A maior barata do mundo

quinta-feira, 18 de abril de 2013

A maior barata do mundo


A maior barata do mundo foi encontrada em uma caverna de Bornéu, no sudeste asiático, medindo 10 cm. Apesar de ser uma barata muito bonita, com coloração azul-metálica, foi inicialmente chamada de “barata monstro” pelos pesquisadores. Porém, a maior barata do mundo já conhecida não existe mais. Ela somente foi vista em um fóssil encontrado em Ohio, Estados Unidos, e tem o tamanho de um rato.
Barata Azul da Ilha de Bornéu

Algumas baratas d’água possuem mais de 10cm de comprimento, no entanto, apesar do nome, elas não são baratas, mas hemípteros, como os barbeiros. Quer dizer, elas são grandes percevejos aquáticos. Já as menores baratas do mundo têm de 2 a 4 mm e, por serem tão pequenas, vivem em ninhos de formigas.

Apesar da semelhança, a criatura acima não é uma barata e sim uma espécie de percevejo aquático

Porém a maior espécie de barata que habita a Terra a mais de 400 milhões de anos é a Blaberus-giganteus e é considerada uma das maiores baratas do mundo, com os machos sendo capaz de alcançar comprimentos de 7,5 cm e fêmeas 10 cm.

Esta barata pertence à ordem Blattodea e à Família Blaberidae. Elas sofrem metamorfose hemimetabolous, o que significa que a mudança de juvenil para adulto é gradual. É endêmica da América Central e norte da América do Sul, e pode ser encontrada naturalmente em florestas tropicais.

Confira a belezura abaixo:

2 comentários:

Unknown disse...

Que inseto é esse ?

Anônimo disse...

mosquito