2013- Ano da Serpente

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

2013- Ano da Serpente


Os chineses receberam o Ano da Serpente com grandes comemorações. A virada foi comemorada no dia 10 de fevereiro e as festas continuaram até as primeiras horas de domingo, oficialmente o primeiro dia do Ano Novo Lunar. Mesmo com as baixas temperaturas do inverno de Pequim, moradores se reuniram e lotaram os eventos públicos para dar boas vindas ao novo ciclo. Acredita-se que soltar fogos de artifício afugenta os maus espíritos e atrai o deus da fartura para a casa das pessoas, quando o Ano Novo chega. O Ano Novo da Serpente substituiu o Ano do Dragão (2012). Na China, a figura da serpente é associada à sabedoria, beleza e inteligência, mas também ao orgulho e à ira.


Celebrações do Ano Novo da Serpente na China

A serpente é um antigo deus da sabedoria no Médio Oriente e na região do mar Egeu, sendo, intuitivamente, um símbolo telúrico. No Egito, Rá e Áton ("aquele que termina ou aperfeiçoa") eram o mesmo deus. Áton o "oposto a Rá," foi associado com os animais da terra, incluindo a serpente. Nehebkau ("aquele que se aproveita das almas") era o deus da serpente que guardava a entrada do mundo subterrâneo. Se nos afastarmos mais, tanto em termos geográficos como culturais - por exemplo, até às ilhas Fiji, encontramos Ratu-mai-mbula, um deus-serpente que governa o mundo subterrâneo (e faz a energia vital fluir).No Louvre, existe um famoso vaso verde esteatite esculpido para o rei Gudea de Lagash (data aproximada entre 2200 a.C. e 2025 a.C.), dedicado por sua inscrição a Ningizzida, "senhor da árvore da verdade" que carrega um relevo das serpentes gêmeas em volta dos sacerdotes, exatamente como os caduceus de Hermes. Na mitologia Grega a serpente também aparece como símbolo da sabedoria, (símbolo da medicina) com Asclepio.

A Serpente é o símbolo da sabedoria e de diversas profissões, entre elas a Contabilidade (foto) e a Medicina

Na distante extremidade ocidental do mundo da antiguidade  no jardim de Hespérides, uma outra serpente guardiã da árvore, Ladon, protege a fruta dourada. Entretanto sob uma outra árvore da Iluminação, está o Buda sentado em posição de meditação. Quando uma tempestade se levantou, o rei poderoso da serpente levantou-se acima de sua caverna subterrânea e envolveu o Buda em sete espirais por sete dias, para não interromper o seu estado de meditação. O Minoan ,grande divindade, pode manusear uma serpente em uma das mãos, talvez evocando seu papel como a fonte da sabedoria, melhor que seu papel como o senhor dos animais (Potnia theron), com um leopardo sob cada braço. Não por acaso mais tarde este infante Héracles, um herói limítrofe entre o velho e o mundo novo de Olympia, também manuseara duas serpentes que "o ameaçaram" em seu berço. Os gregos clássicos não perceberam que a ameaça era meramente a ameaça da sabedoria. Mas o gesto é o mesmo que aquele da divindade de Creta. 

Em toda a Sociedade Patriarcal, a Serpente, Símbolo do Conhecimento, vem subjuga e deve se submeter a lei, quando em verdade, a lei deveria se submeter ao conhecimento

Considerada o símbolo do pecado para o Catolicismo e o Protestantismo, a serpente é endeusada em várias passagens bíblicas : "Fossem vocês conseqüentemente sábios como serpentes." (Mateus 10:16). E Moisés fez uma serpente de metal,e colocou-a sobre um bastão, e deixou-a passar , e se a serpente tivesse mordido qualquer homem , quando ele olhasse a serpente de metal, ele viveria." (Números 21:9)

A haste que Moisés carrega é uma serpente. Quando a joga para a terra, ao comando de Yahweh, ela toma a forma de serpente. Se a identidade não puder ainda estar desobstruída o bastante, quando Moisés segura a serpente, esta se transforma em uma haste uma vez mais.As serpentes são figuras proeminente em mitos gregos muito arcaicos: o mito-elemento de Laocoonte, a antiga Hidra de Lerna, que lutou com Hércules, a serpente do mais velho oráculo de Delfos, etc...

No Oriente Médio, seres reptilianos que se transformam de gênios para dragões e homens-serpente são citados desde os tempos antigos

A imagem da serpente como a incorporação da sabedoria transmitida por Sophia é um emblema usado pelo gnosticismo, especialmente aquelas seitas mais ortodoxas caracterizadas como "Ofídeas", ("Homens Serpente"). A serpente ctônica é um dos animais associados com o culto de Mitras. O Basilisco, o famoso "rei das serpentes" com o bote da morte, foi atacado por uma serpente, Pliny e outros pensaram, do ovo ao adulto. Tais fantasias encheram o pensamento medieval.

Na Mitologia nórdica, Jormungand, a serpente de Midgard, abraça o mundo no abismo do oceano. Na mitologia de Daomé, na África ocidental, a serpente que suporta tudo em suas muitas espirais é nomeada Dan. Vishnu é posta a dormir no yoga Nidra, flutuando nas águas cósmicas na serpente Shesha.Por a serpente tirar sua pele e sair do esconderijo da casca morta brilhante e fresca, ela é um símbolo universal da renovação, e a regeneração que pode conduzir para imortalidade.Na Epopeia de Gilgamesh (de origem suméria), Gilgamesh mergulha no fundo das águas para recuperar a planta da vida. Mas quando decide descansar do seu trabalho, aparece uma serpente que come a planta. A serpente torna-se imortal, e Gilgamesh fica destinado a morrer.Na Mitologia Yoruba, Oshumare é do mesmo modo uma serpente mítica regenerada serpente da visão. É também um símbolo da ressurreição na Mitologia Maya, abastecendo alguns contextos culturais além do Atlântico favorecidos na pseudo arqueologia Maya.Gukumatz, a serpente emplumada é mais familiar sob seu nome Azteca,Quetzalcoatl.

As Serpente do mar são criaturas gigantes cryptozoologia uma vez acreditou-se viverem na água, seriam monstros do mar tais como o Leviathan ou monstros do lago tais como o monstro do lago Ness. Se forem referidas como " serpentes do mar", foram entendidos para ser as atuais serpentes que vivem nas águas Indo-Pacíficas (família Hydrophiidae). 

Diz a lenda que quando um galo bota um ovo, e este ovo é chocado por uma cobra, nasce o temido Basilisco.

 Na Bíblia são encontradas as seguintes citações: - Não olhes para o vinho, quando se mostra louro, quando resplandeces no copo, e se escoa suavemente. No fim seu fim morderá como a cobra, e como o Basilisco picará. Provérbios 23:31-32. - Porque eis que envio entre vós serpentes e basiliscos, contra os quais não há encantamento, e vos morderão, diz o SENHOR. Jeremias 8:17

O Basilisco (serpente marinha gigante) é o vilão do filme 'Harry Potter e a Câmara Secreta'. No último livro da saga , descobre-se que o veneno do Basilisco é uma das ferramentas capazes de destruir uma horcrux.


Confira quem você é no Horóscopo Chinês (clique nas imagens para ampliar) :


Nenhum comentário: