Independente Tricolor fará homenagem aos eventos de terror dos parques paulistas no Carnaval

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Independente Tricolor fará homenagem aos eventos de terror dos parques paulistas no Carnaval

Zé do Caixão estará no desfile que será uma celebração da cultura paulista de passar medo nos parques de diversões.

Carnaval tem tudo a ver com diversão, folia e também com terror. Esta é a ideia da escola de samba de São Paulo Tricolor Independente , que estreia este ano no Grupo Especial. A agremiação vai levar para o Anhembi o enredo "Luz, câmera e terror – Uma produção Independente" e vai contar com uma homenagem aos eventos de terror dos parques, como a tradicional "Hora do Horror" do Hopi Hari em um dos carros alegóricos. 

A escola pretende levar o público para um passeio pelos grandes filmes de terror de todos os tempos, do passado ao presente, e também lembrar comemorações clássicas para os amantes do gênero, como os eventos dos parques . O parque temático Hopi Hari reúne centenas de pessoas tradicionalmente na "Hora do Horror" batendo recordes de público, assim como as tradicionais Noites do Terror do Playcenter, o evento que mais fazia sucesso no tradicional parque paulistano, levando mais de 60 milhões de visitantes para o parque, vindos de todo o Brasil e até mesmo de outros países.

Escolha do enredo

"O terror está presente em livros, filmes e séries e nos parques de diversão. Por que não fazer um enredo totalmente de terror?", comenta Anderson Rodrigues, carnavalesco, coreógrafo da comissão de frente e idealizador do enredo da Independente Tricolor.

Ele acredita que a ideia vai agradar o público. "Os eventos de parques como Hopi Hari e Playcenter sempre fizeram sucesso. E essas pessoas que vão são de São Paulo, elas gostam disso. Aí veio a sacada. Seria levar comida para quem tem fome", completa Rodrigues, que ganhou diversos prêmios no carnaval paulista ao também levar o terror para a comissão de frente da Dragões da Real, em 2014. 

Tema definido, a escola começou a pensar nos carros e nos destaques para as alegorias. Aí veio a conversa com o parque temático do interior de São Paulo. "Trabalho em produção de eventos de terror há 25 anos e já trabalhei em parques. Tinha que convidar essas pessoas, elas fazem parte da minha vida", fala o carnavalesco. "Apresentamos a ideia ao Hopi Hari na mesma hora eles gostaram e ficaram enlouquecidos com a gente. Aí começamos a parceria."

O pessoal do Canal Grito de Carnaval visitou o barracão da escola, confira:



Hopi Hari e o eterno Playcenter no desfile

O parque temático estará presente no último carro da Independente Tricolor, que também fará uma homenagem ao evento "Noites do Terror", do extinto Playcenter. De acordo com Rodrigues, a alegoria terá tamanho imponente, contará com um carrossel e, em cima dele, exibirá figuras de uma bruxa e um palhaço. Ele diz ainda que a edição da "Hora do Horror" que tinha como tema palhaços foi a de maior sucesso na história do Hopi Hari, por isso a escolha do personagem - logo os "hopifãs" vão se identificar com o carro alegórico.

Quem também estará no desfile e fará sua estreia no carnaval é José David Xavier, presidente do parque de diversões de Vinhedo. Ele já sentiu um gostinho do que será o carnaval paulistano no ensaio técnico no Anhembi e está ansioso para cair no samba. "Está sendo muito emocionante e uma honra poder representar nosso 'País Mais Divertido do Mundo' ao lado de excelentes artistas que fizeram a história dos eventos temáticos de horror", afirma José David. "Será a primeira vez [em um desfile de escola de samba] e nunca imaginei que isso aconteceria um dia", fala o presidente.

Relembre abaixo as tradicionais Noites do Terror do Playcenter e a atual Hora do Horror do Hopi Hari:





Eventos de terror seguem vivos nas memórias dos paulistas

Além dos tradicionais eventos de terror mostrados acima, a clássica Noites do Terror do Playcenter que segue viva em nossas memórias e a tradicional Hora do Horror do Hopi Hari, também temos os recentes: Noites de Horror no Magic City na cidade de Suzano-SP, as Noites Macabras no Wet´n Wild em Itupeva-SP e a Aldeia do Terror no Aldeia das Águas em Barra do Piraí- RJ, apesar desse último ser no Estado do RJ é perto da divisa com São Paulo, Estado que popularizou os eventos de terror no Brasil.

Público se diverte enquanto toma sustos nas Noites Macabras do parque aquático Wet'n Wild em Itupeva-SP, primeiro parque aquático a realizar um evento de terror de grande porte no mundo.

Enredo em detalhes 

A Independente Tricolor será a primeira escola a desfilar no carnaval 2018, na sexta-feira, dia 9. Para mostrar a "Luz, câmera e terror – Uma produção Independente" ao público, cada setor da escola vai representar uma época e um gênero dos filmes de terror, como detalha Anderson Rodrigues. 

No primeiro setor, a comissão de frente, o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira e os primeiros integrantes da agremiação representarão os tempos relacionados à Idade Média. Já o carro abre-alas terá uma escultura gigante de Zé do Caixão, ícone do gênero no Brasil e no mundo. Ele terá a sua frente um projetor, dando a ideia de que está de fato projetando um filme na avenida. "Para completar, será a morte quem dará a "claquetada", avisando que o filme já vai começar", diz Rodrigues. 

A escola segue com zumbis, única parte que não será "carnavalizada", para manter o clima de tensão e pânico total. São eles quem vão perseguir e pressionar a bateria no recuo, por exemplo. 

No próximo setor, a ideia é mostrar os vampiros e a relação deles com medo, amor e sedução. Drácula será destaque de um dos carros. Em seguida, os filmes que mexem com o psicológico, como "O Exorcista" e "O Corvo".

Destaque para a escultura representando a fachada do MASP que estará destruída pelo apocalipse zumbi, em referência a Zombie Walk, evento tradicional que ocorre todos os anos no Dia de Finados no Centro de São Paulo.

No total serão quase 3 mil integrantes, cinco alegorias e o carro da comissão de frente.

O pessoal da TV SASP também esteve por lá, confira:




Veja abaixo o samba-enredo:

“Em cartaz: Luz, Câmera e…Terror. Uma produção Independente”

"Hoje o bicho vai pegar, vem ver
A plateia delirar, enlouquecer
Saiu da tela, entrou na mente
É o terror independente
Em cartaz, uma produção arrepiante
Meu filme traz cenas de pavor a cada instante
É tempo de feitiçaria, a magia está no ar
Na santa chama, deixa a bruxa queimar
A carruagem revela o gênio macabro nacional
Faz o cinema vibrar no cenário do carnaval
Zumbis tomam conta da selva de pedra
A luta do bem contra o mal, começou
Nas ruas o caos é assustador
Tem vampiros entrando em ação
A lua brilha na escuridão
Segue o baile no meio do povo
O lobisomem ataca de novo
Estranhas visões, assombrações
Ressurgem causando espanto
Será ilusão na embarcação?
Fantasmas em todos os cantos
Famosos vilões da história
Marcaram a nossa memória
Na noite dos horrores
O final que que sempre quis
Fazendo a festa
Sem medo de ser feliz"



Anote na agenda

A escola Independente Tricolor será a primeira a desfilar, ela vai entrar as 23h15 nessa sexta-feira (09/02) no Sambódromo do Anhembi em São Paulo-SP.

Fontes: IG, G1 e SP Norte.

Nenhum comentário: