Jogo Kona aborda mistérios em cidade canadense

quinta-feira, 15 de março de 2018

Jogo Kona aborda mistérios em cidade canadense


O Nintendo Switch acaba de ganhar mais um jogo com clima de terror. O thriller de suspense Kona, anunciado e publicado pela Deep Silver e Ravenscourt e desenvolvido pela Parabole, chegou ao console e ao NVidia Shield no último dia 9 de março.

Kona coloca o jogador na pele de um detetive chamado Carl Fauberet. Ao viver uma série de estranhas situações e enfrentar uma nevasca nada típica, um grupo contrata Fauberet para tentar desvendar este eventos surreais. Ainda, é preciso explorar a pequena e pacata cidade de Atamipek Lake, no norte do Canadá da década de 1970.

O game é um jogo de ação em primeira pessoa com toques de terror e muito suspense, focado na narrativa. Ao todo, o jogador vivencia quatro capítulos de até 8 horas de gameplay, cada. Ainda, jogo também traz a trilha sonora dos compositores canadenses Quebec Curé Label, com o estilo folk típico da região. De acordo com a divulgação do game, a proposta é de que o jogador “volte no tempo com um olhar vintage e sinta um gostinho das comunidades rurais dos anos 70”.

Kona também significa “neve” no dialeto Cree, uma das maiores nações indígenas do Canadá, que aqui desempenha um papel vital na trama e não somente no batizado do jogo. Misturando lendas primitivas em contraste com a brutalidade das relações interpessoais dos homens brancos, do choque das culturas brota a vingança da neve. A partir do momento que a nevasca surge, vai-se embora o início quase outonal do jogo e o jogador se vê envolvido em uma luta constante para se manter aquecido e são, enquanto a neve vai assumindo significados progressivamente mais assustadores. Kona não é um jogo de sustos, mas um título perturbador onde a vastidão gelada é sua única companhia.

O título da Parabole permite que o jogador vá cuidadosamente separando camadas de vidas e destinos. Há total liberdade para que você entre nas casas dos moradores de Manastan, revire seus objetos e descubra os seus mistérios. Na superfície, uma cidade pacata e típica de rudes lenhadores e caçadores tentando sobreviver no frio boreal. No final da investigação, sua perspectiva do lugar é bem diferente e muito mais complexa. Com vários locais para visitar, a jornada do detetive em direção ao pavor é lenta, mas constante.

Kona, da pequena desenvolvedora canadense Parabole, foi financiado através do Kickstarter, ficou um ano em Early Access no Steam e é fácil perceber por que o projeto dificilmente encontraria respaldo nas mãos de uma produtora: é um jogo de detetive com elementos sobrenaturais, uma história complexa e ambientado em uma época e região que os jogos eletrônicos não costumam frequentar. É difícil até mesmo classificá-lo dentro de um gênero, misturando em um grande mapa aberto elementos de jogos survival, com títulos de horror e adventures, sem se aprofundar exatamente na mecânica de nenhum deles, mais preocupado em contar uma história, em investigar as características e os habitantes da condenada Manastan.

Kona está disponível para Nintendo Switch, NVidia Shield, PC, PS4 e Xbox One


Confira algumas imagens do game:



Confira o trailer:



Assista um gameplay feito pelo Canal Andarilho:

Nenhum comentário: