O Gabinete do Dr. Caligari, clássico de horror ganha trilha sonora ao vivo no Petra Belas Artes em SP

sexta-feira, 25 de novembro de 2022

O Gabinete do Dr. Caligari, clássico de horror ganha trilha sonora ao vivo no Petra Belas Artes em SP


O Belas Sonoriza ganha mais uma edição especial no dia 27 de novembro, celebrando um dos ícones do expressionismo alemão: O Gabinete do Doutor Caligari (Das Cabinet des Dr. Caligari, 1920, Polônia, dir. Robert Wiene). O programa – realizado mensalmente Petra pelo Belas Artes – convida um músico ou banda a cada edição para uma trilha sonora ao vivo de um filme, e neste mês traz Tony Berchmans, pianista idealizador do projeto Cinepiano, juntamente com Richard Ribeiro, baterista convidado.

Extremamente influente no meio cinematográfico, O gabinete do Dr. Caligari compõe uma metáfora do olhar deformado com ruas estreitas e entrecortadas, telhados góticos e cubistas e prédios e objetos irregulares, resultando em uma das obras-primas das primeiras décadas do cinema e uma das mais importantes referências estéticas até hoje. Lançado durante o movimento expressionista alemão, ele marcou época, influenciou gerações e é assistido com veemência até os dias atuais.

Para a trilha ao vivo, Tony Berchmans e Richard Ribeiro fazem o acompanhamento musical do filme com temas autorais, em intenso sincronismo com a ação e com a narrativa emocional do filme, que será projetado digitalmente. Tony Berchmans criou seu projeto CINEPIANO em 2010 e, desde então, já acompanhou inúmeros clássicos do cinema no Brasil e na Europa.

 A sessão acontece às 17h e os ingressos estão disponíveis no site do Belas.


Sobre os músicos

Tony Berchmans é pianista, compositor, produtor musical, e autor do livro A música do filme – tudo o que você gostaria de saber sobre a música de cinema. Desde 1992 atua no mercado de produção fonográfica, coordenando, compondo e produzindo som para rádio, TV, cinema e internet, em centenas de projetos. Foi curador do Música em Cena – 1º Encontro Internacional de Música de Cinema, realizado em 2007 no Rio de Janeiro. Foi professor de pós-graduação em Trilha Sonora para Cinema e TV, ministra cursos e masterclasses sobre o tema e durante 10 anos foi membro votante do World Soundtrack Academy (Bélgica). Com o seu Cinepiano já realizou mais de 170 espetáculos no Brasil e na Europa em prestigiados espaços como a Mostra Internacional de Cinema de SP, MIS-SP, diversas unidades do SESC, Circuito Cultural Paulista, Teatro Amazonas, além de eventos europeus como o NattJazz (Noruega), o Transilvania International Film Festival (Romênia), o Wide Skies Film Festival (Inglaterra) e o Cinema Museum de Londres, entre vários outros.

Richard Ribeiro

Compositor, baterista e percussionista paulistano, Richard Ribeiro é conhecido por acompanhar artistas como Marcelo Jeneci, Guizado, Pélico, Gui Amabis, Dudu Tsuda, e por atuar como músico de apoio de Marcelo Camelo, Céu, Tulipa Ruiz, entre vários outros. Em 2008 criou o projeto Porto, no qual cria música ao vivo para imagens em movimento, explorando os limites sonoros dos instrumentos percussivos.


Sinopse

O gabinete do Doutor Caligari (Das Cabinet des Dr. Caligari)
Dir. Robert Wiene
1920, Polônia, P&B, 71′, 14 anos
Elenco: Werner Krauss, Conrad Veidt, Friedrich Feher
Dr. Caligari, um hipnotizador, se aproveita do sonâmbulo Cesare para cometer assassinatos.

Serviço

Belas Sonoriza O Gabinete do Doutor Caligari
Quando: domingo, 27 de novembro
Horário: às 17h
Onde: Cine Petra Belas Artes
Telefone: (11) 2894-5781
Valores: R$60,00 e R$30,00 (meia, para estudantes e melhor idade). Poltronas numeradas. Em todas as salas, cadeiras adequadas para obesos e espaço para cadeirantes.
Ingressos: Na bilheteria ou pelo site https://www.cinebelasartes.com.br

Nenhum comentário: