Atrações misteriosas do Playcenter

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Atrações misteriosas do Playcenter



Foi num terreno de 85 mil metros quadrados na Marginal Tietê, próximo à ponte do Limão na Barra Funda que o Playcenter foi inaugurado em 27 de julho de 1973. Logo o parque consolidou-se como uma opção de diversão, se transformando num Cartão Postal da cidade e que ao longo de seus 39 anos de atividades recebeu mais de 60 milhões de visitantes vindos de todo o Brasil e até de países vizinhos e que de alguma forma guardam uma lembrança especial, seja dos momentos vividos no parque, ou em suas atrações que por lá estiveram, ou até mesmo dos eventos que por lá aconteceram nessas quase quatro décadas. E para que essa magia chamada Playcenter nunca se perca, compartilharemos com vocês um pouco desses momentos...


A Casa do Espanto


Criada em alusão ao filme de grande sucesso na época, a Casa do Espanto era um labirinto a pé e escuro. Em seu interior possuía cenários como o do Freddy Krueger, de Múmias, as Pontes Suspensas, os Caixões com mortos, entre outros cenários de arrepiar. A atração foi aberta ao público em janeiro de 1988 com um show do Zé do Caixão e ficou em operação até 1989.


Castelo Mal Assombrado


O Castelo Mal Assombrado era um trem fantasma de origem italiana com grandes curvas e muitos monstros ao longo do caminho. Visto do lado externo, o Castelo parecia ele mesmo um monstro: o corpo central do castelo seria a cabeça e o corpo do monstro, e as torres laterais seus braços. Os olhos do monstro mexiam-se observando as pessoas na fila. A atração foi aberta ao público em agosto de 1976 e ficou em operação até junho de 1988.


Labirinto


O Labirinto era um enorme salão totalmente dividido internamente por vidros transparentes e que formavam um labirinto com diversos corredores e com variadas direções por onde transitavam os visitantes com um único intuito, o de encontrar a saída. A atração foi aberta ao público em 1978 e ficou em operação até 1997.


Monga


Nessa atração era possível num show de efeitos e ilusionismo visualizar a transformação de uma linda mulher numa horrível fera, a Monga. A atração foi aberta ao público em 1977 e permaneceu no parque até junho de 1988.


Casa do Monstro


A Casa do Monstro foi a primeira atração de terror do Playcenter, era um trem fantasma de 2 andares totalmente diferente dos que existiam na época, pois ele era suspenso. O visitante ficava sentado durante todo o percurso em uma gôndola que deixava as pernas livres, dando a sensação de fazer um passeio aéreo por toda a atração. Durante um momento no segundo andar da atração, a cadeira saia para fora fazendo um sobrevoo em cima de quem ficava embaixo na fila aguardando para embarcar no trem fantasma. Um dos momentos mais aguardado por todos era a caveira que ficava no piso da atração e que levantava quando a gôndola passava por ela, dando alusão de pegar o pé de quem estava ali sentado curtindo a atração.

A atração foi aberta ao público na inauguração do parque em 27 de Julho de 1973 e ficou em operação até meados de 1999.


Sombras Mágicas



As Sombras Mágicas constituía-se de um salão escuro com capacidade para até 35 pessoas por apresentação, onde as paredes eram revestidas de um material foto sensível e um sistema de “flash” no centro do salão era disparado para que a sombra dos visitantes fossem projetadas e registradas nas paredes por alguns segundos. A atração foi aberta ao público em outubro de 1985 e ficou em operação até meados de 1999.


Casa Maluca


A Casa Maluca estava localizada em um auditório, em que o chão possuía 15 graus de inclinação. Na Casa os visitantes eram convidados a conhecer objetos surpreendentes como: água que “caia pra cima”, bola de sinuca que nunca entrava em um dos lados da mesa, cadeira que se prendia à parede, luz de emergência presa a uma mão que girava sem parar, lareira com fogueira de cabeça para baixo e um chão que deixava qualquer um desequilibrado. O apresentador da Casa Maluca fazia brincadeiras durante 15 minutos com uma platéia de 50 pessoas por ciclo. A atração foi aberta ao público em outubro de 1987 e ficou em operação até julho de 2005.


Castelo dos Horrores



Esta atração era recomendada a adultos, jovens e crianças que tivessem coragem. Tratava-se de um castelo onde aconteciam cenas de terror e suspense, através da utilização de labirintos, espelhos, efeitos especiais, trucagens cinematográficas, sons tenebrosos e da caracterização de atores, especialmente preparados para proporcionar surpresas "desagradáveis" aos visitantes. O passeio tinha duração de treze minutos e os grupos podiam compor até doze pessoas, que no interior do castelo passavam a viver histórias assustadoras. O Castelo dos Horrores esteve presente no Playcenter em tres versões, sendo a primeira que operou de 1995 à 1998, a segunda de 1998 à 2001, a terceira e última versão que operou de 2001 até o último dia de funcionamento do parque em 29 de Julho de 2012.


Noites do Terror


Em agosto de 1998 o Playcenter, em São Paulo, organizou o primeiro evento Noites do Terror, que foi inspirado em uma das maiores festas da cultura americana, o Halloween. O Parque recebia ambientação especial, tinha uma programação de shows, recursos de luz e som, que criavam um clima de "terror".

Com 25 anos de sucesso e mais de 10 milhões de visitantes, a partir de 2013 as Noites do Terror ultrapassam fronteiras e prometem invadir outras cidades. Acompanhe o evento em: www.noitesdoterror.com.br


Nenhum comentário: