A Noite das Bruxas

quinta-feira, 2 de maio de 2013

A Noite das Bruxas

Data é comemorada no dia 30 de abril

Mistério, magia, bruxas e feiticeiros, vassouras e muitos feitiços: A Noite das Bruxas é comemorada principalmente na Alemanha e também em alguns países como Suécia, Finlândia e República Checa.

Tudo começou durante o período medieval e é comemorado na véspera do dia primeiro de maio, quando acredita-se que os poderes mágicos ou bruxas e feiticeiros estão em seu pico. Antes da meia-noite, as pessoas então já estavam com medo de deixar a segurança de suas casas. Rituais eram realizados e guirlandas são penduradas em suas portas para assustar os maus espíritos.

Acredita-se que a fogueira tem o poder de afastar os maus espíritos

Estamos falando da festa Walpurgisnacht. Essa festa tem origem na antiguidade, quando no último dia de abril as pessoas subiam aos montes pra festejar o fim de abril e o início de maio com suas temperaturas mais elevadas e dias mais longos. Isso porque abril ainda é um mês com temperaturas relativamente instáveis, o que gerou até uma expressão: diz-se da pessoa com humor oscilante que ela tem humor como o tempo de abril, Aprilwetter. Eles brincam ainda “April, April, er weiß nicht was er will” ou seja, “abril, abril, ele não sabe o que quer”.

Depois da cristianização da Europa Ocidental é claro que a igreja católica não gostou nada disso e soltou a história que nesses dias as bruxas estavam soltas, que elas iam pras montanhas a espera de demônios e voavam com vassouras. Dessa forma ninguém deveria subir às montanhas nesses dias. Os rebeldes que se atreviam eram considerados bruxos e bruxas e eram perseguidos e/ou queimados na fogueira. Não apenas na região onde hoje é a Alemanha esse ritual era comum, assim como também em toda a cultura celta. Mesmo com a perseguição da igreja católica, o fato é que essa festa sobreviveu ao tempo e permanece viva até os dias de hoje, e assim como em muitas outras datas festivas, costumes religiosos e pagãos se misturam.

Data é comemorada em várias partes da Europa

Segundo a crença popular, a noite de Walpurga (Walpurgisnacht) é ideal para ler o futuro, fazer magias para a proteção e fecundidade. A fogueira não pode faltar nessa noite. Além de afastar os espíritos ruins, quem pula a fogueira ganha proteção e ainda pode fazer um pedido.

Apesar de não ser feriado, o dia 30 de abril é celebrado na Alemanha com música e dança. É a véspera do dia de Santa Walpurga (também chamada Walburga ou Walpurgis).

Acredita-se que os espíritos ficam soltos nessa noite

Walpurga, nascida no sul da Inglaterra lá pelos anos de 710 d.C., foi uma abadessa num convento de freiras. Morreu provavelmente por volta de 780. Cem anos depois, foi canonizada pelo Papa Adriano II. É venerada como santa protetora contra os espíritos maus, as epidemias, a hidrofobia, a fome e a má colheita. 

É sabido que os povos germânicos já celebravam nessa data o início do período de temperaturas elevadas. As pessoas se vestiam com máscaras e usavam o fogo para espantar os espíritos maus que ficavam soltos nessa noite. As bruxas se reuniam para dançar no Brocken, a montanha mais alta da cadeia montanhosa do Harz (norte da Alemanha). Daí vem o costume conhecido como Tanz in den Mai (dança na entrada de maio).

A véspera do Primeiro dia de Maio sempre apresentou clima confuso e tempo nublado. Pode ser quente e úmido em um momento ou chovendo granizo com uma rajada de vento em outro. É o cenário perfeito para tais festividades. Na verdade é por causa destas mudanças bruscas no tempo que a data ganhou um sentido inexplicável e misterioso.

Data é conhecida por apresentar mudanças bruscas de temperatura


Assista um vídeo da celebração:

Nenhum comentário: