A sexta temporada de American Horror Story e o mistério da colônia perdida de Roanoke

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

A sexta temporada de American Horror Story e o mistério da colônia perdida de Roanoke


Já postamos aqui sobre uma das mais fascinantes ações de marketing já feitas para a divulgação de um seriado, onde o teaser verdadeiro ficou escondido no meio de um monte de teasers falsos que foram criados para iludir os telespectadores, o tema verdadeiro só foi descoberto quando o seriado começou.

Abaixo você confere os teasers feitos:


E abaixo o teaser verdadeiro que estava escondido lá no meio:




“American Horror Story: Roanoke”, abordará o mistério da colônia perdida de Roanoke através de um formato documentarístico totalmente inovador para a série. Mas do que realmente se trata esse mistério?

Primeiramente, vamos voltar um pouco no tempo. Há aproximadamente meio milênio atrás, em 1585, uma das primeiras colônias do Novo Mundo (que hoje conhecemos como Estados Unidos) fora fundada pelo explorador inglês Sir Walter Raleigh e recebera o nome de “A Ilha de Roanoke”. Os primeiros colonizadores de Roanoke não foram muito afortunados, tendo recebido diversos ataques de nativos locais e sofrido pela escassez de suprimentos em 1586, resultando em seu retorno para a Inglaterra. No ano seguinte, em 1587, Raleigh enviara um novo grupo de 100 colonizadores junto de seu novo governador, John White.

Nesse mesmo ano, a filha do governador White, Ellinor Dare, deu à luz o primeiro bebê a nascer em solo americano, Virginia Dare. Por conta disso, o governador embarcou em uma viagem de volta para a Inglaterra com o objetivo de espalhar a grande notícia e abastecer-se de novos suprimentos para a colônia. Infelizmente, White não contava com a guerra que tomava conta das terras inglesas, e que seu país precisava de todos os navios possíveis para poder combater a Espanha.

Devido a guerra, o governador permaneceu na Inglaterra durante 3 anos, retornando para Roanoke somente em 1590. Para a sua surpresa, ao chegar lá, ele se deparou com o local totalmente deserto, sem nenhum traço dos 100 colonizadores que ele deixara para trás 3 anos antes e nem sinais de invasão ou batalhas. Os abrigos e casas não existiam mais, e tudo o que sobrara da colônia foi o alto cercado que envolvia o perímetro de onde Roanoke erguia-se. Em um dos postes da cerca, foi encontrado nele cravado a palavra CROATOAN. Também fora encontrado, cravado em uma árvore das redondezas, a palavra “CRO“.


Originalmente, antes de o governador White partir em sua viagem, ele instruiu os colonizadores a desenhar uma Cruz de Malta em alguma árvore das proximidades caso a colônia tivesse que partir à força. Porém, a Cruz não foi encontrada em nenhum lugar.

Existem muitas teorias que tentam explicar o motivos de a Colônia de Roanoke ter desaparecido tão inexplicavelmente. Algumas teorias mais comentadas são:

“Toda a população morreu devido a uma doença“, o que não faz sentido, pois não foram encontrados corpos no local onde costumava existir a colônia.

“A colônia foi dizimada por fenômenos naturais, tais como tempestades e furacões”, que poderia fazer sentido se não fosse pelo fato de as cercas ainda estarem de pé quando o governador voltara para a colônia em 1590.

“O povo de Roanoke decidiu sair da colônia para viverem com os índios nativos da região”. Essa é uma das teorias mais viáveis, sendo possível que os colonizadores tenham decidido migrar para outra região. “Croatoan”, a palavra que fora cravada na cerca do perímetro da colônia, também era o nome de uma ilha daquela área, e também o nome dos habitantes nativos dela. Não existem grandes evidências para provar essa teoria, como também não há muitas para desmenti-la.

“Os colonizadores foram assassinados pelos nativos da região”. Essa é uma das teorias mais prováveis de ser real. Um fato importante sustenta essa teoria. É sabido que os Ingleses já haviam tentado construir a colônia de Roanoke antes. Um número de 15 pessoas vivia lá. Pouco mais de 1 ano se passara até que os exploradores ingleses voltaram à colônia para checar seu progresso. O que eles encontraram foi o cadáver de um dos habitantes, e foi confirmado ter sido trabalho dos nativos. Com isso, é possível afirmar que os nativos eram realmente capazes de tal atrocidade e também capazes de esconder os corpos. Como a colônia de Roanoke foi “abandonada” por seu líder por um período de 3 anos, é compreensível acreditar que os nativos tiveram tempo o suficiente para dizimar a colônia e desmontar suas construções.

A verdade é que o que aconteceu com a colônia de Roanoke ainda não se sabe. Porém uma coisa é fato, a sexta temporada de American Horror Story estará repleta de mistérios intrigantes..


Nenhum comentário: