Dica de filme: Ilha do Medo

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Dica de filme: Ilha do Medo




Sinopse

1954. Teddy Daniels (Leonardo DiCaprio) investiga o desaparecimento de um paciente no Shutter Island Ashecliffe Hospital, em Boston. No local, ele descobre que os médicos realizam experiências radicais com os pacientes, envolvendo métodos ilegais e anti-éticos. Teddy tenta buscar mais informações, mas enfrenta a resistência dos médicos em lhe fornecer os arquivos que possam permitir que o caso seja aberto. Quando um furacão deixa a ilha sem comunicação, diversos prisioneiros conseguem escapar e tornam a situação ainda mais perigosa.



Ficha Técnica

País de Origem: Estados Unidos
Título Original: Shutter Island
Elenco: Leonardo Dicaprio, Mark Ruffalo, Ben Kingsley, Max Von Sydow, Michelle Williams, Emily Mortimer
Diretor: Martin Scorsese
Gênero: Suspense/ Terror
Duração: 138 min
Classificação Indicativa: 16 Anos

                                  

Curiosidades

Inspiração
Os filmes de zumbi produzidos por Val Lewton na década de 1940 serviram de inspiração para Martin Scorsese criar o clima de Ilha do Medo.

Direção
Inicialmente o diretor seria Wolfgang Petersen, que tinha feito diversas modificações no livro de Dennis Lehane para que o filme se tornasse um blockbuster de ação. Quando a Paramount Pictures passou a trabalhar em Ilha do Medo, a intenção era que David Fincher fosse o diretor e Brad Pitt o protagonista. Entretanto ambos deixaram o projeto devido a outros compromissos.



Cotados
Robert Downey Jr. e Josh Brolin estiveram cotados para o personagem Chuck Aule.

Reencontro
Este é o 4º filme em que o diretor Martin Scorsese e o ator Leonardo DiCaprio trabalham juntos. Os demais foram Gangues de Nova York (2002), O Aviador (2004) e Os Infiltrados (2006).



Referências de estilo
Para dar uma ideia de como o filme seria estilisticamente, Martin Scorsese passou os filmes Fuga do Passado e Um Corpo Que Cai (Vertigo) para todo o elenco e equipe.

Marca
Em sua primeira semana, Ilha do Medo faturou US$40.2 milhões nas bilheterias estadunidenses  Foi financeiramente, a melhor estreia de um filme de Martin Scorsese em todos os tempos. O longa faturou US$ 293 em todo o mundo, um recorde para a carreira do diretor.


Atraso
O filme foi concebido par ser lançado em outubro de 2009, mas a data de lançamento foi adiada porque a Paramount só tinha orçamento disponível para as campanhas de marketing de Um Olhar do Paraíso (The Lovely Bones) e Amor Sem Escalas (Up in the Air)

Filmagens
As filmagens ocorreram entre 6 de março e 30 de junho de 2008. Várias cenas foram rodadas no instituto mental de Medfield, em Massachussetts.



Trailer

Nenhum comentário: