O Natal está chegando, época das crianças que se comportaram esperarem o Papai Noel e seus duendes colocarem os presentes embaixo da árvore, certo?
Não na Itália, lá elas esperam uma bruxa, chamada "Befana". De acordo com o folclore, na noite antes da festa de Natal no fim de dezembro, Befana voa em sua vassoura entregando presentes. Muito parecida com a lendo do Papai Noel, ela deixa doces, frutas, ou pequenos presentes nas meias das crianças que se comportaram bem ao longo do ano. Por outro lado, se uma criança é desobediente, ele ou ela pode esperar encontrar um pedaço de carvão deixado por La Befana.
Befanas decoram residência em Veneza, tradição natalina italiana |
Em algumas lendas cristãs, diz-se que Befana tinha sido visitada por três Reis Magos, ou homens sábios, em seu caminho para visitar o menino Jesus. Diz-se que eles lhe pediram direções, mas Befana não sabia como encontrar o recém-nascido. No entanto , por ser uma boa dona de casa, ela os convidou para passar a noite em sua pequena casa arrumada. Quando os Reis Magos na manhã seguinte, convidaram Befana para se juntar a eles em sua busca. Befana recusou , dizendo que ela tinha muitos trabalhos domésticos para fazer, mas depois ela mudou de ideia. Ela tentou encontrar os sábios e o novo bebê, mas não conseguiu, por isso ela agora voa em sua vassoura entregando presentes para as crianças. Talvez ela ainda esteja procurando o bebê Jesus.
Em outros contos de origem católica, La Befana é uma mulher cujos filhos morreram em uma grande praga, e ela segue os magos a Belém. Antes de sair de sua casa, ela faz as malas com alguns presentes simples – uma boneca que pertencia a um de seus filhos, e uma túnica costurada a partir de seu próprio vestido de noiva. Estes presentes são simples tudo o que ela tem para dar ao menino Jesus, mas ela não é capaz de localizá-lo. Hoje, ela voa para entregar presentes para as outras crianças, na esperança de encontrá-lo.
Essas são as versões cristãs da lenda, porém os estudiosos dizem que a história de La Befana foi moldada por influências católicas, pois suas origens são pré-cristãs.
Nos tempos antigos, os romanos acreditavam que no prazo de 12 dias após o solstício de inverno seria celebrado a morte e renascimento da Mãe Natureza. E as doze figuras femininas lideradas por Diana, a deusa da lua e da vegetação, voariam sobre os campos para torná-los férteis.
Nos tempos antigos, os romanos acreditavam que no prazo de 12 dias após o solstício de inverno seria celebrado a morte e renascimento da Mãe Natureza. E as doze figuras femininas lideradas por Diana, a deusa da lua e da vegetação, voariam sobre os campos para torná-los férteis.
A tradição de sair ou trocar presentes podem dizer respeito a um costume romano precoce que ocorre no meio do inverno, na época da Saturnália. Befana também pode representar a passagem do ano, com a imagem de uma mulher velha, para ser substituído por um novo ano.
Existem diversos poemas italianos dedicados a essa lenda, confira um deles:
Viene, viene la Befana
Vien dai monti a notte fonda
neve e gelo la circondan..
neve e gelo e tramontana!
Viene, viene la Befana
A tradução:
Vem, vem, Befana
Vem dos montes na noite profunda
Neve e gelo a circunda
Neve, gelo e tramontana!
Vem, vem, Befana
Um comentário:
SUS
Postar um comentário