Descubra como o Halloween é comemorado em várias partes do mundo

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Descubra como o Halloween é comemorado em várias partes do mundo



A tradição do Halloween começou na Irlanda. Mas hoje em dia é celebrada em diversos outros países do mundo, inclusive no Brasil, onde hábitos como o de ir de porta em porta atrás de doces, enfeitar as casas com adereços "assustadores" e participar de festas a fantasia vêm se tornando mais comuns.

Atualmente, o festival tem diferentes finalidades: celebra os mortos ou a época de colheita e marca o fim do verão e o início do outono no hemisfério norte. Ao mesmo tempo, vem ganhando novas formas e dado a oportunidade para que adultos brinquem com seus medos e fantasias de uma forma socialmente aceitável.

Ele permite subverter normais sociais como evitar contato com estranhos ou explorar o lado negro do comportamento humano. Une religião, natureza, morte e romance. Talvez seja este o motivo de sua grande popularidade. Confira como ele é comemorado ao redor do mundo:



 Dia dos Mortos- México


Flores, caveiras e muita festa.

O Dia dos Mortos (em espanhol “Día de los Muertos”) é uma festa tradicional mexicana em honra das pessoas que já morreram. Nesses dias (1 e 2 de novembro) os mexicanos criam altares nos cemitérios, decoram-nos com crânios de açúcar e realizam cerimônias em honra dos familiares que já morreram. As mais belas e variadas flores fazem parte da decoração e tanto lá como aqui, o Crisântemo tem destaque. Os mexicanos acreditam que essa flor, lá chamada de Cempasúchitl ou Flor de cuatrocientos pélalos (flor de quatrocentas pétalas), atrai e guia a alma dos mortos.

De acordo com Carlos Mackinlay, secretário de Turismo da Cidade do México, a celebração atrai os olhares de milhões de pessoas anualmente por conta da tradição milenar e da originalidade. “No aspecto turístico, é uma das atrações mais esperadas durante todo o ano, se tornou motivo de viagem ao país e à capital mexicana com diferente objetivos”, de estudos antropológicos e históricos, à passeios culturais ou simples diversão.


A Lenda do Drácula- Romênia

Castelo do Drácula, diz a lenda que ele empalava as suas vítimas ao redor..

Na Romênia, as pessoas sugam sangue durante o Halloween. É claro que não falamos de sangue de verdade. No entanto, a sinistra lenda de Drácula vem da Transilvânia, uma região romena e o lugar ideal para criar um ambiente de festa sinistro.

Embora não seja feriado os romenos comemoram a data com festas a fantasias e contação de histórias de terror. A Transilvânia recebe muitos turistas no Halloween, vindos de várias partes do mundo. Os mitos mais populares do país são os contos de fantasmas e vampiros, diversas histórias assustadoras envolvendo essas mitologias são encenadas para os turistas.



Festival dos Fantasmas Famintos- China


Esse parece já estar bem alimentado..


O Festival dos fantasmas famintos é uma festa tradicional budista e taoísta comemorada em muitos países asiáticos. Dizem que nesta época os fantasmas das pessoas que já morreram visitam os vivos. Os chineses fazem oferendas de alimentos, queimam incenso e dão alguns presentes aos fantasmas de quem já faleceu.

De acordo com a lenda, em um dia do sétimo mês do calendário lunar, o portão do inferno se abre, permitindo que espíritos inquietos vaguem pela terra.

“Muitos chineses fazer esforços para apaziguar esses fantasmas transitórios, enquanto 'alimentam' seus próprios antepassados”, informa a Comunicação da festa, que enche as ruas de Hong Kong especialmente de visitantes oriundos de Chiu Chow, a província que há mais de cem anos organiza o próprio festival, batizado de Yu Lan.

“As origens do festival não são diferentes das do Halloween na Europa. São, também, intrinsecamente ligadas à prática chinesa de culto aos antepassados”, explicam os organizadores. “Muitas pessoas acendem fogueiras nas ruas, queimando dinheiro falso e fazendo diversas ofertas aos fantasmas e antepassados para que eles as utilizem numa vida depois da morte. Alimentos também são deixados de fora das casas para saciar a fome dos fantasmas famintos.”

Um dos destaques do festival são as óperas, geralmente realizadas em palcos temporários de bambu. Essas encenações elogiam os atos de caridade e de piedade das divindades.


  Halloween Tropical- Austrália

Gostosuras, travessuras e frutas.


A temperatura média na Austrália em outubro é de 30°C. Assim, uma festa na praia é sempre uma boa opção para um Halloween australiano!

Mesmo não sendo feriado brincadeiras de gostosuras ou travessuras são comuns e muitas casas e empresas fazem decorações, também é comum eventos de corridas temáticos, passeios assombrados e festas a fantasia a céu aberto.

As fantasias são bem variadas assim como o Carnaval brasileiro e não incluem somente personagens de terror.



Halloween Doce e Selvagem- Alemanha

Jack Lantern gigante enfeita parque de diversões alemão.


Na Alemanha, a tradição de pedir doces aos vizinhos no Halloween denomina-se “Süßes oder Saures, o que tal como a expressão inglesa “Trick or Treat” pode ser traduzido como “Doçuras ou Travessuras". 

Embora o Halloween não seja uma tradição de origem alemã, muitos alemães seguem a tradição norte-americana. As festas locais são famosas por serem bastante selvagens. A data não chega a ser conhecida como Dia das Bruxas igual no Brasil, mas lendas sobre bruxas estão entre as mais populares na Alemanha.


                                   
Halloween das Bruxas- Escócia

Escócia é considerado por muitos o país mais assombrado do mundo.


Na terra das bruxas de Macbeth, o Halloween é levado a sério. 

Entre os costumes escoceses, estão o de deixar uma cadeira vazia e um pratinho de comida para que os espíritos tenham o que comer e, claro, possam descansar. Fogueiras são acesas, e abóboras são esculpidas para a decoração. 

Até pouco tempo atrás, as crianças eram vestidas com roupas velhas para que parecessem espíritos malignos – que amor! Então, elas iam de porta em porta, cantando, contando histórias e, claro, ganhando guloseimas. 

Em seu poema Halloween, escrito em 1786, o escocês Robert Burns descreve formas com as quais uma pessoa jovem podia descobrir quem seria seu grande amor. Muitos destes rituais de adivinhação envolviam a agricultura. Por exemplo, uma pessoa puxava uma couve ou um repolho do solo por acreditar que seu formato e sabor forneciam pistas cruciais sobre a profissão e a personalidade do futuro cônjuge. Outros incluíam pescar com a boca maçãs marcadas com as iniciais de diversos candidatos e a leitura de cascas de noz ou olhar um espelho e pedir ao diabo para revelar a face da pessoa amada.

Vale ressaltar que muitos consideram a Escócia um dos países mais assombrados do mundo.



Halloween das Almas e das Abóboras- Áustria

Cemitérios são ricamente enfeitados para a celebração das almas.

Na Áustria a “semana de todas as almas” é conhecida como “Seleenwoche”. De 30 de outubro a 8 de novembro os austríacos fazem oferendas aos seus parentes mortos sob a forma de pão, velas e água (antes de irem dormir), essa tradição também é usada para acalmar os maus espíritos.

O "Festival da Abóbora" faz muito sucesso em algumas cidades austríacas, grandes esculturas são criadas com abóboras, festas e desfiles de Halloween também fazem parte dos festivais.


Halloween Assustador- Filipinas

E eu ainda achava as Noites do Terror do Playcenter assustadora..

A celebração filipina ocorre na mesma noite do Halloween tradicional, ainda que a festança não tenha tanta força por lá como nos países europeus. 

De acordo com as crenças do país, nessa data os mortos voltam à vida para roubar itens pessoais de quem está na festa, então uma das tradições do povo filipino é esconder os pertences das pessoas, que só serão devolvidos no dia seguinte. As pessoas vão de casa em casa também, mas sem pedir doces. Em vez disso, fazem pequenas serenatas e pedem presentes ou dinheiro.

Um dos mitos originários do país é a ASWANG - Mistura de vampira com bruxa. Canibal, Aswang pode se transformar em um cachorro preto ou em um javali preto para enganar as pessoas antes de comê-las devoradas vivas!

As fantasias fofinhas não tem vez no Halloween filipino, o que vale é assustar.



O Berço do Halloween- Irlanda

Irlandês vestido de Nosferatu participa de evento em Dublin.

Acredita-se que a tradição do Halloween começou no minúsculo país, conhecido por suas bebidas, seu povo ruivo e suas belíssimas paisagens naturais. Por lá, quando o mês de outubro chega, as pessoas já começam a se preparar para a festança, que inclui festas à fantasia, fogueiras e, claro, crianças pedindo doces de porta em porta.

As comemorações tradicionais incluem jogos de cartas e caça ao tesouro. Os irlandeses, supersticiosos por natureza, também costumam comer um bolo de frutas chamado barnbrack – se a pessoa que come achar um anel no meio do bolo, significa que vai se casar em breve.

Os irlandeses levam muito a sério estes espíritos do outro mundo e um deles é bem conhecido como símbolo do país, o Leprechaun, um pequeno duende que guarda um pote de ouro no final do arco-íris.

A Puka é um tipo de fada malvada que é capaz de se transformar em qualquer coisa. Elas não perdem nenhuma oportunidade para pregar uma peça nos humanos durante o Halloween e muitas vezes elas se transformam em cavalos e dão uns sustos por aí. Reza a lenda que as Pukas cospem nas maçãs que não são colhidas e armazenadas para o inverno, assim os humanos não podem comê-las! (Eca!)

Na Irlanda há algumas maneiras de se comemorar o Halloween – colocando enfeites em portas e janelas, se fantasiar e até mesmo sair batendo nas portas das casas pedindo doces, o famoso “trick or treat” (travessuras ou gostosuras).

Os grandes eventos são, na maioria, voltados para as crianças, pois elas estão de férias durante a última semana de outubro, mas não faltam opções para os adultos. O Halloween é feriado nacional na Irlanda.


Halloween Fora de Época- Coreia do Sul

Luminárias de Halloween representam o encontro da tradição celta com a cultura do oriente.


Por lá, a comemoração acontece ao final do mês de setembro, com um feriadão de três dias. 

Nesse tempo, os sul-coreanos dão graças aos mortos e visitam as casas de seus ancestrais, onde realizam alguns rituais – um deles é basicamente preparar os chamados Songpyeons, uns bolinhos feitos de arroz que são deixados do lado de fora das casas, para que os mortos tenham o que comer. 

Além disso, as pessoas fazem festa, visitam e limpam túmulos, além, é claro, de comer e beber bastante.



Halloween de Cinema- Estados Unidos

Decorações residenciais podem ser lúdicas ou prezar pelo realismo como essa que retratou um acidente aéreo em um quintal e enganou até a polícia.


Nos Estados Unidos o Halloween é exatamente da mesma forma que assistimos em filmes norte-americanos. Com um mês de antecedência, as famílias começam a enfeitar as suas casas com qualquer coisa que remeta a filmes de terror. Os supermercados começam a vender abóboras e muitos marcas de guloseimas criam doces temáticos para a data.

Hoje, o Halloween é o maior feriado não cristão dos Estados Unidos. Em 2010, superou tanto o Dia dos Namorados e a Páscoa como a data em que mais se vende chocolates. 

As brincadeiras de "Gostosuras ou Travessuras?" são comuns nas ruas assim como as paradas de Halloween e passeios em casas assombradas assustadoras. Nas festas as fantasias costumam ser bem sensuais e rola muitos eventos temáticos para celebrar a data, praticamente em todos os lugares, desde restaurantes até cemitérios, igrejas e escolas, os parques de diversões realizam produções cinematográficas cada vez mais realistas e assustadores ou até mesmo encantadoras, dependendo da sua preferência.


E aí? 

Conte para nós, em qual desses países você prefere passar o próximo Halloween?

Um comentário:

Blendon Pilato disse...

Adoreiiiii.... Sempre celebro que é o melhor feriado do mundo! <3