A filosofia por trás do universo do horror cósmico

sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

A filosofia por trás do universo do horror cósmico


Um cientista se depara com um acontecimento insólito. Homem racional e cético, resolve desvendá-lo e começa a investigar por conta própria. A cada novo indício encontrado, fica mais evidente que o ocorrido não obedece às leis criadas pela ciência humana; mas, dotado da curiosidade e da soberba características dos homens de razão, ele persiste. Quando enfim encontra o agente ou a causa do evento, é tarde demais: trata-se de algo que sua mente não é capaz de entender. Acaba enlouquecendo ou suicidando-se.

Em algumas linhas, essa é a essência de uma narrativa de “horror cósmico”, ou “medo cósmico”. Assim ficou conhecida a vertente literária que, a partir do começo do século 20, consolidou-se entre autores de língua inglesa e cujas características, hoje, são encontradas em tantos livros, filmes, séries e games.

O termo “medo cósmico” foi muito usado pelo autor norte-americano Howard Phillips Lovecraft (1890 - 1937) para designar seu próprio projeto estético. Criador do aclamado "Mito de Cthulhu" – um universo ficcional povoado por monstruosidades “mais antigas que o tempo e maiores que o espaço” –, Lovecraft acabou por se consolidar como o principal nome dessa categoria literária. Tão estreitos são os laços que, atualmente, as narrativas de horror cósmico também são chamadas de “lovecraftianas”.

O termo “medo cósmico” foi muito usado pelo autor norte-americano Howard Phillips Lovecraft (1890 - 1937) para designar seu próprio projeto estético. Criador do aclamado "Mito de Cthulhu" – um universo ficcional povoado por monstruosidades “mais antigas que o tempo e maiores que o espaço” –, Lovecraft acabou por se consolidar como o principal nome dessa categoria literária. Tão estreitos são os laços que, atualmente, as narrativas de horror cósmico também são chamadas de “lovecraftianas”.

Mito fundador


Mas o que caracteriza essas histórias? Para o pesquisador brasileiro Caio Alexandre Bezarias, autor de "A totalidade pelo horror: o mito na obra de Howard Phillips Lovecraft" (Annablume, 2010), o motor das narrativas de horror cósmico é o “mito cosmogônico”. O conceito se refere a “uma origem recuada de um cosmo organizado, do momento em que massas amorfas transformam-se em forças, em entidades e em planos distintos e separados”. Trata-se do mito fundador, diante do qual todos os outros criados pela humanidade “dobram-se de modo inconteste”.

Assim, os relatos de horror cósmico remetem ao "começo de todos os seres [...] e estabelecem um limite intransponível para o conhecimento e entendimento humanos sobre esse princípio”. São narrativas que oferecem vislumbres do caos primordial, muitas vezes na forma de criaturas indescritíveis. E, por isso, afastam-se dos temas religiosos que, muitas vezes, são as fontes de assombro na literatura de horror (na forma de demônios, principalmente).

Somos poeira


Na obra de Lovecraft, assim como nos livros de inúmeros autores com quem ele se correspondeu e por ele foram influenciados, o verdadeiro horror nasce da consciência da nossa insignificância diante do caos primordial. Seus relatos não permitem que nos esqueçamos de que somos poeira, e nada mais; também nos lembram de que basta o despertar de alguma entidade antiga para, como poeira, sermos varridos da existência.

É importante notar que, embora delimitado pelo autor de “O chamado de Cthulhu”, o território do horror cósmico já havia sido explorado por escritores que o antecederam. No tratado "O horror sobrenatural na literatura", publicado pela primeira vez em 1927, Lovecraft cita algumas obras: "O grande Deus Pã" (1894), do galês Arthur Machen (1863 - 1947); "O rei de amarelo" (1895), do norte-americano Robert W. Chambers (1865 - 1933); "Os salgueiros" (1907), do inglês Algernon Blackwood e, claro, alguns relatos do maior ídolo de Lovecraft – seu conterrâneo Edgar Allan Poe.

A mais intensa emoção

Filósofo irlandês Edmund Burke.

No entanto, é fora da ficção que encontramos um nome fundamental para a estética do horror cósmico – e das narrativas modernas de horror no geral. Trata-se do filósofo irlandês Edmund Burke (1729 - 1797), autor do ensaio "Uma investigação filosófica sobre a origem de nossas ideias do sublime e do belo" (1757). A importância de Burke vem do fato de que, para ele, o horror assume papel central na constituição do sublime – ou seja, da mais intensa emoção que podemos experimentar. Afirma ele que:

"Tudo que seja de algum modo capaz de incitar as ideias de dor e de perigo, isto é, tudo que seja de alguma maneira terrível ou relacionado a objetos terríveis ou atua de um modo análogo ao terror, constitui uma fonte do sublime. Isto é, produz a mais forte emoção de que o espírito é capaz."

Para o filósofo irlandês, o sublime afeta nosso espírito em quatro diferentes níveis. Três são inferiores: admiração, reverência e respeito; já o quarto, e mais intenso, é o assombro. De acordo com os pesquisadores brasileiros Júlio França e João Pedro Bellas, este seria o efeito acarretado pelas histórias de horror cósmico.

No artigo “Os desdobramentos estéticos do medo cósmico: o riso bakhtiniano, o horror lovecraftiano”, França e Bellas afirmam que, ao experimentar esse tipo de sensação, “o indivíduo torna-se incapaz de agir e de pensar”. Encontramos em Burke a justificativa para essa prostração: quando está assombrado, “o espírito sente-se tão pleno de seu objeto que não pode admitir nenhum outro, nem, consequentemente, raciocinar sobre aquele objeto que é alvo de sua atenção”.

Força irresistível

Cena do jogo Call Of Cthulhu.

Vejamos a definição que o próprio Lovecraft fornece, em seu já mencionado tratado, para a expressão “horror cósmico”: é “a ficção na qual o horror que se choca com o ser humano é tremendamente superior à sua capacidade de suportá-lo”. Em outras palavras: diante do caos primordial (ou do mito cosmogônico), tamanho é nosso arrebatamento que não somos capazes de raciocinar. De acordo com Burke, essa força é “irresistível”.

De fato: quase um século depois, aqui estamos, bem pouco capazes de resistir aos apelos dessas narrativas. A julgar pela enorme quantidade de livros, de filmes, de séries e de games que surgem a todo momento, o mito cosmogônico continua tão – ou até mais – fascinante do que na época de Lovecraft. O fenômeno é justificado, também, pelos avanços da física quântica, com temas que estão ampliando os limites do horror cósmico.

Por tudo isso, é cada vez maior o número de personagens de obras ficcionais dispostas a espiar pelas frestas do tempo e do espaço. Para o azar delas, mas para o nosso deleite.

*Oscar Nestarez é autor e pesquisador da literatura de horror. Publicou "Poe e Lovecraft: Um Ensaio Sobre o Medo na Literatura" (Livrus), a coletânea de contos "Horror adentro" (Kazuá) e o romance "Bile negra" (Pyro), que recebeu o prêmio de melhor narrativa longa de horror da Associação Brasileira de Escritores de Romance Policial, Suspense e Terror (ABERST).

Decoração de Natal inspirada no universo de Lovecraft.
Fonte: Galileu

Nenhum comentário: