Dica de filme: Psicose

terça-feira, 14 de julho de 2015

Dica de filme: Psicose


Sinopse

Marion Crane é uma secretária (Janet Leigh) que rouba 40 mil dólares da imobiliária onde trabalha para se casar e começar uma nova vida. Durante a fuga à carro, ela enfrenta uma forte tempestade, erra o caminho e chega em um velho hotel isolado. O estabelecimento é administrado por um sujeito atencioso chamado Norman Bates (Anthony Perkins), que nutre um forte respeito e temor por sua mãe. Marion decide passar a noite no local, sem saber o perigo que a cerca.



Ficha Técnica

Título Original: Psycho
País de origem: EUA
Lançamento 25 de agosto de 1960 
Duração: 108 min 
Dirigido por Alfred Hitchcock
Elenco: Anthony Perkins, Janet Leigh, John Gavin
Gênero Suspense/Terror
Classificação Indicativa: 14 anos



Curiosidades

- Psicose custou 800 mil dólares e faturou 50 milhões de dólares nas bilheterias do mundo inteiro.

- Para criar as cenas de sangue do filme foram utilizadas caldas de chocolate.

- O trabalho mais conhecido de Anthony Perkins foi o papel do serial killer Norman Bates. Muito se falou que ele merecia o Oscar pelo papel, mas ele nunca foi indicado.

- Uma pesquisa realizada na Grã Bretanha elegeu a música de Psicose como a mais aterrorizante da história do cinema, superando as melodias de A Profecia, O Chamado, O Fantasma da Ópera e O Exorcista.

- O cenário original da casa e do Bates Motel foi construído no mesmo estúdio do cenário de O Fantasma da Ópera, que ainda se mantém em pé na Universal Studios, em Universal City, perto de Hollywood, e funciona hoje como uma atração do parque temático, recebendo alto número de visitação no evento de Halloween anual do parque: o Halloween Horror Nights.

- Os críticos de cinema não puderam assistir Psicose até a estreia e, em suas críticas, não podiam revelar elementos importantes, o que provocou descontentamento em vários deles. Um dos críticos, após assisti-lo, afirmou ser o pior filme do ano. O mesmo crítico, mais tarde ao elaborar a lista de melhores filmes desse ano, colocou Psicose entre os dez primeiros.

- Hitchcock fez vários testes com Janet Leigh para saber quão alto ela era capaz de gritar.

- Hitchcock idealizou este filme como algo totalmente oposto aos seus últimos filmes. Para começar, não havia nenhuma grande estrela de Hollywood no elenco, seria gravada em preto e branco para suavizar a violência e custar menos, além disso, a maioria da equipe técnica usada para a produção do filme, veio do programa de televisão que Alfred Hitchcock apresentava.

- Na clássica cena do chuveiro, não é o corpo de Janet Leigh que vemos, pois ela negou-se a gravar. Em seu lugar, vemos uma stripper chamada Marli Renfro, que sem ter noção da dimensão que o filme alcançaria, cobrou apenas 500 dólares para fazer uma das cenas mais famosas da história da sétima arte.

- Alfred Hitchcock faz uma pequena ponta no filme, aparecendo em frente ao escritório de Janet Leigh.

- Hitchcock comprou anonimamente os direitos do livro de Robert Bloch, que deu origem ao roteiro do filme; ele pagou onze mil dólares e depois comprou todas as cópias disponíveis no mercado para que ninguém o lesse e, consequentemente, seu final não fosse revelado.

- Psicose é baseado no livro “Psicose” de Robert Bloch, que o escreveu inspirado nos crimes de Ed Gein, um serial killer de Wisconsin.

- Recebeu 4 indicações ao Oscar, incluindo melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia, Melhor Diretor (Alfred Hitchcock) e Melhor Atriz Coadjuvante (Janet Leigh).

- Ganhou o Globo de Ouro de Melhor Atriz Coadjuvante (Janet Leigh).

- A recente e elogiada série de TV Bates Motel (que já está na terceira temporada) é inspirada em Psicose, contando a história de vida do serial killer Norman Bates.

- No começo do clipe "Haunted" da cantora Taylor Swift é possível avistar a casa do filme Psicose, com direito a Norman Bates andando ao redor e sua "mãe" na janela, assista abaixo:



Crítica


                                                Obra prima obrigatória de Hitchcock!


Se você ainda não viu Psicose até agora, pare de ler essa crítica e assista, este é um filme essencial para entender a história da sétima arte.

O filme conta a história de uma funcionária de imobiliária que rouba uma grande quantidade de dinheiro e foge para um local isolado em busca de uma nova vida, no meio do caminho enfrenta uma tempestade e resolve parar no "Bates Motel", um motel isolado da cidade onde encontra o atencioso e prestativo "Norman Bates", que esconde um terrível e cruel segredo.

A ousadia de Alfred Hitchcock na direção é tanta que ele cometeu algo até então impensável na história do cinema, matou a personagem principal antes da metade do filme, na clássica e ousada cena do chuveiro (cena essa que marcou a história do cinema), isso fez todo mundo se perguntar: "ué, a protagonista morreu, e agora?", após isso é como se fosse um outro filme, a história segue mostrando a investigação do assassinato e logo depois quem assume é Norman Bates. Ou seja, esse sim, o vilão é o verdadeiro personagem principal do filme.

A trilha sonora foi composta com maestria por Bernard Hermann e até hoje é lembrada com uma das mais tensas da história do cinema, ela realça de forma perfeita todo o suspense da trama criando uma tensão alucinante capaz de nos transportar para dentro do filme. Com excelentes atuações, o filme prefere focar nelas para desvendar o mistério da trama,  fazendo-se assim uma obra intimista onde os personagens são bens explorados e o terror é deixado apenas como complemento e não como foco central da trama.

Com um final elucidativo o filme nos coloca dentro da mente de Norman Bates, nos fazendo tentar entender (mesmo que por alguns instantes) a terrível loucura que tomou conta dele.

O filme recebeu várias sequências e refilmagens, porém nenhum deles chega perto de Psicose (1960) de Alfred Hitchcock, essa sim é o único que realmente vale a pena ser assistido, várias e várias vezes!


Cotação: ***** (EXCELENTE)



Trailer



Bônus

Confira a homenagem feita ao filme "Psicose" durante o Halloween Horror Nights do Universal Studios:

Um comentário:

Blogger disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.