A cidade macabra por trás de Silent Hill

quinta-feira, 23 de maio de 2013

A cidade macabra por trás de Silent Hill


Viajando pela estrada conhecida comoroute 61, nos EUA, é possível chegar à folclórica cidade de Centralia, no estado da Pennsylvania. Se em 1981 a pequena cidade tinha cerca de 1.500 habitantes, hoje a população não ultrapassa pouco mais de 10 residentes e resistentes. O motivo? O fogo que queima por baixo das ruas desde 1962, em uma história bizarra o bastante para inspirar a criação da cidade-fantasma que serve de ambientação para os games da série “Silent Hill” e também para o filme 'Silent Hill: Revelação' (Silent Hill Revelation 3D), que a PlayArte estreia em circuito nacional no próximo dia 5 de julho.

A trama macabra, que já dura mais de 50 anos, começou no dia 27 de maio de 1962. Centralia já era uma cidade de mineração de carvão em declínio quando os bombeiros atearam fogo ao aterro sanitário municipal, em uma tentativa fracassada de limpar a região para o Memorial Day, o feriado norte-americano em celebração aos soldados mortos em combate. O fogo acabou inflamando o carvão e, ao longo dos anos, se espalhou para a vasta rede de minas sob as residências e prédios comerciais, ameaçando os moradores com gases venenosos e buracos perigosos eternamente emanando fumaças. Depois de anos de batalha legal a respeito do futuro da cidade, no final dos anos 1980 milhares de pessoas se mudaram e por volta de 500 estruturas foram demolidas graças a um programa federal no valor de US$ 42 milhões.


Nas ruas desertas, o fogo ainda queima – por mais que alguns moradores, agora vivendo mais próximos da região das montanhas, insistam em ficar, afirmando que as chamas não representam mais perigo e acusando o governo e as companhias mineradoras de uma espécie de plano conspiratório. A respeito da ameaça do fogo, o geólogo Tim Altares, do Departamento de Proteção Ambiental da Pennsylvania, afirmou em entrevista ao The Huffington Post que, embora as temperaturas em poços de monitoramento estejam em baixa, o fogo ainda é uma ameaça, pois tem o potencial para abrir novos caminhos para os gases letais atingirem as casas restantes.

“Esta é a grande ameaça a ser considerada mesmo quando o fogo abandonar a área”, afirmou Altares.



Sinopse do filme Silent Hill (2006): 

Rose não consegue aceitar a idéia de que a filha Sharon está morrendo por uma doença fatal. Sob os protestos do marido, ela foge com a filha, com a intenção de levá-la a um curandeiro. No caminho, ela acaba adentrando um portal que as conduz a assustadora e deserta cidade de Silent Hill.

Sharon desaparece em Silent Hill, e Rose segue o que pensa ser a silhueta da filha por toda a cidade. Logo fica claro que a cidade é diferente de tudo o que ela já viu. O local é habitado por diversas criaturas e uma escuridão viva que desce e literalmente transforma tudo o que toca.

Os habitantes humanos que restaram lutam uma batalha inútil contra a Escuridão. Ajudada por uma policial chamada Cybil, que foi enviada para resgatar ela e a filha, Rose procura pela menininha enquanto descobre a história de Silent Hill e que Sharon é apenas mais uma peça de um jogo bem maior.


Nenhum comentário: