A Máscara da Morte Branca, lenda de Recife ganha vida em HQ inspirada em Allan Poe

sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

A Máscara da Morte Branca, lenda de Recife ganha vida em HQ inspirada em Allan Poe


O Museu da Cidade do Recife, no Forte das Cinco Pontas, recebe neste sábado (14/12), às 17h, o lançamento da revista em quadrinhos "A Máscara da Morte Branca". Inspirada na escrita de Edgar Allan Poe, a obra se baseia na lenda pernambucana de Branca Dias.

Com roteiro de Alexey Dodsworth, arte de Isaque Sagara e capa de David Oliveira, toda a trama é historicamente embasada. Na ocasião, Alexey também profere a palestra “Branca Dias e outras sombras”. A revista será vendida no local.

A judia portuguesa Branca Dias é conhecida por, em noites enluaradas, lavar talheres no Açude do Prata - localizado no bairro de Dois Irmãos, Zona Norte do Recife. Encarcerada durante dois anos pela Inquisição no país natal, ela conseguiu fugir para o Brasil e seu espírito não descansa em paz enquanto houver perseguição e injustiça. 

A gênese da obra surgiu a partir de interesses bem pessoais do roteirista. Tendo como um dos seus hobbies preferidos o estudo de genealogias, Alexey descobriu que o casal de judeus portugueses Branca Dias e Diogo Fernandes são seus ancestrais (quinze gerações até chegar a ele). A partir daí, ele passou a pesquisar sobre a vida da pessoa real por trás do mito assombrado. “Além disso, tomei conhecimento de uma lei decretada pelos governos de Portugal e da Espanha, que concede cidadania a quem provar que descende de judeus perseguidos pela Inquisição, que é exatamente o meu caso, já que ela foi presa e torturada por dois anos”, conta Dodsworth.

Além dos quadrinhos, o leitor de “A máscara da morte branca” tem acesso a trechos de alguns desses documentos históricos. Eles expõem a virulenta perseguição a que foram submetidos os descendentes de Branca Dias. A obra também serve como fonte de informação sobre um pouco da história dessa mulher que foi uma das primeiras professoras de meninas do Brasil e tem muitos descendentes espalhados pela região nordeste.

A Lenda de Branca Dias

Cena da peça teatral "Senhora de Engenho Entre a Cruz e a Torá", sobre a lenda de Branca Dias.

Conta a lenda que Branca Dias era uma rica dona de engenho vivendo tranquila no Recife de antigamente até que começou em Pernambuco a perseguição aos judeus promovida pela Inquisição: um tribunal formado a partir da Idade Média por religiosos da Igreja Católica para revelar e punir pessoas que não eram cristãs e que supostamente cometiam bruxaria. Branca Dias praticava em segredo a religião judaica e sabia que se aproximava a sua condenação – tanto por sua crença, quanto por ser dona de uma magnífica coleção de objetos de prata que poderia se confiscada pelos perseguidores.

À primeira menção de que a Inquisição viria pegá-la, Branca Dias juntou todos os objetos valiosos os atirou num riacho que corria no terreno da vasta propriedade na qual morava. Os temores da mulher se concretizaram: ela foi levada para Portugal, julgada e condenada à morte. Já o curso d’água ficou conhecido a partir de então como “Riacho da Prata”, e depois como “Riacho do Prata”.

Localizando no Bairro de Dois Irmãos, durante muito tempo o riacho serviu como manancial para abastecer a capital pernambucana. O açude criado para viabilizar esse abastecimento hoje quase não é mais usado para esse fim e permanece esquecido numa área pouco frequentada que atualmente faz parte do Horto de Dois Irmãos, o zoológico do Recife.

Mas, graças ao imaginário popular, a trágica história da judia perseguida desaguou numa narrativa carregada de mistério e espanto. Alguns anos depois começaram a correr histórias de que uma aparição estava afastando as pessoas que passavam por um riacho no subúrbio do Recife: o fantasma de Branca Dias nada mais estaria fazendo do que guardar o tesouro.

Antes de prosseguir com essa história, é preciso falar de uma velha superstição: até meados do século XX, as moças que sonhavam com um casamento tinham o costume de olhar as águas de rios e córregos na noite de São João para tentar enxergar a figura do marido que estaria destinado a elas – uma das tradicionais formas de “adivinhação” ou “simpatia” praticadas durante a festa. As jovens que obtinham a visão ficavam contentes e esperançosas. As que não viam nada permaneciam inquietas, pois era grande a possibilidade de “ficarem pra titia”.

Pois bem: ainda nos tempos dos engenhos, uma dessas moças teria ido com sua mucama às margens do Riacho do Prata. Chegando lá, fez com que a serviçal, de nome Luzia, ficasse esperando à distância enquanto ela tentava a sorte. Afoita, se aproximou da margem a ponto de quase cair na água escura. De repente, a mucama teve um pressentimento. Ia dizer para a iaiá sair da beira do riacho quando ouviu um grito:

– Me acuda, Luzia! Me acuda que ela quer me levar!

A mucama não encontrou mais a patroa. Ela teria sido levada por Branca Dias. Por décadas se falou que, em noites de lua, duas moças nuas eram vistas no meio do Açude do Prata. Uma seria rica judia; a outra, a sinhazinha que sumiu na noite de São João.

Estudiosos judeus explicam, no entanto, que a lenda não tem fundamento histórico. Em meados do século XVI, existiu em Pernambuco uma cristã-nova (uma judia de nascença convertida ao cristianismo) chamada Branca Dias, esposa do dono de engenho Diogo Fernandes (também cristão-novo), que de fato foi acusada pela Inquisição de praticar o judaísmo. A mulher chegou a ser presa, mas não foi morta a mando dos inquisidores – acabou sendo libertada depois de cumprir parte da pena a que havia sido condenada.

A confusão a respeito da personagem veio do romance chamado “Branca Dias de Apipucos” escrito no século XIX por Joana Maria de Freitas Gamboa. A obra deu uma nova versão sobre a vida da judia, transpondo erroneamente a história de Branca para o tempo da Guerra dos Mascates (século XVIII). A verdadeira Branca Dias é considerada uma heroína por preservar a cultura e religião judaicas numa época de grande preconceito contra os judeus no mundo católico.

Mas, mesmo diante dessa constatação histórica, ainda há quem garanta que o espectro de uma mulher assombra os arredores do Açude do Prata. Trajes antiquados, longos cabelos ruivos ao vento, expressão de soberania: assim ela é vista à noite, em pé na sacada do casarão antigo que existe em frente ao manancial.

É como se a sinistra figura feminina estivesse vigiando o tesouro de prata oculto pelas águas silenciosas. E não adianta argumentar que o tal casarão é uma construção do século XIX e que foi usado inicialmente como sede administrativa de uma empresa pública que operava o abastecimento hídrico da capital. As testemunhas da aparição não vacilam ao afirmar:

– Eu vi o fantasma de Branca Dias!

Açude do Prata, local de aparição do espectro de Branca Dias.

Serviço:

Palestra “Branca Dias e outras sombras”, com Alexey Dodsworth
Lançamento "A máscara da morte branca"
Sábado, dia 14 de dezembro, às 17h
Entrada gratuita - com venda da revista no local
Museu da Cidade do Recife - Forte das Cinco Pontas - Bairro de São José
Fones: (81) 3355-9543 / 3355-3107 / 3355-9544

Nenhum comentário: