Quadro 'Phantasmagoria' aumenta audiência do Fantástico

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Quadro 'Phantasmagoria' aumenta audiência do Fantástico



Apresentado por Tadeu Schmidt e pelo mágico Kronnus, o quadro Phantasmagoria elevou em três pontos a média do programa, que está em torno de 20 pontos de audiência. Cada ponto equivale a 60 mil domicílios na Grande São Paulo. Na lista dos lugares supostamente assombrados está o castelo de Eldorado, no Paraná, um casarão do Recife, uma fortaleza em Macapá e uma mina de ouro em Minas Gerais. Os participantes ficam expostos a experiências fora do comum. Engenheiros, químicos, físicos e até mesmo neurocientistas, analisam as reações e os acontecimentos para explicar os fenômenos cientificamente.




1- Castelo de Eldorado (Paraná)

Na estreia da série Phantasmagoria, Tadeu Schmidt e o Mágico Kronnus investigam o Castelo Eldorado, em Marilândia do Sul, Paraná. A luxuosa construção edificada por uma família alemã durante a Segunda Guerra Mundial está cercada de histórias assustadores. Gente que já visitou o lugar diz ter visto vultos e ter escutado barulhos estranhos ali.

O Fantástico convidou três voluntários para passarem uma noite no castelo, sozinhos e no escuro. Cada um recebeu uma câmera com visão noturna para tentar registrar alguma coisa que fugisse do normal.

Especialistas vão nos ajudar a entender se tudo que aconteceu ali tem explicação científica. Por exemplo: os barulhos são obra de fantasmas ou podem ser provocados por causas naturais? Um vulto é algo do além ou é apenas o ajuste da nossa visão?

Confira, no vídeo acima, como foi a investigação dos nossos voluntários e quais são as explicações dos especialistas para os mistérios que rondam o antigo casarão.

 


2- Casarão do Recife Velho


No segundo episódio da série Phantasmagoria, Tadeu Schmidt e o mágico Kronnus vão a Recife, cidade que carrega a fama de ser a mais assombrada do Brasil. Por que este tema povoa tanto o imaginário dos moradores da região e como explicar certos fenômenos que as pessoas dizem ter presenciado por lá?

Desta vez, a investigação dos voluntários acontece na Vivenda de Santo Antônio, um casarão colonial que pertenceu ao escritor e sociólogo Gilberto Freyre, autor do livro “Assombrações do Recife Velho”.

Depois da morte dele, em 1987, a casa virou um museu – onde não faltam relatos de assombrações. Uma delas é o fantasma de um menino negro que acompanhou a família Freyre durante muitos anos; outra é o fantasma de um antigo funcionário que aparece sentado no banco do jardim; há ainda uma luz que se acende sozinha na sala de jantar; e intrigantes aparições de Magdalena Freyre, esposa de Gilberto, falecida em 1997. Os restos mortais dela e do marido estão num memorial, dentro da propriedade, o que aumenta o ar de mistério que ronda o lugar.

Confira, no vídeo acima, como foi a investigação dos nossos voluntários – que começou com o jogo do copo – e quais são as explicações dos especialistas para tudo de estranho que testemunhas dizem acontecer no antigo casarão.

 

3- Fortaleza Assombrada (Macapá)  Um forte cercado por lendas e assombrações tão intensas que já chegaram a expulsar guardas do posto de trabalho. O Phantasmagoria foi até a Região Norte do Brasil, Macapá, capital do Amapá, investigar a Fortaleza de São José, um lugar construído com mão de obra escrava e indígena. A obra começou em 1764 e demorou 18 anos para ser concluída. Nesse período, houve muito sofrimento e mortes ali. Há quem diga que muitos escravos tentaram escapar pelo desaguadouro, o poço que fica no centro da praça de guerra. E que até hoje as vozes deles podem ser ouvidas ali. Barulhos estranhos também acontecem nas galerias que, no passado, serviram de prisão. Ali, uma vigia conta ter sido perseguida por fantasmas. Outra assombração que testemunhas contam já ter visto na Fortaleza é um padre sem cabeça que flutua pelos baluartes do forte fumando um cigarro, na altura do que seria a cabeça. Instalamos nossas câmeras de segurança pela fortaleza. Edgar, Suzele e Robson, moradores de Macapá, são os voluntários deste episódio. Eles vão nos ajudar a investigar os mistérios que rondam o local. A experiência começa com um rádio e dois gravadores. Os participantes vão fazer a transcomunicação instrumental. Konstantin Raudive, nascido na Letônia, foi um dos pesquisadores que primeiro usou essa técnica para tentar fazer contato com o além, nos anos 60. O rádio precisa ser colocado naquele chiado que fica entre as estações - o ruído branco. Esse ruído vai ser gravado e, depois, ouvido, buscando alguma mensagem sobrenatural. Confira, no vídeo acima, como foi a investigação dos nossos voluntários. E quais são as explicações dos especialistas para tudo de estranho que testemunhas dizem acontecer na fortaleza.
 
4- Mina de Ouro Fantasma (Minas Gerais)  No dia 14 de dezembro de 1936, uma inundação matou 17 trabalhadores da Mina da Passagem, uma das maiores e mais importantes minas de ouro que funcionaram no Brasil. Depois dessa data, as pessoas dizem que o lugar, localizado em Mariana, Minas Gerais, nunca mais foi o mesmo. O geólogo Osmar Fristcher, por exemplo, acredita ter testemunhado aparições do Capitão Jack, um cavaleiro inglês que, segundo a lenda, se veste todo de branco, com bota e capa, e passa cavalgando e disparando luzes prateadas dentro da mina. Welson, que trabalhou como guia na Mina da Passagem, também considera o lugar assombrado e diz ter ouvido um barulho de sino lá dentro quando não havia mais ninguém ali. Confira, no vídeo acima, como foi a investigação de Isabel e David, nossos voluntários neste último episódio. E quais são as explicações dos especialistas para tudo de estranho que testemunhas dizem acontecer na região de Mariana. Nos quatro episódios de Phantasmagoria explicamos como os vultos podem nos assustar, mas que eles talvez não sejam fantasmas. Podemos ser traídos pela falta de precisão da nossa visão periférica. Um fantasma também pode ser uma confusão do nosso cérebro ao ver um vulto, o que chamamos de pareidolia. Explicamos que o copo e o pêndulo, objetos que as pessoas usam para fazer contato com o além, podem se movimentar graças a um fenômeno chamado efeito ideomotor. É a própria pessoa que mexe o instrumento, sem perceber, de maneira inconsciente. Mostramos que muitos barulhos considerados sobrenaturais podem ser absolutamente naturais: o vento, a madeira estalando, pingos d'água, eco, bichos. O papel da Ciência é investigar os acontecimentos sobrenaturais e buscar explicações naturais para aqueles fenômenos. “Tem coisas que a Ciência não explicava e passou a explicar. Tem coisas que a Ciência ainda não explica, mas ela não se conforta com a explicação: já que eu não explique ainda então é um fantasma. Não, já que eu não expliquei ainda, vou continuar procurando explicações”, afirma o psiquiatra Daniel Barros. Para assistir clique no link abaixo: http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1681613-15605,00.html
                                                                                                                                                                                      Paródia
O quadro “Phantasmagoria” do “Fantástico” se transformou em “Phantasmafolia”, neste sábado, no “Saturday Night Live”, da RedeTV!. A atração de Rafinha Bastos fez piada com assombrações de pessoas que estavam em uma micareta. No quadro da Globo, convidados passam um tempo em locais considerados assombrados enquanto fazem algumas tarefas. “Nós entraremos em lugares mais assombrados do que o guarda-roupa da Lady Gaga e também desvendaremos mistérios mais antigos e complexos do que a idade da Glória Maria”, começou o apresentador, uma imitação de Tadeu Schmidt. Na sátira da RedeTV!, os convidados encontraram os fantasmas da periguete e do bêbado.   Assista o vídeo:

Nenhum comentário: