Saint Patrick's Day- A Lenda do Leprechaun

terça-feira, 17 de março de 2015

Saint Patrick's Day- A Lenda do Leprechaun


O Dia de São Patrício, também conhecido como Saint Patrick's Day é celebrado hoje (17 de março), a data reúne pessoas em todo mundo para comemorar a cultura irlandesa. A ação acontece no Brasil desde o ano passado, quando o Cristo Redentor foi iluminado de verde.

Você já ouviu falar da lenda do pote de ouro que existe no fim do arco íris? Então você também já foi encantado pela cultura irlandesa, mais precisamente pela lenda do Leprechaun. 

Os leprechauns são considerados guardiões ou conhecedores da localização de vários tesouros escondidos. Para obter tais tesouros (normalmente um pote de ouro) é preciso capturar um leprechaun e não o perder nunca de vista. Caso contrário, ele desaparece no ar. Como acontece com todos esses seres (encantados), é importante que você veja o leprechaun, ou duende irlandês, antes que ele o veja, pois ele se torna então mais cooperativo e talvez possa até levá-lo a um de seus potes de ouro escondido. Mas ele é muito astuto e traquina, capaz de desaparecer num piscar de olhos. Acredita-se que eles também tenham uma moeda de prata mágica, que volta a sua bolsa, depois de ser gasta.


O nome leprechaun é possivelmente originário do Gaélico luacharma'n, significando meio-corpo (no sentido de pequeno) ou leith brogan que significa sapateiro. Outra interpretação para a origem do termo seria a de que leprechaun vem de Luch-chromain, Gaélico para "pequeno Lugh corcunda"

O leprechaun é conhecido como um pequeno homem de roupas verdes, bigode, olhar simpático e um cachimbo na boca. Geralmente vivem em pequenos arbustos, em bosques ou florestas. São conhecidos por serem os sapateiros das fadas, e, diz-se que fazem só dois sapatos por ano. Os leprechauns não gostam de humanos e têm medo deles, mas quando se vem com boas intenções, eles dão-nos um par de sapatos. Os sapatos que eles fazem são muito bonitos e são feitos de materiais naturais, tais como, flores e gotas de orvalho. Além do seu cachimbo, estão sempre acompanhados pelo seu pequeno, velho e gasto martelo. O leprechaun é muito pequeno, medindo 30 a 50 cm de altura.

Os Irlandeses mantêm viva a lenda destes seres encantadores, é uma antiga tradição daquele país deixar na janela um sapato velho com três moedas dentro, e de tempos em tempos, mudam as moedas e os sapatos.
Os leprechauns ficam tão contentes com este gesto, que em troca trazem sorte e prosperidade para o lar. E quanto mais tempo este hábito dura, mais visitas eles fazem as pessoas que moram na casa.


Essa lenda inspirou um filme chamado Leprechaun que foi lançado em 1993, protagonizado por Jennifer Aniston o filme virou um clássico cult do terror, dando início a milhares de sequências. Recentemente saiu a nova continuação do filme, chamado Leprechaun: Origins e com o duende interpretado por Dylan Postl, um lutador profissional de WWE.

Confira o trailer:

Um comentário:

Paco disse...

Olá.
Recentemente te enviei um email, mas não sei se o email era o certo.
Envie-lhe um email de parceria.

Caso tenha interesse, responda-nos por esse email: darkmemoryoficial@gmail.com