O pai do rock horror: Alice Cooper (Especial Dia do Rock)

segunda-feira, 13 de julho de 2015

O pai do rock horror: Alice Cooper (Especial Dia do Rock)



Hoje (13 de julho) é comemorado o Dia Mundial do Rock, o rock e o terror sempre estiveram perto um do outro, influenciando-se mutuamente. O Rock com sua agressividade, revelando o lado obscuro do ser humano, e os filmes de terror mostrando esse mesmo lado através de histórias macabras e fantasiosas. 

Quem gosta de rock e terror não pode deixar de ouvir Alice Cooper, suas músicas são cheias de referências aos filmes de terror e prestam uma grande homenagem ao gênero. 

Afinal, quem é Alice Cooper? Vincent Damon Furnier, mais conhecido por seu nome artístico Alice Cooper, é um cantor, compositor e ator americano nascido na cidade de Detroit em 4 de fevereiro de 1948. Ficou mundialmente conhecido nos anos 70 por seus shows de rock inovadores e designados para chocar e provocar o público, junto com letras obscenas, obscuras e sangrentas que, junto com seu visual gótico, transformaram Alice em um ícone do rock que continua como fonte de inspirações para artistas de todos os estilos até hoje. Ao longo da carreira, Cooper já lançou 26 álbuns de estúdio e vendeu mais de 50 milhões de cópias.

Alice Cooper era originalmente o nome da banda de que Vincent Furnier fazia parte como vocalista, juntamente com Glen Buxton e Michael Bruce nas guitarras, Dennis Dunaway no baixo e Neal Smith na bateria, e com quem lançou sete álbuns. Porém, a banda acabou se separando e Vincent adotou o pseudônimo Alice Cooper para si mesmo e obteve legalmente o nome pouco depois, iniciando sua carreira solo sob esse nome em 1975 com o álbum Welcome to My Nightmare, e já lançou mais dezoito álbuns desde então. As apresentações de Alice tornaram-se célebres pelo uso de vários elementos performáticos baseados em filmes de terror realizadas ao vivo, como guilhotinas, cadeiras elétricas, cobras vivas, bonecas voodoo, sangue falso e muitos outros, com Alice vestindo roupas obscuras e ornamentadas com coisas como patas reais de aranha, cobras vivas, correntes e outras, o que levou os concertos de Alice a serem apelidados de "teatro de terror" pela crítica, um termo que o próprio cantor passou a usar para designar seu trabalho.

Alice também é conhecido por seus trabalhos independentes da música, pois ele já atuou em diversos filmes de terror e também já compôs trilhas sonoras para televisão e cinema, além de ter se envolvido em diversas campanhas publicitárias sobre assuntos diversos, o que levou a revista Rolling Stone a elegê-lo o "mais amado artista do heavy metal" em 2006, tendo sido incorporado à Calçada da Fama de Hollywood em 2003 e ao Rock and Roll Hall of Fame em 2011 junto com a formação original da banda. Alice continua fazendo turnês até hoje, com um carreira de mais de quarenta anos e cinquenta milhões de discos vendidos ao redor do mundo.

Confira alguns dos seus principais sucessos:




Participações em filmes


O astro também é conhecido por fazer diversas participações especiais em filmes com temática de terror, confira algumas delas:


Na comédia de terror Sombras da Noite (Dark Shadows-2012) interpreta a si mesmo!



No terror Príncipe das Sombras (Prince of Darkness-1987) interpreta o líder dos mendigos!



No terror A Hora do Pesadelo 6 - Pesadelo Final - A Morte de Freddy (Freddy's Dead: The Final 
Nightmare, 1991) interpreta o próprio pai do monstro Freddy Krueger!



Na comédia de humor negro Suck (2009) interpreta o vampiro bartender do Montreal Club!

Nenhum comentário: