Prometheus e não cumpriu

terça-feira, 3 de julho de 2012

Prometheus e não cumpriu


Crítica:

    Filme surpreende no início, empolga e.....se afunda em clichês!


Prometheus tem um trailer espetacular, quando vi o trailer logo me lembrei da obra prima do cinema de terror: "Alien- O Oitavo Passageiro" que é praticamente um dos melhores filmes de ficção científica já feito e com toda certeza o melhor filme da franquia "Alien".

Além do trailer espetacular Prometheus tem também um início fantástico, uma criatura monstruosa se suicida em um planeta exuberante nos minutos iniciais do filme misturando seu DNA com a água do planeta e a câmera enfoca as mutações que vão surgindo em um processo evolutivo misterioso, logo depois surge o título do filme e mostra a fantástica nave Prometheus explorando o universo e cientistas discutindo grandes questões filosóficas como a origem da vida, nessas conversas também é explicado que na mitologia grega Prometheus é um poderoso Titã que se fosse libertado teria poder o suficiente para acabar com o reinado dos deuses do Olimpo. Na busca por nossas origens eles descobrem que os antepassados tiveram contato com seres alienígenas que seriam a espécie fundadora da raça humana por meio de misteriosos mapas rabiscados em paredes de cavernas e é aí que eles descobrem a localização do planeta onde fica a misteriosa espécie alienígena que nos criou.

Visualmente o filme é espetacular e em sua primeira hora e 20 minutos as expectativas são intensas, cheguei até a pensar que seria o melhor filme do ano. Já da sua metade para o final se transforma em outro filme, todos os clichês de filmes de terror aparecem reunidos como no caso do moço que ao ver uma cobra alienígena chamou de bichinho fofo e resolveu colocar seu dedo na boca do animal para ver o que ele fazia, é uma pena ver que o grande elenco do filme é desperdiçado aos poucos com os personagens ficando cada vez mais bobos e tem início o festival de clichês, até o David (o ciborgue sem sentimentos) resolve tomar uma atitude "sem sentido" após ser provocado que deixou todo mundo curioso e não foi explicada.

E aos poucos vi com tristeza o que parecia ser uma obra prima se levar pela ação desenfreada se afundando em todos os clichês possíveis, é personagem entrando na nave segundos antes da porta fechar, é objeto caindo na cabeça da mocinha malvada e a boazinha se salvando por 1 cm, etc.. e NÃO PRECISA SE PREOCUPAR COM SPOILERS se você assistiu qualquer filme da péssima franquia "Aliens vs Predador" já sabe o final desse filme.

OBS: o 3D do filme não chega ser ruim, porém deixa o mesmo escuro demais

Cotação: ** (Regular)



Confira o fantástico Trailer:



O diretor do filme já deixou claro que terá uma continuação (por isso várias pontas soltas e atitudes inexplicáveis como a do David- o ciborgue) e a imagem abaixo é a minha resposta para ele:

Nenhum comentário: