Festival em homenagem ao filme "Tubarão"

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Festival em homenagem ao filme "Tubarão"

Ele Voltou

Quase 40 anos atrás, um grupo de cineastas viajou para um resort em uma ilha tranquila para uma filmagem muito conturbada e que mudaria Hollywood para sempre ao produzirem o que se tranformaria no primeiro sucesso de verão.

Um diretor inexperiente chamado Steven Spielberg e seu elenco lutaram com um tubarão mecânico em mau funcionamento -- apelidado de "Bruce" -- durante todo esse verão de 1974, enquanto os executivos do estúdio, preocupados com os atrasos e estouros de orçamento, ameaçavam cancelar tudo.

A única coisa boa que "Tubarão" parecia ter era o seu material de origem, o best-seller de Peter Benchley em que foi baseado.

Mas menos de 80 dias após o lançamento, o filme tornou-se o campeão de bilheteria de todos os tempos de Hollywood, posição que manteve até o lançamento de "Guerra nas Estrelas", que levou seis meses para superar o suspense do tubarão, segundo a consultoria Exhibitor Relations.

Spielberg filmou o clássico do terror em 1974

"Tubarão" foi também o primeiro filme a chegar a US$ 100 milhões em ingressos nos Estados Unidos.

Atualmente a ilha de Martha's Vineyard é um playground de verão para presidentes e estrelas de Hollywood. Sua população no verão aumentou bastante, e o tráfego enche as ruas que cruzam muitas das seis cidades da ilha.


Em poucas semanas, mais milhares de visitantes vão chegar para o 'Jawsfest' (Festival do Tubarão), uma homenagem de quatro dias para o filme que consolidou a fama de Martha's Vineyard, na costa do Estado de Massachusetts, como a ficcional Ilha Amity da história.

O festival, que vai de 9 a 12 de agosto, também coincide com o 100º aniversário da Universal Pictures, que lançou o filme em junho de 1975.

Estão incluídas aparições e debates de cineastas e membros do elenco, exposições, atividades sobre a preservação dos tubarões e uma exibição ao ar livre do filme em Oak Bluffs. Os organizadores esperam de 5 mil a 10 mil participantes.

"Ninguém sabia que ia ser o sucesso que foi", disse Jeffrey Kramer, que interpretou o assistente do chefe de polícia Roy Scheider, o personagem que ficou fisicamente doente quando descobriu os restos parciais de um nadador rastejando com caranguejos minúsculos.

A filmagem se arrastou por quase seis meses, quatro vezes a mais que o período planejado.

"Mas foi uma época tão incrivelmente excitante, inebriante. Ele me levou para a Califórnia, o que mudou a minha vida", disse Kramer. A função de assistente em "Tubarão" foi o primeiro papel no cinema para Kramer, produtor vencedor do Emmy das séries de TV "Ally McBeal" e "The Practice".

O fenomenal sucesso do filme foi seguido por uma explosão de multidões no verão na ilha, e um boom na construção de casas de luxo.

Antes de "Tubarão", a população turística média de verão era de cerca de 5 mil pessoas. Depois que ele foi lançado, o número subiu para 15 mil. Agora está em cerca de 75 mil, mas sobe para 130 mil durante as semanas mais movimentadas.


Fonte: UOL

Nenhum comentário: