Dia das bruxas, Halloween, Samhain, Beltane – o que estas comemorações tem em comum?

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Dia das bruxas, Halloween, Samhain, Beltane – o que estas comemorações tem em comum?





Hoje é Halloween ou Dia das Bruxas?
Samhain ou Beltane?


Ou apenas Dia do Saci?  


Muitas pessoas ainda acham que é tudo a mesma coisa, esperamos que essa postagem possa esclarecer um pouco sobre cada comemoração!

Dia das Bruxas
Ao contrário do Halloween a data surgiu depois do cristianismo e é uma forma de protesto contra a fogueira da inquisição

A comemoração do “Dia das bruxas” propriamente dito teria começado na Idade Média no seguimento das perseguições incitadas por líderes políticos e religiosos, sendo conduzidos julgamentos pela Inquisição, com o intuito de condenar os homens ou mulheres que fossem considerados curandeiros e/ou pagãos. Todos os que fossem alvo de tal suspeita eram designados por bruxos ou bruxas, com elevado sentido negativo e pejorativo, devendo ser julgados pelo tribunal do Santo Ofício e, na maioria das vezes, queimados na fogueira nos designados autos-de-fé. Essa data é uma data surgida depois do cristianismo e é hoje em dia uma data simbólica de combate a opressão para a religião Wicca e outras religiões que praticam a bruxaria. Nada tem a ver com o Halloween como o senso comum acredita.

Halloween

Mais antiga do que o cristianismo a data se torna cada vez mais popular no Brasil

Desde muito tempo, a festividade acontece um dia antes da “festa de todos os santos” e, por isso, tem seu nome inspirado na expressão "All hallow's eve", que significa a “véspera de todos os santos” data inclusive criada pelos católicos, porém a origem do Halloween é muito mais antiga do que o Cristianismo. Os celtas, antigo povo que habitava as Ilhas Britânicas, acreditavam que o mundo seria ameaçado na véspera do evento pela ação de terríveis demônios, monstros e fantasmas. Dessa forma, o “halloween” nasce como uma preocupação simbólica do medo, a abóbora e outros vegetais eram oferendas colocada nas fazendas e teriam o objetivo de afastar a influência dos maus espíritos que ameaçariam suas colheitas. A brincadeira de pedir doces "Gostosuras ou travessuras" surgiu como uma alusão as frases proferidas pelos maus espíritos,monstros e demônios que ameaçavam as colheitas. O Halloween antes de ser uma festa comercial como é hoje em dia era uma comemoração estritamente rural e ao contrário do Samhain, do Beltane e do Dia das Bruxas não tem vínculos religiosos, apenas tendo em suas origens a crença popular do medo do sobrenatural.
Samhain
Uma das principais celebrações pagãs, data estritamente religiosa e não comercial

Os praticantes de diversas religiões inclusive neopagãs celebram-no, como por exemplo a Wicca. Ele é celebrado no dia 31 de Outubro no hemisfério norte e 30 de abril no hemisfério sul. Essa diferença existe porque as estações são invertidas de um hemisfério para o outro. Esta é a primeira e ultima celebração do ano wiccano pois é quando o ano acaba e começa (nota que o ano celta é cíclico). Este é igualmente um dos oito sabbats com maior relevância, pois é a noite em que o caos primordial retorna para o inicio do novo ano, é por isso a noite em que o mundo dos vivos se mistura com o dos mortos, sendo deste modo a melhor altura para se conectar com os mortos. Os Celtas acreditavam que determinadas entidades mágicas eram consideradas hostis para os humanos, seus animais e colheitas. Deste modo muitas pessoas pregavam partidas aos seus vizinhos, desde trocar os gados, por figuras humanoides em locais para assustar, ao qual se tornou muito famosa a Jack o’Lantern ou a famosa abóbora iluminada de Halloween. Porém ao contrário do Halloween o Samhain não é uma data comercial e sim religiosa tendo em comum com o Halloween a origem celta.

Beltane
O festival pagão da fertilidade: banquetes, danças e orgias


Oposto ao festival Samhain, o Beltane é um festival da fertilidade, simbolizando a união entre as energias masculina e feminina, onde os pagãos comemoram o casamento dos Deuses. Durante o festival, eram acesas fogueiras nos topos dos montes e lugares considerados sagrados, sendo um ritual importante nas terras Celtas. E como tradição, as pessoas queimavam oferendas como, por exemplo, totens ou animais para que o poder do fogo fosse passado ao rebanho e, pulavam as fogueiras para que se enchessem das mesmas energias poderosas. Representa o início do Verão e marca a morte do Inverno, sendo comemorado com danças, sexo e banquetes. Ocorre em 1 de maio no Hemisfério Norte e 1 de novembro no Hemisfério Sul.


DIA DO SACI ????

A data foi criada por força da lei, sem nada que ligasse a comemoração ao dia 31 de outubro

O Saci é um personagem do folclore brasileiro, porém sua origem é a mesma do Halloween: irlandesa, o Saci é um Gnomo (criaturas de origem Celta). Embora gnomos sejam criaturas típicas do Halloween nada liga o personagem Saci individualmente ao dia 31 de outubro, a não ser um projeto de lei para combater o Halloween(combater cultura?) imposto pelos políticos Aldo Rebelo(PCdoB) ( o Neo Ruralista que derrubou o código florestal ) obs: o Saci (protetor do meio ambiente) não deve ter gostado e Angela Guadagnin(PT) (aquela da dança da pizza). Pelo visto estão tão preocupados em roubar o dinheiro do povo e seus recursos naturais que se esqueceram que o Saci é um personagem do Halloween, alguém lembra eles?

O Saci brincando de Halloween nos EUA, acho que o Aldo e a Angela ficariam irritados com essa imagem

Nenhum comentário: