é impossível assistir o filme sem pensar em ditaduras e governos totalitários, perseguições políticas ou em qualquer outro tipo de censura a liberdade de expressão.

O filme também consegue emocionar quando menos esperamos, como em seus momentos finais com um ponto de vista inovador ao usar uma deficiência física como se fosse um super poder, o que geralmente é mostrado como uma grande desvantagem em filmes do gênero, aqui é usado como a única maneira realmente eficaz de combater o vilão, dando um novo olhar para o que temos certeza ser problemas e novas razões para viver, quer empoderamento maior do que esse?

Cotação: ***** (Excelente)


Trailer



Bônus

Algumas reações da plateia foram filmadas em um vídeo promocional e pode crer que não é exagero do marketing:

Nenhum comentário: