Dia do Rock: Dez músicas inspiradas por filmes de terror

segunda-feira, 13 de julho de 2020

Dia do Rock: Dez músicas inspiradas por filmes de terror


Hoje é 13 de julho, Dia Mundial do Rock. Apesar de se chamar "Dia Mundial do Rock", a data só é comemorada no Brasil. Ela começou a ser celebrada em meados dos anos 1990, quando duas rádios paulistanas dedicadas ao rock - 89 FM e 97 FM - começaram a mencionar a data em sua programação.A celebração foi amplamente aceita pelos ouvintes e, em poucos anos, passou a ser popular em todo o país.

Para celebrar a data de hoje selecionamos dez músicas inspiradas pelo cinema de terror, aumente o som e Feliz Dia do Rock.

10)- Ghost - Square Hammer 


Muita gente pensa em Béla Lugosi como o mais famoso vampiro dos cinemas, foi quem interpretou Drácula. Mas, na verdade, o filme ‘Nosferatu’, de 1922, foi o primeiro a mostrar uma versão do personagem.

É um dos filmes de terror mais influentes da história e, por isso, é homenageado pelo Ghost no clipe de “Square Hammer”, que reimagina algumas das melhores cenas do clássico.



9)- Bauhaus - Bela Lugosi's Dead


Em 6 de agosto de 1979, uma banda desconhecida da Inglaterra traria em seu primeiro single o nome do maior Conde Drácula do cinema: “Bela Lugosi’s Dead”.

O Bauhaus, com Peter Murphy (vocal), Daniel Ash (guitarra), David J (baixo) e Kevin Haskins (bateria), nascia pra se tornar imortal em homenagem a um morto, ou “morto-vivo”.



8)- Radiohead - Burn The Witch


O clipe Burn The Witch da banda britânica de rock alternativo é uma recriação em stop motion de O Homem de Palha (The Wicker Man), filme dirigido por Robin Hardy em 1973.

O clipe impressiona pela sua criatividade ao homenagear um dos maiores clássicos do cinema de terror. Os bonecos dão um caráter inocente ao clipe alegre, que vai ficando cada vez mais macabro.



7)- Hayley Williams - Simmer


O clipe mostra Williams, que também é vocalista da banda de indie rock Paramore, correndo nua por uma floresta no escuro, tentando escapar de uma figura sombria atrás dela. 

O clipe foi totalmente inspirado no filme Hereditário, com personagens parecidos e uma residência semelhante a do filme, com direito a muitas velas espalhadas pelo local, apostando forte no terror psicológico, quando ela finalmente derruba seu perseguidor, ela percebe que a criatura sombria era ela mesma o tempo todo.



6)- Rob Zombie - Living Dead Girl


Quando se pensa no cruzamento entre terror e música, Rob Zombie é o primeiro nome que vem na cabeça. No entanto, antes dele virar diretor de cinema, o vídeo de “Living Dead Girl” serviu como uma expressão de seu amor pela história do gênero. 

Toda a estética e a história do clipe foram inspiradas no clássico expressionista de 1920 ‘O Gabinete do Dr. Caligari’. O filme é cheio de referências a esse clássico do terror que fala sobre um hipnotizador que controla suas vítimas.



5)- Alice Cooper - (He’s Back) The Man Behind the Mask


Essa música além de estar na trilha sonora de ‘Sexta-feira 13 – Parte 6: Jason Vive’. Jason Voorhees também aparece no vídeo gótico e brega da faixa performada por um dos nomes mais famosos da história do rock.

A ideia de juntar ele com o personagem principal de "Sexta-Feira 13" foi genial, já que ambos haviam tido um sucesso considerável, mas tinham começado a perder popularidade com seu público-alvo e, tanto o single e o filme, tinham a intenção de dar-lhes um novo sopro de vida. E o resultado foi melhor do que se esperava.



4)- Rammstein - Engel


O grupo de rock alemão estourou no Brasil pouco depois dos anos 2000. O peso das músicas somado as letras soturnas sobre violência, fantasias assassinas e outras provocações fizeram com que eles conquistassem muitos fãs. Os shows teatrais também são uma atração à parte com pirotecnias, cenários, tudo isso é claro, seguindo a linha temática da banda.

A música “Engel” (Anjo) de 1997 teve um clipe que estourou na MTV inspirado no filme “Um Drink no Inferno”, um dos maiores clássicos de Quentin Tarantino. Ganhou várias sequências e mais recentemente virou série da Netflix.



3)- Maldita - Maldito


É claro que não esquecemos do rock nacional. A banda carioca Maldita lançou em 2014 o rock "Maldito", uma homenagem a carreira de José Mojica Marins, o Zé do Caixão, o responsável por inaugurar o cinema de terror no Brasil.

O clipe foi gravado no Castelinho do Flamengo, um dos lugares mais sinistros do Rio de Janeiro e faz referência a muitas obras de terror do cineasta paulistano, que faleceu esse ano.


2)- Leela - Fome de Viver


E tem mais banda nacional na área. O clipe leva direção, produção e roteiro do cineasta carioca Cavi Borges e faz uma homenagem ao Cinema de Terror a aos filmes clássicos de vampiro contando com as seguintes obras: A Hora do Pesadelo 3 ( Chuck Russel) de 1987; Nosferatu (F. W. Murnau) de 1922; Drácula (Tod Browning) de 1931; Nosferatu, o Vampiro da Noite (Werner Herzog) de 1979 e Fome de Viver (Tony Scott) de 1983.

“Fome de Viver (Fuga Pelo Twitter)” tem a participação do escritor beatnik Fausto Fawcett e é uma reportagem musical que descreve como o Twitter pode conectar as pessoas de uma forma globalmente subterrânea. A atmosfera sonora é dançante com batidas eletrônicas e sintetizadores aliados a uma levada rock pulsante, trazendo uma sonoridade contemporânea, conectadas aos tempos atuais.


1)- Lordi - Blood Red Sandman


Aqui vai a nossa preferida. O clipe natalino da banda finlandesa se inspirou no terror de cabana A Morte do Demônio (The Evil Dead), para contar sobre uma visita inesperada na noite de Natal.

O título original da música era "Blood Red Santa" (Papai Noel Vermelho Sangue), mas a banda acabou alterando o nome para Sandman, fazendo referência a um personagem clássico de terror dos quadrinhos conhecido por visitar o sono das pessoas e relacionando isso com a mitologia do Natal. A música relaciona a criatura dos quadrinhos com Jack Frost, elfo de uma lenda nórdica natalina e bota tudo isso como se fosse um filme de terror em cabana do Sam Raimi, nota 10.

Nenhum comentário: