Dica de filme: Distrito 9

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Dica de filme: Distrito 9


Sinopse

Distrito 9 retrata um mundo ficcional onde extraterrestres chegam ao nosso planeta e são bem recebidos com uma área do governo para morar, após 20 anos o local acaba virando uma grande favela na África do Sul, o Distrito 9. Mas ao expandirem o seu território, o governo começa a agir e contrata a MNU (Multi-Nações Unidas), uma força tática que se especializou em controlar os "camarões", como os alienígenas passaram a ser conhecidos.



Ficha Técnica

Título Original: District 9
Direção: Neil Blomkamp 
Elenco: Sharlto Copley, David James e Jason Cope 
Ano: 2009 
País: EUA, África do Sul, Nova Zelândia
Gênero: Ficção Científica
Duração: 112 min.
Classificação Indicativa: 14 anos



Curiosidades

- O filme recebeu 4 indicações aos Oscar: Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição e Melhores Efeitos Especiais.

- A premissa inicial é baseada no curta-metragem Alive in Jorburg (2005), escrito e dirigido por Neill Blomkamp. O diretor e roteirista se inspirou em sua infância na África do Sul durante o período do apartheid.

- O filme recebeu 1 indicação ao Globo de Ouro na categoria de Melhor Roteiro.

- Como parte da campanha de divulgação nos Estados Unidos foram colocados anúncios de Distrito 9 em pontos de ônibus e nas paredes de prédios das principais cidades do país. Os anúncios não traziam o título do filme, contendo avisos de que aquela área era restrita para humanos e com um número de telefone para que não-humanos se informassem.

- O filme recebeu 6 indicações ao prêmio Bafta: Melhor Diretor - Neill Blomkamp, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Direção de Arte, Melhor Som, Melhor Edição e Melhores Efeitos Especiais.

- Após o fracasso na adaptação para o cinema do jogo de videogame Halo, que seria dirigido por Neill Blomkamp, o produtor executivo desse filme Peter Jackson (O Senhor dos Anéis, King Kong) procurou o diretor com US$ 30 milhões na mão e deu liberdade para escolher a história que quisesse. O resultado foi o excelente Distrito 9.

- A Sony, distribuidora deste filme, se viu surpreendida com a grandiosa recepção de Distrito 9. E teve que distribuir mais cópias do filme nas salas de cinemas brasileiras para atender a demanda.

- Algumas cenas do filme fazem referências a clássicos do cinema, como "Contatos Imediatos de Terceiro Grau", "Robocop" e "A Mosca".


Crítica

Quando a ficção encontra a realidade

Distrito 9 do diretor sul-africano Neill Blomkamp imaginou uma realidade totalmente diferente para os filmes de extraterrestres, desde o começo do filme percebemos que Distrito 9 não é uma produção comum, contada como se fosse uma história real em um falso documentário, em vez de Nova York ou outra grande cidade dos EUA, o contato alienígena se dá em Joanesburgo, a maior cidade da África do Sul, tudo ocorre da forma mais inusitada possível, aqui não é eles que fazem contato conosco e sim nós que os encontramos abandonados e famintos dentro da nave que parou nos céus da cidade após sofrer uma pane.

O incidente gera comoção mundial e o governo fornece uma área para os alienígenas morarem, após 20 anos o local acaba virando uma grande favela, os alienígenas sobrevivem dos lixões e da prática de furtos, passando a ser chamados de forma pejorativa pela população de "camarões", com má fama acabam sendo proibidos de entrar nos comércios da cidade e passam a ser explorados por traficantes que vendem rações e carnes cruas para eles a preços exorbitantes.

Com o aumento da população alienígena eles começam a expandirem o seu território e com isso aumentam os furtos nas proximidades, a população se revolta e o governo então decide transferir os alienígenas para um local afastado dos humanos, o Distrito 10, e para isso coloca a MNU (Multi-Nações Unidas) para fazer a desapropriação de terra, essa era para ser uma entidade de paz, porém está dominada pela corrupção, estando de olho mesmo no lucro que geraria as armas alienígenas e as pesquisas científicas com essas criaturas. A partir daí o personagem principal do filme aparece, ele é o selecionado para comandar a operação de transferência dos alienígenas, porém ele se revela uma pessoa totalmente preconceituosa e detestável que dá início a um verdadeiro massacre. 

Com boas atuações e maquiagens bem elaboradas, o filme conta com um clima de angústia crescente que é ampliado pela ótima direção de arte que consegue a todo momento reforçar o clima de miséria do local com maestria. Porém o grande destaque são os efeitos especiais que são excelentes, aqui eles servem para dar veracidade a história e em nenhum momento aparecem de forma gratuita, como em produções como os filmes da franquia Transformes, onde os efeitos servem apenas para "encher linguiça". Mesmo com um custo de apenas 30 milhões de dólares (considerado baixo para os padrões de Hollywood), o filme consegue criar efeitos que soam muito mais convincentes do que a maioria dos blockbusters, onde os efeitos especiais as vezes parecem desenhos de computador, aqui tudo soa real e perfeitamente verossímil.

Mesmo sendo uma ficção cientifica o filme em nenhum momento fica distante da realidade, esse é um daqueles filmes que é impossível você esquecer dele quando sobem os créditos finais, aqui os alienígenas são metáforas que representam as minorias discriminadas ao longo da história e períodos históricos como o apartheid passam a vir em nossa mente a cada cena do filme, porém não pense que a história não se repete, qualquer semelhança desse filme com a recente onda de imigração nos países europeus não é mera coincidência.

Cotação:  ***** (Excelente)



Trailer


Bônus

O canal CineFix imaginou como seria Distrito 9 se ele fosse um game retrô (atenção, contém spoiler), confira como ficou:

Nenhum comentário: