Nível 3, atração de terror em São Paulo simula sequestro por gangue de palhaços

quinta-feira, 24 de novembro de 2022

Nível 3, atração de terror em São Paulo simula sequestro por gangue de palhaços


Em uma rua escura e deserta, uma Kombi velha está pronta para dar carona a um grupo de adultos. Um homem mascarado e um palhaço maltrapilho conduzem os passageiros por uma rua de paralelepípedos, fazendo todos se chacoalharem. O destino é o Nível 3, uma nova experiência imersiva que promete transportar o público para dentro em um filme de terror.

Os atores não saem dos personagens, desde a saída do veículo até a chegada a um espaço com cara de abandonado. O palhaço TokTok comanda a atração –e fica bravo quando confundem seu nome com TikTok–, dita as regras e conduz o grupo pelo prédio, uma antiga fábrica têxtil em Santo Amaro, na zona sul da capital paulista.


Quem compra a entrada não sabe muito bem com o que irá se deparar. Não é um escape room. Muito menos um labirinto com sustos, como eram as antigas "Noites do Terror" do Playcenter ou como é o Parque do Terror, no shopping VillaLobos, com monstros a cada esquina. Enquanto estes investem em maquiagens e fantasias bem elaboradas e sustos quase bobos, para atrair famílias, os atores do Nível 3 se escondem sob máscaras surradas e querem mexer com a cabeça dos participantes. É uma atração restrita aos maiores de idade.

Sangue falso, barulhos misteriosos de ferramentas e as falas asquerosas dos personagens são algumas das brincadeiras com as quais o público precisa lidar durante uma hora de percurso. Uma das regras da organização pede para o visitante levar uma muda de roupa e uma toalha, pois há muita sujeira no local. Tudo para testar o pessoal e ver quem desiste no meio do trajeto. Não é pouca gente: entre 30 e 35% do público, afirma a organização. Para sair, é preciso falar uma palavra de segurança.


"É uma experiência única no mundo", afirma Cadu Dib, um dos sócios. Ele ainda está por trás de outra atração de terror na cidade, o Abadom, que simula um manicômio esquecido que chegou a ter 9.000 pessoas na fila de espera em 2021, também em Santo Amaro. Aliás, outra regra para passar pelo Nível 3 é ter escapado do Abadom.

Apesar de ter palhaços e máscaras assustadoras, o terror do Nível 3 é mais psicológico. Não por acaso, esse subgênero de terror voltado tem conquistado o público nos cinemas, com produções como "Midssomar", de Ari Aster. O organizador acredita que pessoa se sente dentro de um filme.

Ainda assim, o Nível 3 aposta em uma cenografia escura, com paredes sujas com sangue falso, grades e tapumes. É como se a ambientação colocasse o público dentro dos longas da franquia "Jogos Mortais".

"A gente desenvolveu uma atração baseada a partir dos medos, fobias e temores de mais de 10 mil clientes", afirma Dib. Assim, ele acredita que o Nível 3 vai além de ser mera uma experiência de terror: também é de superação. "Você descobre que pode sair de lá mais forte do que entrou", diz ele, que também cuida da parte do storytelling —ou seja, do desenvolvimento da história—, da atração.


A entrada custa R$ 120 por pessoa e cada rodada comporta até seis vítimas. Ou seja, é preciso ter certeza de que quer encarar a brincadeira para não sentir que desperdiçou uma grana.

Vídeos curtos buscam despertar a curiosidade dos internautas nas redes sociais do Nível 3. Não dá para entender ao certo o que será apresentado, e as pessoas tampouco dão spoilers do passeio nos comentários. O pessoal só fala do medo sentiu ou incentiva o leitor a conhecer o local.

Aberta em outubro, a atração funciona de quinta a domingo a partir das 19h. O organizador afirma que haverá edições anuais, com novos cenários e percursos. A versão atual deve se estender até o meio do 2023.

Há um prêmio para quem sobrevive até o fim da brincadeira: uma medalha colecionável —e, quem sabe, uma salva de palmas pela superação. "As pessoas vão até ali para se entregar para a experiência, porque hoje em dia elas têm muito medo de fazer isso", afirma Dib.


Serviço:

Nível 3

Quando Qui. a dom., das 19h às 22h
Onde R. Ada Negri, 448
Preço R$ 120
Classificação 18 anos
Instagram @niv3lsp


As informações são do Guia Folha de SP.

Nenhum comentário: