Dica de filme: Fragmentado

segunda-feira, 3 de abril de 2017

Dica de filme: Fragmentado


Sinopse

Kevin (James McAvoy) possui 23 personalidades distintas e consegue alterná-las quimicamente em seu organismo apenas com a força do pensamento. Um dia, ele sequestra três adolescentes que encontra em um estacionamento. Vivendo em cativeiro, elas passam a conhecer as diferentes facetas de Kevin e precisam encontrar algum meio de escapar.


Ficha Técnica

Título Original: Split
Elenco: James McAvoy, Anya Taylor-Joy, Haley Lu Richardson
Duração: 117 min
Diretor: M. Night Shyamalan
Distribuidora: Universal
Gênero: Suspense 
Classificação Indicativa: 14 Anos


Curiosidades


- M. Night Shyamalan e Jason Blum já trabalharam juntos em A Visita (2015).

M. Night Shyamalan divulgou em uma de suas redes sociais que a cena de 24 escovas de dentes foram refilmadas várias vezes até que a sombra delas se assemelhasse à sombra de uma pessoa.

M. Night Shyamalan aparece no filme como o porteiro do prédio em que Dr. Fletcher trabalha.

O diretor M. Night Shyamalan contratou o diretor de fotografia Mike Gioulakis após ver seu trabalho em Corrente do Mal (2014). Já o compositor West Dylan Thordson foi escolhido depois de Shyamalan ouvir sua música no programa de TV The Jinx: The Life and Deaths of Robert Durst (2015).

- M. Night Shyamalan revelou que este foi o trabalho mais desafiador de sua carreira.

Na casa da terapeuta de Kevin aparece o livro intitulado Sybil, nome de um filme sobre uma garota com múltiplas personalidades.

Na vida real, um homem chamado Billy Milligan foi diagnosticado com múltiplas personalidades, assim como Kevin (James McAvoy). Suas múltiplas personaglidades - 24 para ser exato - foi usada na defesa de crimes que ele havia cometido.



Crítica


Os Fragmentos da Maldade


M. Night Shyamalan tem uma carreira repleta de altos e baixos. No suspense sobrenatural O Sexto Sentido (1999) conseguiu causar pavor ao mesmo tempo que encantou a audiência com sua história de fantasmas, no elogiado Corpo Fechado (2000) recebeu boas críticas com a história de um sobrevivente de tragédia de trem que acredita ser um super herói (necessário assistir esse filme para entender melhor Fragmentado), no eficiente Sinais (2002) e sua misteriosa fazenda com sinais de outro mundo nas plantações, no ótimo A Vila (2004) onde um local isolado era dominado pelo medo de monstros ocultos na escuridão da floresta, no folclórico e apagado A Dama na Água (2006) onde uma sereia aparece na piscina de um prédio, no fraco Fim dos Tempos (2008) que apresenta uma visão pouco inspirada sobre o fim da humanidade, no defeituoso O Último Mestre do Ar (2010) adaptação sem graça de um desenho animado voltado para o público infantil, na agradável surpresa claustrofóbica Demônio (2010), escreveu o conto de terror sobre um grupo de pessoas que ficam presas no elevador do prédio da empresa, no sofrível blockbuster futurista Depois da Terra (2013) apresenta uma trama onde pai e filho vão morar em outro planeta após o fim da Terra. E recentemente no despretensioso e divertido A Visita (2015), onde a adorável casa da vovó vai se transformando aos poucos em um verdadeiro inferno.

Em Fragmentado assistimos a uma densa construção de personagem, o objetivo final do filme é fazer uma verdadeira crítica em como os diferentes são tratados em nossa sociedade. O mesmo não se contenta em criar heróis ou vilões e sim em criar pessoas e suas ações aos poucos vão construindo nossa percepção de suas transformações, o filme é cheio de flashbacks, porém em nenhum momento eles soam desnecessários ou inoportunos, eles servem para mostrar um pouco do passado de seus personagens e ajuda a entrarmos ainda mais na pele dos mesmos e compreendermos melhores algumas de suas atitudes.

O grande destaque do filme vai para a excelente atuação do ator britânico James McAvoy (X-Men, Desejo e Reparação), que não é nada menos do que digna de Oscar, ajudado por uma atmosfera pra lá de claustrofóbica, ele interpreta nada menos do que 24 personalidades diferentes com surpreendente maestria, que chegamos até a esquecer por alguns momentos que se trata da mesma pessoa.  Anya Taylor Joy (A Bruxa, Morgan) também está muito bem no filme como uma das três garotas sequestradas e entrega boa desenvoltura dramática, demonstrando fragilidade e superação a todo momento, enquanto o seu passado sombrio vai se revelando aos poucos.

O seu encerramento é pra lá de inspirado e totalmente inesperado causando muito euforia na plateia, um dos melhores de toda a carreira do diretor, a cena final pega todos de surpresa pois ela se passa no universo do suspense Corpo Fechado, enquanto lá assistimos o nascimento de um grande herói, aqui conferimos como foi criado um terrível vilão.

Cotação: **** (Ótimo)


















Trailer


Bônus


Rachaduras: Fragmentado (esq) e Corpo Fechado (dir), a pista também estava escondida nos pôsteres.

Nenhum comentário: