Pelznickel, conheça o monstro que apavora o Natal do Vale do Itajaí em Santa Catarina

terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Pelznickel, conheça o monstro que apavora o Natal do Vale do Itajaí em Santa Catarina


O Pelznickel é um monstro que aparece somente em dois momentos do ano: no dia de São Nicolau, em 6 de dezembro, e na véspera do Natal, dia 24. No restante do ano, ele mora na floresta, no meio do matagal.

Os Pelznickel não não são bonitos nem simpáticos. Segundo a lenda, se as crianças se comportam, o monstro traz presentes de Natal. Porém, se não se comportam, além de não ganhar presente, as crianças são levadas para o mato para refletirem sobre o mal que fizeram.

Decoração de Natal de Guabiruba - SC conta com a Casa dos Pelznickel, monstros ficam escondidos pelo local assustando os visitantes.

A lenda conta que os Pelznickel eram moribundos que viviam na floresta e São Nicolau (Papai Noel) trouxe para seu lado para ajudar na realização do Natal. A ajuda é para as crianças boas e também, paras as crianças que se comportam mal. Os Pelznickel eram seres que ninguém queria ver e, sua presença, ajudava a intimidar as crianças para que se comportassem bem.

Essa cultura, é centenária e foi trazida pelos imigrantes alemães para Santa Catarina. Em Guabiruba, por exemplo, a celebração do Pelznickel já acontece há mais de 150 anos, se tornando uma marca registrada da cultura local. As crianças da cidade cidade já são super acostumadas com a tradição e acham normal a presença dos “monstros” na celebração natalina.

Para manter a tradição viva, há oito anos foi criada a “Sociedade do Pelznickel” em Guabiruba. O grupo foi criado para preservar, cultivar e ativar esta cultura. Atualmente promove um desfile e evento, chamado “Pelznickelplatz”.

O evento com um desfile dos personagens da história, com a “Casa dos Velhos” e também com um presépio vivo que traz os personagens. As crianças podem se divertir e tirar fotos com os Pelznickels e os pais das crianças também entram na brincadeira, se fantasiando de “monstros”. O espaço também conta com um parquinho para as crianças e venda de bebidas.

O evento promovido pela Sociedade do Pelznickel acontece nos dia 13 e 14 de dezembro, a partir das 19h e no dia 15 de dezembro a partir das 17h.

Quem tiver interesse em conhecer de perto a história dos Pelznickels pode comparecer no desfile na rua Nicolau Schaefer, 647, Guabiruba - SC.

Placas com nomes das crianças que não se comportaram durante o ano fazem parte da decoração natalina.

Confira a matéria sobre a tradição natalina em Guariruba:



Confira a parada natalina de Guabiruba:

Nenhum comentário: