Dica de Filme: Frankenweenie

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Dica de Filme: Frankenweenie




Sinopse

"Frankenweenie" é um conto emocionante sobre um garoto e seu cão. Depois de perder inesperadamente o seu querido cão Sparky, Victor utiliza o poder da ciência para trazer seu melhor amigo de volta à vida, com apenas alguns pequenos ajustes. Ele tenta esconder sua criação em casa, mas quando Sparky sai, os colegas e professores de Victor, e toda a cidade aprendem que a vida pode ser monstruosa.



Ficha Técnica

Gênero: Animação
Tempo de Duração: 87 minutos
Classificação: Não recomendado para menores de 10 anos
Diretor: Tim Burton
Vozes: Winona Ryder, Catherine O'Hara, Martin Short, Christopher Lee
País de Produção: EUA (2012)


Crítica


Fórmula Disney limita obra de Burton

Esse filme nada mais é do que a adaptação de um curta de 1984 do próprio Tim Burton, rejeitado na época pela própria Disney. O estúdio considerou o filme sombrio demais para as crianças. O cineasta precisou de 28 anos e muitos sucessos, agora que os tempos mudaram e as crianças até assistem filmes de terror, Burton finalmente conseguiu realizar seu projeto pessoal. O resultado tem visual marcante e presta uma homenagem aos monstros clássicos da Universal. O cineasta acerta em cheio na concepção e desenvolvimento dos personagens (destaque para a aparência de Frankenstein do colega de Victor).

O projeto de Frankenweenie é, por si só, um verdadeiro monstro Frankenstein. O cineasta combinou elementos estéticos que dificilmente aparecem em um mesmo produto, como o preto e branco, o 3D e a técnica do stop motion (a animação de massinha) criando um filme no mínimo diferente das animações convencionais e de muito bom gosto.

Embora tenha qualidades técnicas, perfeita concepção, trilha sonora ótima, desenvolvimento perfeito dos personagens e consiga homenagear os monstros clássicos da Universal, o filme se limita na manjada fórmula Disney: "o que aprendemos hoje crianças? ", não trazendo nenhuma reflexão real (ao contrário dos clássicos filmes de terror da Universal ou mesmo da recente e ótima animação ParaNorman).

* Destaque para a ótima cena do moinho pegando fogo, qualquer semelhança com A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça não é mera coincidência.

Cotação:  *** (BOM)



Trailer





Confira alguns destaques da excelente trilha sonora:


The Pretty Reckless- Only You



Karen O- Strange Love



Plain White T's- Pet Sematary



Nenhum comentário: