Lendas do Natal- Neve, bruxas e gnomos por toda parte (Noruega)

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Lendas do Natal- Neve, bruxas e gnomos por toda parte (Noruega)


Hoje vamos falar da Noruega, terra onde os índices de criminalidade são baixos, onde as crianças andam sozinhas na neve até tarde da noite.. "E elas não ficam doentes?", você da geração "Não vai lá pra fora que está chovendo" deve estar se perguntando, temos outra notícia para te dar, na Noruega também está a população considerada a mais saudável do mundo. Pelo visto é melhor brincar descalço na neve do que se entupir de antibióticos. A Noruega também fica em primeiro lugar como o país com maior qualidade de vida do mundo.

Com tantas crianças brincando na neve é normal que a casa fique toda suja. Se você estiver na Noruega no Natal e quiser dar uma varrida na casa para o feriado e não encontrar a vassoura, não estranhe. Lá, acredita-se que, na véspera do feriado, as bruxas más e espíritos malignos saem por aí à procura de uma vassoura pra passear. Portanto, as vassouras devem ser escondidas pelas mulheres enquanto os caras vão dar tiro de espingarda no quintal pra ajudar a espantar esses seres maléficos.

As bruxas estão ligadas ao passado da Noruega. Com auge no século 17, a onda de perseguições a pessoas supostamente ligadas à feitiçaria causou cerca de 50 mil mortes por toda a Europa. Na Noruega, a maioria das execuções aconteceu em Vardo, uma das primeiras cidades a se formar no país. Incapazes de reunir provas concretas, os oficiais do Tribunal do Santo Ofício interrogavam e torturavam centenas de acusados e, como teste final, os atiravam ao mar. Se o corpo boiasse, era prova de culpa, e a pessoa seguia para a fogueira. Documentos resgatados apontam que nenhum corpo jamais afundara. Nesse mesmo local, foi inaugurado, em junho de 2011, o Steilneset Memorial, espaço dedicado à memória das vítimas projetado pelo famoso arquiteto Peter Zumthor.

A partir do século 17 surgiu várias lendas ligadas ao retorno de bruxas que foram mortas e voltavam para se vingar na véspera de Natal, por causa dessas lendas antigamente a porta dos celeiros eram marcadas com uma cruz para manter afastadas as bruxas e os espíritos do mal, e a cruz era também usada como decoração no pão, na manteiga ou no teto acima da mesa do Natal. 

Frequentemente as mulheres deixavam a comida de fora até o dia depois do Natal caso espíritos do mal e "pequenas pessoas" resolvessem visitar a fazenda durante a noite. O nisse não podia ser esquecido, caso contrário a fazenda poderia ter má sorte. 

E quem são essas "pequenas pessoas" que gostam de visitar as fazendas ao anoitecer?


Os fjøsnissen vivem nas florestas e gostam de pregar peças nas pessoas caso não sejam alimentados


Elas habitam as partes mais profundas da Terra e são donas de todos os tesouros ali contidos tais como metais e pedras preciosas. Estamos falando dos gnomos, afirma a lenda que o personagem nasceu na Noruega, onde Frederik Ugarph encontrou uma pequena estátua de madeira medindo apenas quinze centímetros de altura com uma inscrição com os seguintes dizeres: “Gnomo, estatura real”. 

Os Gnomos são seres de pequena estatura, e por sua íntima ligação com a Terra, desenvolveram grandes habilidades para lidar com ela. Trabalham nas minas escavando minerais valiosos, especialmente ouro e prata, com os quais constroem ferramentas valiosas. Existem gnomos do sexo masculino e gnomos do sexo feminino e, além das diferenças anatômicas, distinguem-se por sua vestimenta. Os gnomos homens vestem-se com uma bata geralmente de cor azul, calças verdes ou marrons e sapatos que variam que, dependendo da localidade onde vivem podem ser botas de feltro, sapatos de casca de bétula ou tamancos de madeira, além de seu chapéu, elemento mais característico de sua indumentária. Trata-se de um pontiagudo gorro vermelho, feito de feltro e sólido desde a base até a ponta. As mulheres gnomas, por sua vez, vestem-se com roupas escuras, mais precisamente cor de cáqui assemelhando-se dessa forma, à folhagem evitando ser presa fácil dos humanos. 

Há diversas espécies de Gnomos, entre eles estão os gnomo da floresta, o do deserto, o do jardim, o doméstico, o da fazenda e o gnomo siberiano. 

O Gnomo vive aproximadamente 400 anos e quando se aproximam dessa idade, já começam apresentar sinais de envelhecimento tais como perda da memória e da agilidade. Essas criaturas não são imortais e quando é chegada a hora, o gnomo, acompanhado de sua esposa, se encaminham para a Montanha da Morte e então nunca mais são vistos. Depois disso, a árvore que receberam ao nascer, vegetal que todo Gnomo recebe ao nascer chamada de “A Árvore do Aniversário” , começa a definhar até que finalmente seca e morre. 

Vivem em perfeita sintonia com os animais, até mesmo os mais ferozes e perigosos, com quem se comunicam com facilidade pois são capazes de falar a linguagem de toda a fauna habitante das floretas e por conseguinte tem a capacidade de entender seus problemas. Eles têm sua própria linguagem e o rúnico antigo é o nome dado à língua utilizada por esse povo, muito embora os gnomos falem e compreendam perfeitamente a língua dos homens.

Mas a cultura norueguesa é muito rica e também tem os “fjøsnissen”. Eles são como gnomos que vivem na floresta e pregam peças nas pessoas caso não sejam alimentados. Por isso, no dia 23 de Dezembro (lille juleaften) os pais ajudam as crianças a prepararem um prato chamado grøtt, o nosso arroz doce, e deixam um pouco na varanda para que os fjøsnissen possam comer e não fiquem irritados.

Placa em área verde da Noruega informa que é proibido tirar fotos, o motivo?  Local de privacidade das bruxas

Nenhum comentário: