Excursão ao Parque do Terror

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Excursão ao Parque do Terror

Capa do livro "Excursão ao Parque do Terror"- Terror para crianças!


Quem disse que terror é apenas coisa de adulto? 

Hoje vamos falar sobre o trabalho do artista carioca Felipe Campos, especialista em terror para crianças. Aquarelista com trabalho voltado para ilustração infantil, é graduado em Gravura e especialista em literatura infantil e juvenil, ambos os cursos ministrados pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Pesquisa monstros assustadores e elementos de terror em literatura e ilustração para crianças, tendo como principais referências contos de fadas, lendas, estudos sobre o medo, as estéticas dos filmes dirigidos por Tim Burton e Guillermo del Toro, livros de Neil Gaiman e Dave Mckean e o trabalho da artista Mary Blair.

As descobertas da infância também são pontos de partida para o universo lúdico de suas obras, que têm como tema as diversas faces do terror: monstros de todos os tipos, criaturas gigantescas, palhaços assustadores, fantasmas, bonecos de vodu...Os personagens vão do terror mais leve, até mesmo com tom de comédia, até o terror que realmente amedronta e paralisa. Felipe é ilustrador de vários livros (nem todos com o terror como gênero) e já expôs seus trabalhos em livrarias e bibliotecas populares do Rio de Janeiro.

Seu mais recente trabalho, o livro “Excursão ao Parque do Terror”, com texto do escritor Emerson Machado e publicado pela editora MAR DE IDEIAS Navegação Cultural, é um convite a um passeio a um parque onde o leitor encontrará vários personagens bem conhecidos do universo circense. Cada personagem ou atração tem um poema assustador, que vai levando seus visitantes para as profundezas do medo. As ilustrações, meticulosamente, expressam a dramaticidade das cenas em cores e texturas. 

Confira algumas de suas obras:

O Palhaço
Curiosos Curiangos
O Fantasma
A Fada do Dente
Cenoura Maligna
O Homem do Saco
Criptozoologia
Moby Dick

Para conhecer outras ilustrações do artista, acesse: https://www.flickr.com/photos/camposfelipe/sets/

Nenhum comentário: