Lendas do Natal- Nuuttipukki, o verdadeiro Papai Noel (Finlândia)

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Lendas do Natal- Nuuttipukki, o verdadeiro Papai Noel (Finlândia)


Hoje é o último dia do especial "Lendas do Natal" e para encerrar com chave de ouro vamos viajar até a terra onde o Papai Noel nasceu.

É impossível ir para a Finlândia e não ouvir comentários sobre lá ser a terra do Papai Noel, a lenda do Bom Velhinho varia em diferentes partes do mundo, porém todas elas concordam em uma coisa, o local onde ele nasceu é mesmo na Lapônia finlandesa.

Na Finlândia o Papai Noel é chamado Joulupukki (lê-se ”iôulupuki”) e o significado do nome é um tanto curioso. ”Joulu” significa natal em finlandês e ”pukki”, tem vários significados, desde bode, antílope, a um homem velho ”fanfarrão”. Pode parecer sem sentido para nós mas a origem do personagem na cultura finlandesa, que ao que tudo indica data do começo do século XVIII, tem tudo a ver com essa descrição.


O originalmente chamado Nuuttipukki era o personagem central de uma festa pagã, celebrada na Finlândia e na Suécia, no dia 13 de janeiro, conhecida como dia de São Knut (Nuutinpäivä, em finlandês). Neste dia, pessoas andavam pelas ruas vestidas com roupas de pele de animais e máscaras. As crianças, que seguiam a tradição com suas fantasias, percorriam a vizinhança apresentando cantigas tradicionais em troca de doces e presentes.

Dentre os rapazes, a tradição era um pouco diferente. Andavam pelas ruas com um casaco forrado de pele grossa, virado do avesso, e uma máscara com um par de chifres de antílope na cabeça. Seu papel era assustar as crianças e bater de porta em porta pedindo por comida e bebidas alcoólicas, principalmente cerveja.

Acreditava-se que parentes mortos viriam visitar as famílias na noite do Natal. E a melhor maneira de celebrar a festa seria disfarçado, para os mortos não ficarem com raiva e se vingarem de algum dos parentes vivos. Essa foi a premissa para as pessoas naquela época não deixarem de ir beber cerveja e jantar com seus vizinhos no Natal. Os celebrantes permanecem desconhecidos, indo de casa em casa, e o principal entretenimento para os anfitriões era tentar adivinhar quem eram os convidados.

Ao contrário do Papai Noel que conhecemos o Nuuttipukki era fanfarrão e nada amigável. Não se sabe exatamente quando a história mudou. O processo foi, provavelmente,uma fusão contínua de antigos e novos costumes com crenças populares, partindo de fontes variadas e influência externa (principalmente a lenda do São Nicolau). Mas o Papai Noel finlandês, o Joulupukki de hoje em dia, só começou a ser realmente popularizado no país já no final do século XIX, início do XX, como uma versão boazinha do assustador Nuuttipukki, esse sim, o verdadeiro Papai Noel.

Nenhum comentário: