Lendas de Mato Grosso do Sul ganham vida em curta-metragem

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Lendas de Mato Grosso do Sul ganham vida em curta-metragem


Estreou nesta semana o curta-metragem Enterros, que está sendo transmitido via internet. O filme é estrelado por Edson Galvão e Márcio Higo e é inspirado no imaginário da fronteira sul-mato-grossense, retratando a busca de dois amigos por um lendário tesouro enterrado. No trajeto, entretanto, os companheiros passam a suspeitar um do outro, e o esperado final feliz parece cada vez mais distante.

Os atores, e todos os envolvidos na produção, foram participantes do projeto “Mídias Contemporâneas, Narrativas Populares”, realizado pelo Pontão de Cultura Guaicuru em 2010. Após o fim das oficinas, o grupo engavetou o projeto até o jornalista Andriolli Costa resolver dirigir e escrever o roteiro escolhido pelo grupo, para finalizar o curta.

O filme, inspirado no imaginário da fronteira sul-mato-grossense, retrata a busca de dois amigos por um lendário tesouro enterrado. No trajeto, entretanto, os companheiros passam a suspeitar um do outro, e o esperado final feliz parece cada vez mais distante.


A Lenda


Segundo Andriolli, a inspiração veio de relatos jornalísticos para criar a história que move Enterros. “No Paraguai, é comum encontrar notícias envolvendo a busca por tesouros enterrados – que eles chamam de plata yvyguy”. Pessoas de todas as classes sociais se acidentam, cometem crimes e até morrem na tentativa de encontrar o ouro prometido. “Essas histórias também chegam ao Mato Grosso do Sul, povoando o imaginário da fronteira de riqueza e mistério”.

As versões para a lenda são muitas, mas todas remetem ao período da Guerra contra o Paraguai, que assolou o País de 1864 a 1870. Alguns dizem que Solano López reuniu o tesouro nacional e mandou ocultá-lo embaixo da terra. Outros dizem que o ouro perdido pertencia a sua esposa, a irlandesa Madame Lynch. Há ainda relatos de que os próprios paraguaios enterravam suas fortunas pessoais, na esperança de reavê-las depois da Guerra.

O componente fantástico acrescenta que o local do enterramento é indicado em sonhos para alguns poucos escolhidos, ou então na forma de bolas de luz que aparecem em plena noite. No Paraguai, outro indício é a presença de um cachorro branco sem cabeça. Mas tem um detalhe: só encontra o tesouro quem tiver coração puro.


Confira o curta-metragem:

Um comentário:

Andriolli disse...

Olá, pessoal! Obrigado pela divulgação do filme. Poderia pedir uma leve alteração? Ao invés de usarem o link http://bit.ly/enterros , usem http://bit.ly/Enterros (com a primeira letra maiúscula) para acessar uma versão em maior qualidade. Obrigado!