A missa negra de Ghost- A volta triunfal do rock horror

sexta-feira, 8 de maio de 2015

A missa negra de Ghost- A volta triunfal do rock horror


Formado em 2008 na cidade de Linköping (Suécia), hoje o GHOST desfruta de grande popularidade, já tendo passado pelo Brasil duas vezes, em 2013 e 2014, desta última vez em shows solo disputadíssimos no Rio de Janeiro e em São Paulo. O lançamento de “Opus Eponymous” em 2010, pela gravadora Rise Above Records de Lee Dorian (Cathedral), acabou caindo no gosto de nomes consagrados do Metal, como James Hetfield (Metallica) e Phil Anselmo (Down, ex-Pantera), que, indiretamente, acabaram impulsionando a carreira da banda. Papa Emeritus I e seus Nameless Ghouls foram pouco a pouco conquistando território, e desde então tem construído uma relação de amor e ódio com a comunidade Heavy Metal mundial.

Seus lançamentos posteriores, o álbum “Infestissumam” e o EP “If You Have Ghost”, ambos de 2013, apenas consolidaram o nome do grupo em todos os cantos do mundo, participando dos principais festivais e conquistando vários prêmios. 



Novo Álbum


Atualmente a banda encontra-se em estúdio gravando o álbum que poderá ser considerado o divisor de águas de sua carreira. Por enquanto, foram informadas os títulos de 4 músicas novas:

"Devil's Church"
"He Is"
"Majesty"
"Cirice"

Além disso, dentre outras músicas a serem anunciadas, haverá mais dois covers. O álbum será mais obscuro com tema pós-apocalíptico, com uma dose extra de guitarras, o que significa mais peso.

Para quem ficou curioso sobre uma das músicas, "Cirice", nada mais é que o inglês arcaico para a atual palavra "church". Será que teremos uma música em inglês antigo?

Ainda não foi divulgado o nome do novo álbum. O novo single deverá ser lançado até junho de 2015 e a banda terá um novo Papa, o Papa Emeritus III.



A Diversidade Musical


Com um clima sombrio e um show teatral a banda traz um som único, não existe nada parecido no mundo, o som engloba influências dos anos 70 e 80, remetendo a uma mistura de Mercyful Fate e Blue Oyster Cult. Além disso, gêneros como pop, surf music, hard rock, doom metal, rock psicodélico, e até mesmo referências ao death metal brasileiro, influência assumida da banda, fazem parte de sua estrutura musical. Tudo isso misturado a música sacra, cantos gregorianos e hinos, formando uma missa negra de louvor ao metal escandinavo, diferente de tudo o que já foi feito antes.


Mistérios


Como o nome da manda já diz eles são como fantasmas, ou seja, a identidade é mantida em segredo, o GHOST é composto por seis integrantes. A banda dá entrevistas e faz aparições vestida com trajes que protegem totalmente suas identidades. 

Eles não têm nomes, atendem por "Nameless Ghouls", os Ghouls são criaturas sobrenaturais da mitologia árabe, cuja principal característica é se alimentar da carne de cadáveres e se apoderar da forma humana da última presa. No Brasil os Ghouls receberam o nome de Carniçais e são classificados como uma variação dos zumbis. Nos contos folclóricos eles habitam os desertos, assaltam túmulos e bebem sangue.. 

Os Ghouls não nomidados da banda Ghost apresentam-se com guitarra solo, guitarra rítmica, teclado, baixo e bateria, enquanto o vocalista tétrico, que atende pelo nome de “Papa Emeritus II”, comanda seu coral de pupilos em uma missa macabra sem precedentes.

Esse clima de mistério faz os seus fãs tentarem descobrir quem são as pessoas por trás das máscaras, recentemente o vocalista teria revelado o seu rosto (como você pode ver no primeiro vídeo abaixo), porém muitos dizem não passar de uma máscara, será?  Independente da resposta o fato é que a banda  recupera a nostalgia da era pré-internet, onde ficção se misturava com a realidade e surgiam os boatos mais absurdos possíveis.


Músicas

Confira algumas das principais músicas da banda:






Nenhum comentário: