A Lenda da Pedra Filosofal

segunda-feira, 11 de junho de 2012

A Lenda da Pedra Filosofal

Desejada por todos os alquimistas e cientistas, a pedra filosofal fazia que qualquer homem vivesse eternamente, imune a doenças, além de fundir metais os transformando em ouro


Obter uma pedra filosofal (Lapis Philosophorum) era um dos principais objetivos dos alquimistas da Idade Média. Com ela, o alquimista poderia transformar qualquer "metal inferior" em ouro, com a pedra, também seria possível obter o Elixir da Longa Vida, que permitiria prolongar a vida "indefinidamente", era a fonte da vida eterna.


A busca por essas pedras são, em certo sentido, semelhantes à busca pelo Santo Graal das lendas arturianas. Em seu romance Parsifal, Wolfram von Eschenbach associa o Santo Graal não a um cálice, mas a uma pedra que teria sido enviada dos Céus por seres celestiais e teria poderes "inimagináveis".


Ao longo da história, criações de pedras filosofais foram atribuídas a várias personalidades, como Paracelsus e Fulcanelli, porém é "inegável" que a lenda mais famosa refere-se a Nicolas Flamel, um alquimista real que viveu no Século XIV.


Segundo o mito, Flamel encontrou um antigo livro que continha textos intercalados com desenhos enigmáticos. Porém, mesmo após muito estudá-lo, Flamel não conseguiria entender do que se tratava. Segundo a lenda, ele teria encontrado um sábio judeu em uma estrada em Santiago na Espanha, que fez a tradução do livro, que tratava de cabala e Alquimia, possuindo a fórmula para uma pedra filosofal.


Por meio deste livro, Nicholas Flamel teria conseguido fabricar uma pedra filosofal no fim de sua vida. Segundo a lenda, esta seria a razão da riqueza de Flamel, que inclusive fez várias obras de caridade antes de morrer, adornando-as com símbolos alquímicos de ouro.


Ao falecer, a casa de Flamel teria sido saqueada por caçadores de tesouros ávidos por encontrar pedras filosofais, nada foi encontrado, nos túmulos de Flamel e sua esposa foram encontradas apenas suas roupas no lugar de seus corpos, será que eles estão vivos até hoje? 


Flamel foi citado no filme "Harry Potter e a Pedra Filosofal" como tendo realmente conseguido produzir a pedra filosofal e vivido 665 anos 

Há menção de Flamel também em "O Código Da Vinci" no qual o mesmo teria sido um dos grão-mestres do Priorado de Sião

Um comentário:

Anônimo disse...

será q vc poderia divulgar o sorteio do meu blog?
http://diariosecretodeumaroqueira.blogspot.com.br/2012/06/sorteio-kit-crepusculo.html