Nada de Playstation, Resident Evil iria ser lançado para Super Nintendo

quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Nada de Playstation, Resident Evil iria ser lançado para Super Nintendo


Todo mundo sabe que a série Resident Evil nasceu no primeiro Playstation e ficou conhecido no mundo inteiro por misturar o gênero de terror com resolução de enigmas, popularizando o gênero Survival Horror.

No entanto, após o anúncio do aguardado Mega Man 11, também da Capcom, uma informação bem interessante surgiu ao público do diretor do novo jogo do herói azulado. Segundo Koji Oda ao canal Game Informer, ele foi contratado pela Capcom em 1991, e ele esteve trabalhando no Resident Evil que originalmente seria para o Super Nintendo.

[Naquela época], os jogos demoravam cerca de seis meses e não mais que um ano para serem desenvolvidos, então eu achei que poderia fazer parte de diferentes projetos. Não é muito conhecido, mas antes de Resident Evil chegar ao Playstation, eu trabalhei nele para o Super Nintendo.

Relembre a abertura do primeiro Resident Evil com atores canastrões. Apesar de não proposital, ficou engraçado:



A ideia original de Resident Evil era ser uma continuação espiritual de Sweet Home, um game lançado para Nintendinho 8 bits. No entanto, quando a Sony lançou o Playstation no final de 1994, ele se tornou rapidamente um sucesso, e os desenvolvedores acharam melhor migrar o projeto para aproveitar o poder do novo console.

Na época, o nome do projeto era apenas 'jogo de terror'. No Super Nintendo estávamos trabalhando em um espaço muito limitado, então não seria possível colocar um filme alí. Se a gente tivesse completado o projeto no Super Nintendo, tenho certeza que seria muito diferente. Tanto que originalmente, o game não teria nada a ver com a realidade - seria um lugar mais infernal.

O Sweet Home é um jogo de RPG com batalhas em turnos lançado em 1989 exclusivamente no Japão baseado em um filme homônimo que é considerado um clássico do terror japonês. Ele foi dirigido por Tokuro Fujiwara, que depois assumiu o cargo de produtor na série Resident Evil.

É visível as diversas influências na série de terror, como as portas se abrindo, que no Resident Evil serviam para "mascarar" a tela de loading; o jogo se passa em uma mansão, assim como o primeiro Resident; você deve pegar itens "aqui" para destravar coisas "acolá", e toda ambientação do título remete ao RE.


Confira o trailer do jogo que inspirou Resident Evil:

Nenhum comentário: