Dica de filme: Extermínio

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Dica de filme: Extermínio


Sinopse

Ao invadirem um laboratório de pesquisas com macacos, um grupo de ativistas pelos direitos dos animais encontra chimpanzés presos em jaulas diante de telas que exibem cenas de extrema violência. Ignorando os avisos do pesquisador, que insiste em afirmar que os animais estão ‘infectados’, eles libertam os chimpanzés e são imediatamente atacados pelas criaturas enfurecidas. 28 dias depois… Jim (CILLIAN MURPHY) acorda de um coma na deserta unidade de terapia intensiva de um hospital de Londres. Confuso, ele anda pelos corredores do hospital e em seguida pelas ruas, em busca de ajuda, mas tudo o que encontra são cadáveres e monstruosos seres “infectados”.


Ficha Técnica

Título Original: 28 Days Later
País: Inglaterra, Holanda, EUA
Direção: Danny Boyle
Roteirista: Alex Garland
Elenco: Cillian Murphy , Naomie Harris , Brendan Gleeson , Christopher Eccleston , Noah Huntley , Christopher Dunne , Emma Hitching 
Ano: 2002
Tempo: 113 min
Gênero: Terror
Classificação Indicativa: 16 anos



Curiosidades

- Alguns dos prêmios que o filme recebeu: Melhor Filme de Horror (EUA Academy of Science Fiction Fantasy & Horror Films - Saturn Award), Melhor Filme Britânico (Prêmio Empire), Danny Boyle (Grande Prêmio do Cinema Europeu Fantasia em Prata), Melhor Diretor - Danny Boyle (International Film Award Fantasy), Melhor Filme Internacional - Danny Boyle (Prêmio Narcisse ), Melhor Performance Revelação - Naomie Harris (Black Reel), Melhor Fotografia - Anthony Dod Mantle (European Film Award).

- As cenas externas da cidade de Londres foram todas rodadas em poucas horas ao amanhecer em dias de semana. O elenco tinha apenas alguns poucos minutos para rodá-las a cada dia, sendo que pessoas da equipe pediam aos poucos pedestres que ocasionalmente apareciam para que aguardassem até que a cena fosse concluída.

- Na versão oficial do DVD, existem 3 finais alternativos, sendo dois filmados e um somente escrito.

- Ao contrário dos vagarosos mortos-vivos que se vê nos filmes de terror normais, o diretor Danny Boyle e o roteirista Alex Garland resolveram que seus zumbis seriam mais velozes que os humanos. A explicação é mais lógica do que parece: quando você está fora de seu estado normal, seu corpo vai além dos limites que a mente estabelece para sua própria segurança. 

- Seguido por Extermínio 2 (2007)

- O filme teve um orçamento de apenas US$ 8 milhões, considerado baixo para os padrões hollywoodianos.

- Além de "Extermínio", Danny Boyle já dirigiu diversos outros filmes premiados, como o ganhador do Oscar "Quem quer ser um Milionário?" e o recente e elogiado "Steve Jobs", que está concorrendo esse ano ao Oscar de melhor ator.


Crítica

A volta triunfal dos zumbis nos cinemas


No começo dos anos 2000 era muito difícil ouvir falar de zumbis, já tinha se tornado praticamente uma lenda esse tema (as poucas boas lembranças mais recentes remetiam no final dos anos 80, na época do sempre excelente "A Volta dos Mortos Vivos") até que em 2002 surgiu o filme "Extermínio" nos cinemas, desde então nada mais foi o mesmo na cultura pop. Após absoluto sucesso de bilheteria, essa produção independente de baixo orçamento ganhou uma sequência em 2007, porém seu principal legado foi mesmo abrir a porta de entrada para uma horda de filmes, jogos, seriados e até mesmo eventos (como a famosa "Zombie Walk") sobre essas criaturas vivas e mortas ao mesmo tempo.

Mesmo com essa legião de filmes com essa temática que surgiu desde então, talvez nenhum deles tenha conseguido até hoje retratar a temática de apocalipse zumbi tão bem como Extermínio, com uma excelente fotografia, que retrata uma Londres abandonada e triste porém ao mesmo tempo sem deixar de ser belíssima e encantadora, um elenco totalmente desconhecido atuando melhor do que a maioria dos atores famosos, uma ótima e melancólica trilha sonora, esse filme conseguiu conquistar facilmente a crítica especializada e o público.

Com muito originalidade e fugindo do imaginário popular do que seria um zumbi, essa produção consegue estabelecer um novo marco no gênero, por exemplo, aqui não existem jovens tomando decisões estúpidas para aumentar o suspense da trama (fórmula até então praticamente obrigatória nos filmes de terror) e muito menos zumbis andando de forma vagarosa e dizendo: "cérebrooooo", aqui eles são mais rápidos do que os humanos, pois não possuem nenhum medo de morrer, então se arriscam muito mais para conseguir o que querem.

Talvez o único defeito do filme seja as poucas cenas de sustos, porém isso é compensado pelo roteiro ao apresentar um clima de tensão crescente que chega ao seu ápice nos momentos finais da trama, aliás, são nesses momentos finais que o filme mais surpreende ao apresentar uma reflexão sobre como as pessoas passariam a agir ao saberem que são as únicas do planeta, pelo visto até que o mundo dos zumbis não era tão ruim como parecia..

Cotação: **** (Ótimo)



Trailer



Bônus

Confira uma das músicas da excelente trilha sonora:

Um comentário:

Unknown disse...

Nao vi o filme. Os filmes devem sempre ter uma história que capte o espectador, e Dunkirk tem uma historia muito interessante, acho que sem dúvida seu êxito se deve ao o trabalho dos atores, a direção e a trilha sonora, pois é extraordinário e consegue nos comover, sobre tudo um de meus atores preferidos, sem dúvida é um dos melhores filmes com o ator Cillian Murphy, tambem Chirstopher Nolan é responsável do um excelente filme com bons efeitos especiais, o que não me surpreende, pois em outras ocasiões já demonstrou ser um dos melhores de todo Hollywood, espero ansiosamente seu próximo projeto.