A Avenida Getúlio Vargas faz parte do percurso de diversos munícipes e turistas de São Vicente, desde os banhistas da Praia do Gonzaguinha até os motoristas que passam pela histórica Ponte Pênsil. E, através de recursos do programa ‘Arte Urbana 2022’, o local ganhou o “Painel das Lendas Vicentinas”, nova obra artística exposta na Primeira Cidade do Brasil.
A intervenção urbana, feita de grafite com técnicas de realismo e muralismo, faz alusão aos principais contos do folclore vicentino: o Ipupiara, a Feiticeira do Itararé, as lendas do Sino e da Biquinha.
A parceria entre Prefeitura e Governo do Estado de São Paulo tem o objetivo de ressignificar o espaço público e fomentar a arte caiçara feita pelos artistas locais Caio Cezar (Caio SoArte Criativo), Nilson Ferreira (Nill Grafites) e Vitor Lafayette.
A Secretaria de Cultura (Secult) foi responsável por submeter e idealizar o projeto artístico, contando com apoio das secretarias de Serviço Público (Sesp), Mobilidade Urbana (Semob) e de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur).
“É necessário promover a conscientização histórica de São Vicente para as novas gerações de vicentinos e turistas para fomentar a cultura local que representa o início do nosso país”, ressalta o Prefeito Kayo Amado.
Além de transformar a paisagem local, a obra está no percurso autoguiado da Cidade, com previsão de visitas monitoradas do Centro Histórico até a intervenção. Os passeios contarão com guia de turismo.
O mural também será uma das paradas do projeto Turismo Pedagógico, iniciativa voltada a educar os alunos da rede municipal sobre os fatos históricos da Cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário